Grandes executivos afirmam, em pesquisa da consultoria global Bain & Company, que a cultura organizacional é tão importante quanto uma estratégia de negócios para o sucesso de uma empresa. Capacitar e ganhar a confiança dos funcionários, em torno da cultura e identidade da marca, são apontados por 90% dos líderes empresariais como os principais fatores para uma boa gestão. Ao mesmo tempo, 61% reconhecem a burocracia interna e o excesso de níveis hierárquicos como grandes entraves para o crescimento.
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Essas são algumas das conclusões da nova pesquisa da Bain, com mais de 1.200 executivos de todos os continentes, cem dos quais atuam no Brasil. Além disso, a incerteza que paira sobre o ambiente de negócios brasileiro demanda uma adaptação ainda mais rápida da cultura por parte das empresas.
“A volatilidade exige que a organização tenha uma capacidade de se reconfigurar e se reposicionar no que provavelmente é um dos contextos mais desafiadores do mundo”, diz Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company. “Uma empresa com cultura de eficiência, dificilmente, vai se colocar em uma situação de ter processos decisórios lentos demais”, completa.
Objetivos
A pesquisa também apontou quais são as prioridades das companhias brasileiras para os próximos três anos. O crescimento de receita (20%) e a fidelização de clientes (pouco mais de 10%) estão no topo dessa lista.
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