Apesar dos altos índices de crescimento registrados pelo e-commerce no Brasil, o nível de resistência entre consumidores ainda é bem grande, sobretudo durante as promoções da Black Friday, marcada este ano para o dia 27 de novembro.
Leia também:
[INFOGRÁFICO] O Raio X da Black Friday
Segundo uma pesquisa elaborada pela Conversion, agência líder em SEO (Search Engine Optimization), a grande resistência está entre os consumidores da classe A, principalmente nos homens com faixa etária de 25 a 44 anos, localizados nas regiões Sul e Centro-Oeste.
O levantamento, que ouviu cerca de 200 consumidores conectados na Internet, aponta ainda que 17% deles não pretendem participar da Black Friday. ?O alto índice de resistência entre os consumidores demonstra a necessidade de se desenvolver novas estratégias comerciais para atrair esse público?, disse em nota Diego Ivo, CEO da Conversion.
Leia também:
Netshoes lança cartão de crédito exclusivo
Entre os desafios e oportunidades para o varejo eletrônico na Black Friday, o estudo da Conversion aponta a possibilidade de antecipar compras de Natal, de utilização de comparadores de preços e mecanismos de busca e a necessidade de maior aposta do mercado de luxo no evento.
Confira a seguir o ?Mapa do Consumo Digital?:
Menor presença dos consumidores mais abastados
Classe A: 63% de adesão.
Classe B: 79% de adesão.
Classe C: 88% de adesão.
Classe D: 84% de adesão.
Classe E: 80% de adesão.
Homens são mais resistentes
Participação dos homens: 45%
Participação das mulheres: 55%
Índice de resistência chega a 17% entre os consumidores brasileiros
Participou em 2014, mas não vai participar neste ano: 4%
Nunca participou e nem participará em 2015: 13%
Participou em 2014 e vai participar em 2015: 55%
Não participou em 2014 e vai participar em 2015: 28%
Participação por região
Centro-Oeste: 67%
Nordeste: 78%
Norte: 94%
Sugdeste: 89%
Sul: 79%
Leia também:
Amazon, e-Bay e Alibaba concentram 64% das compras