A Blip, uma das principais plataformas de Inteligência Artificial (IA) conversacional, acaba de anunciar uma rodada Série C de US$ 60 milhões, liderada pelo SoftBank e com participação estratégica da Microsoft. Este marco financeiro, anunciado em novembro de 2024, consolida a posição da Blip no ecossistema de Customer Experience (CX) e IA, ao mesmo tempo em que promove sua expansão global e desenvolvimento de tecnologias de ponta.
Na linguagem de investidores, a Série C refere-se a uma etapa específica no ciclo de financiamento de startups ou empresas em crescimento. Este tipo de investimento ocorre após as Séries A e B e normalmente é destinado às empresas mais maduras que já descobriram um modelo de negócios escalável e rentável.
A Blip, que conecta marcas e consumidores através de aplicativos sociais como WhatsApp, Instagram, Messenger, RCS e Apple Messages, planeja utilizar os recursos para fortalecer sua presença internacional. Atualmente, a empresa tem clientes em mais de 32 países e conta com escritórios no Brasil, México e Espanha. A meta é consolidar mercados existentes e expandir para os Estados Unidos, um dos centros globais de inovação tecnológica.
IA conversacional no centro da experiência do cliente
Segundo Roberto Oliveira, CEO e cofundador da Blip, a integração de IA conversacional no relacionamento entre marcas e consumidores representa uma transformação significativa no CX. “Estamos incrivelmente satisfeitos em receber o SoftBank e a Microsoft como investidores. Não há dúvida de que a interface das experiências digitais está se transformando em formatos conversacionais. O Brasil está em uma posição única para liderar essa transformação global devido ao modo como as pessoas aqui usam o WhatsApp em suas vidas diárias”, comenta.
Esse movimento também reflete uma tendência global: empresas estão cada vez mais adotando IA para oferecer interações personalizadas e eficientes, seja por meio de chatbots avançados ou sistemas de análise comportamental em tempo real. A parceria com o SoftBank e a Microsoft amplia a capacidade da Blip de liderar esse movimento, trazendo soluções robustas e escaláveis para marcas globais.
“Mostramos às marcas que as redes sociais e conversacionais são muito mais do que apenas canais de comunicação; são sistemas operacionais capazes de engajar, vender e fornecer suporte ao cliente com resultados notáveis”, acrescenta Roberto.
Nos últimos anos, a Blip levantou US$ 170 milhões através das rodadas Série A e B, ambas lideradas pelo Warburg Pincus. “Continuamos muito animados com o potencial da Blip. A liderança da empresa na adoção de Inteligência Artificial em larga escala na América Latina é um diferencial muito relevante, e estamos confiantes de que os novos parceiros acelerarão ainda mais essa estratégia”, pontua Bruno Maimone, sócio da Warburg Pincus no Brasil.
Impulso ao ecossistema de IA e inovação em CX
O aporte reforça a posição do SoftBank como um dos maiores investidores em IA na América Latina. Alex Szapiro, managing partner do SoftBank na América Latina, destaca a relevância da Blip no setor. “A Blip possui a plataforma conversacional mais completa do mercado e tem transformado a vida das empresas através do uso massivo da tecnologia em seu core business. Estamos empolgados em liderar a mais recente rodada de captação da empresa e apoiar seus esforços contínuos para criar sistemas de IA de uso geral, com potencial de crescimento global”, destaca.
A Microsoft, que já lidera iniciativas em IA com sua infraestrutura de nuvem e ferramentas como o Azure OpenAI, também aposta na colaboração com a Blip. Franklin Luzes, Latin America Digital Natives Lead na Microsoft, acredita que a parceria potencializará os avanços da startup. “Estamos empolgados em colaborar com a Blip e trabalhar para acelerar avanços em IA. Através de nosso trabalho em conjunto, a Blip terá acesso à infraestrutura e serviços de IA da Microsoft para aprimorar sua plataforma”, conta.
A evolução da Blip no mercado global
Desde sua fundação, a Blip tem investido em aquisições e parcerias estratégicas para consolidar sua liderança no setor de CX e IA. A aquisição da STILINGUE, plataforma de monitoramento de conversas digitais com IA, em 2022, e da mexicana GUS, em 2023, foram movimentos fundamentais para aumentar sua abrangência e sofisticação tecnológica.
Entre os 4 mil clientes atendidos pela Blip estão grandes nomes como Itaú Unibanco, Stellantis, Dell, Claro e GM. Esses parceiros já colhem os benefícios de interações digitais mais eficientes e personalizadas, algo essencial para conquistar e fidelizar consumidores em um mercado altamente competitivo.
“O sucesso de todos os negócios digitais depende da capacidade de oferecer a melhor experiência para o cliente final. A Blip se destaca com sua vantagem competitiva ao usar IA como ferramenta para otimizar e aprimorar essas conexões entre marcas e consumidores. Temos a plataforma líder no mercado com IA e Processamento de Linguagem Natural que compreende o comportamento do consumidor e fornece análises de mercado”, finaliza Roberto Oliveira.
*Fotos: Mya Kai / Shutterstock.com