Pesquisar
Close this search box.
/
/
Profissionais devem aprender a usar IA? Dois terços dos brasileiros dizem que sim

Profissionais devem aprender a usar IA? Dois terços dos brasileiros dizem que sim

90% dos brasileiros já ouviram falar em Inteligência Artificial (IA); aqueles que têm entre 16 e 29 são os que mais entendem a ferramenta

As discussões sobre a Inteligência Artificial (IA) estão cada vez mais presentes no cotidiano do brasileiro. Desde dúvidas a opiniões sobre o recurso, no mundo dos negócios, ou fora dele. A pauta está nos holofotes dos temas abordados em 2023. Nesse cenário, empresas e pessoas de todo o mundo tentam implementar a novidade ao cotidiano.

A IA tem a proposta de colaborar com a produtividade dos profissionais ao contribuir para que desenvolvam tarefas do dia a dia de forma mais dinâmica. Os profissionais se dividem entre os que defendem que a nova tecnologia seja implementada à rotina – e não apenas na do trabalho– e aqueles que ainda não se sentem totalmente seguros para usar o recurso.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

O quanto a IA integrada à rotina dos brasileiros

Prova de que a IA tem conquistado seu espaço no Brasil é que mais de 90% dos brasileiros já ouviram falar sobre o tema e sabem do que se trata. Porém, o conhecimento aprofundado quanto ao assunto só 23% dos ouvidos pela pesquisa têm. É importante lembrar que 32% daqueles que disseram ter um bom entendimento da IA estão na faixa dos 16 aos 29 anos. Já 68% dos ouvidos têm um conhecimento básico sobre inteligência artificial, enquanto 4% não sabem e 5% não têm certeza.

Por outro lado, 89% das pessoas dizem já ter usado os serviços da IA em algum momento. Vale lembrar que esses serviços vão desde assistentes virtuais a ferramentas para a criação de textos. Desse público, 36% assumem usar a IA diariamente. Os que usam semanalmente ou raramente empatam em porcentagem, uma vez que ambos receberam 22% dos votos da pesquisa. Já os que utilizam a inteligência artificial mensalmente formam um público menor e somam 9% dos entrevistados, enquanto 11% nunca utilizaram.

Os profissionais de marketing e comunicação são os que mais integram a IA à rotina. 41% disseram usá-la. Esse é o mesmo percentual daqueles que atuam no entretenimento. O atendimento ao cliente e as tarefas do dia a dia ocupam, respectivamente, o terceiro e quarto lugar de uso da IA no Brasil, com 34% e 33% dos votos.

ChatGPT e o boom da procura por IA generativa

Lançado em 2022 pela OpenAI, o ChatGPT é um programa de bate-papo que oferece respostas às perguntas feitas pelos usuários. Quando chegou ao Brasil, a discussão girou em torno de até qual ponto ele poderia substituir profissionais, diante da sua capacidade de elaborar textos de forma rápida. Em pouco tempo, a ferramenta conseguiu grande número de adeptos, e já é conhecida por 70% dos entrevistados. Desses, 42% já recorreram ao ChatGPT para solucionar alguma demanda do dia. Entre aqueles que ainda não fizeram o uso do programa, 48% afirmam ter interesse em experimentar.

Porém, apesar de ser lembrado em atividades relacionadas ao trabalho, esse não é o único motivo que faz com que as pessoas recorram ao ChatGPT. O entretenimento, por exemplo, é escolhido como motivo por 28% dos ouvidos pela pesquisa, a mesma quantidade de pessoas que buscam esse produto da inteligência artificial para terem novas ideias de conteúdo. A utilização para o trabalho e para pesquisas escolares/acadêmicas é escolhida pelo mesmo percentual de pessoas: ambos com 35% dos votos. Já a grande maioria, 56%, faz uso do ChatGPT para obter informações sobre determinados tópicos. E há aqueles, 32%, que recorrem à ferramenta para se informar.

Leia mais: Inteligência Artificial no atendimento é para qualquer empresa?

Os profissionais brasileiros vão se adequar à IA?

Quando as novidades sobre a inteligência artificial se tornaram centro dos debates, principalmente no mundo corporativo, um dos questionamentos era: até que ponto o ser humano pode ser substituído pelas novas tecnologias? Entre os profissionais ouvidos, as opiniões se dividem. Enquanto 59% discordam totalmente de que a inteligência artificial nunca substituirá o trabalho humano, 41% concordam com a afirmação.

Por outro lado, os ouvidos pela pesquisa acreditam que o comodismo não é uma opção. Para dois de cada três entrevistados, é importante aprender a usar a IA para não ficar em atraso com o mercado. Em resumo, 67% concordam que os profissionais que não aprenderem, terão desvantagem no mundo profissional.

A pesquisa da Opinion Box ouviu 721 profissionais que já utilizaram IA em seus trabalhos, para entender como ela é aplicada ao ofício de uma pessoa, e quais as experiências com essa ferramenta. Questionados sobre a empresas utilizarem ou não alguma solução de inteligência artificial, 48% dos ouvidos afirmam que sim. 37% dizem que não, enquanto 15% não sabem.

 

No cenário daqueles que ainda não estão com a IA integrada à empresa, 5% acreditam que, ainda este ano, já será uma realidade. Enquanto isso, 19% acreditam que a empresa pretende usar alguns dos recursos da IA em um futuro próximo, um percentual próximo daquelas empresas que usarão, mas sem previsão de tempo, que somam 18%. Para 20% dos ouvidos, a IA não será utilizada na empresa; já 38% não têm certeza ou não sabem sobre esse uso.

Dentro das empresas, são diversos os motivos que levam um profissional a buscar o recurso, e em 29% das vezes que recorrem à IA eles querem ajuda com tarefas de rotina do trabalho. Os processos internos também aparecem na lista dos ouvidos, com 24% de escolha. Os recursos são utilizados também por quem busca desenvolver novos produtos, como afirmaram 22% dos ouvidos. Para 20%, a inteligência artificial tem a finalidade de ajudar a implementar melhorias em produtos e/ou serviços existentes. Com um percentual mais abaixo, estão 13% dos que têm a IA como ferramenta que ajuda na produção de conteúdo.

Conheça o Mundo do CX

Inteligência Artificial no mundo corporativo: em quais áreas é usada e por quê?

Dentro das empresas, a área que mais utiliza a inteligência artificial é justamente aquela que faz parte da sua criação: TI/tecnologia, com 33% das respostas. Em seguida está o administrativo-financeiro, com 26% dos votos. O marketing e o atendimento ao cliente ocupam, seguidamente, o terceiro e quarto lugar, com 24% e 18% das escolhas.

Em um cenário em que 48% das empresas adotaram a inteligência artificial, dentro delas alguns motivos são pontuados para justificar o uso. Para 53%, a IA ajuda a lidar com grande volume de dados e informações. Já 39% consideram as ferramentas úteis para a automação de tarefas tediosas. A melhoria na precisão de resultados é apontada por 38% dos usuários da nova tecnologia, enquanto 37% consideram que ela seja útil para cumprir tarefas. Já na criação de textos, os serviços de inteligência artificial são usados em 30% das empresas.



+ NOTÍCIAS
O poder da inteligência artificial: 10 estratégias inovadoras para turbinar o e-commerce e surpreender os clientes
Por que integrar inteligência artificial às estratégias de comunicação e marketing

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]