Mal começou o segundo semestre e empresas já se planejam para a Black Friday. A data gera expectativa de aquecimento das vendas em um cenário desafiador, com menor capacidade de consumo pela inflação alta, juros elevados e desemprego.
Segundo um estudo divulgado pelo grupo Globo, metade das pessoas entrevistadas disseram que a vida financeira em 2021 e início de 2022 piorou. Isso fez com que cortassem ou diminuíssem gastos.
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Essa queda no consumo impactou principalmente gastos com lazer, moda, infraestrutura do lar e delivery, de acordo com o levantamento conduzido pela Behup, realizado em maio de 2022 com 2 mil pessoas.
Segundo semestre cheio de datas
Mas a variação de vendas do comércio no primeiro semestre deste ano também aponta crescimento, já que conta ainda com importantes datas comemorativas. Logo ali está o Dia dos Pais, além da Black Friday em novembro e uma atípica Copa do Mundo no verão.
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A Copa do Mundo é um dos eventos que é uma oportunidade para as vendas. Pelo menos 56% dos entrevistados querem comprar algo por causa do Mundial, e 72% têm a intenção de aproveitar as promoções da Black Friday para isso.
Otimismo e cautela para a Black Friday
Para 62% dos consumidores o segundo semestre será melhor que o primeiro. A intenção deles é aumentar os gastos em 2022, especialmente com roupas e calçados (34%), alimentos e bebidas (32%), educação (26%) e autocuidado (25%). Esses estão entre os principais segmentos em que a Black Friday se destaca para os consumidores, só atrás de eletrodomésticos, que são tradicionalmente os produtos mais procurados.
A data movimentou em 2021 R$ 4,2 só no e-commerce, com mais de 5,6 milhões de pedidos realizados entre a quinta e a sexta-feira. Segundo uma pesquisa da Nielsen E-Bit, 80% dos consumidores ficaram satisfeitos.
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Vantagens estimulam compra não planejada
Além do aumento no número de consumidores que estão se planejando para comprar algo na Black Friday ou nos dias que antecedem a data, vale a pena as empresas investirem em chamar a atenção do cliente em potencial.
Vantagens e facilidades são os principais motivos que levaram à compra não planejada em 2021. Dentre elas, frete grátis, descontos de mais de 50% e entrega rápida foram os principais motivos que levaram os consumidores que só estavam dando uma olhadinha a encher o carrinho.
Estes são os mesmos motivos que levam à desistência. E a crítica em algumas redes sociais de que a data, para algumas empresas, não passa de BlackFraude.
E-commerce conquistou seu lugar
O e-commerce conquistou seu lugar como ambiente favorito para as compras dos brasileiros, apesar de um reaquecimento no comércio físico. Mas se a empresa tem dúvidas de onde deve estar na Black Friday, a resposta ideal é: em ambos.
Para 71% dos entrevistados pela BeHup, a experiência omnichannel é o melhor formato. Para isso, vale apostar em facilidades apresentação da varidade de produtos, o item mais valorizado das lojas físicas. Também em opções de comodidade pick up store e organizar a cadeia logística para acelerar a entrega com o formato ship from store. Além de, claro, personalizar a comunicação com o cliente em seu canal preferido, seja ele site, whatsapp, redes sociais e até mesmo o jurássico telefone.
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