Pesquisar
Close this search box.
/
/
Black Friday: diferentes formas de pagamento recebem incentivo de lojistas

Black Friday: diferentes formas de pagamento recebem incentivo de lojistas

Pesquisa revela que mais da metade dos consumidores preferem pagar suas compras via boleto ou Pix parcelado.

A Black Friday, considerada a maior data varejista, se aproxima. Este ano o evento está marcado para o dia 25 de novembro. A expectativa é de que a data aqueça o consumo, apesar dos desafios, como a alta inflação e a estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar, um dia antes.

Prova disso é que, de acordo com estudo da Globo disponibilizado pela Plataforma Gente, cerca de 50% dos consumidores pretendem aproveitar as promoções. Na classe A, esse número é ainda maior: 65% pretendem realizar alguma compra na data.

Ademais, segundo dados da Provu, fintech de meios de pagamento e crédito pessoal, 86,7% dos lojistas vão participar da Black Friday e pretendem incentivar o uso de um meio de pagamento específico. A pesquisa aponta que 51,8% vão priorizar boletos ou Pix parcelado; 23,2%, cartão de crédito parcelado; 7,1%, dinheiro; 7,1%, Pix; boleto à vista (3,6%), carteiras digitais (1,8%), cartão de crédito à vista (1,8%) e cartão de débito (1,8%).

De acordo com o especialista Samuel Ferreira, hoje é essencial que os serviços disponibilizem inúmeras soluções de pagamentos para oferecer uma experiência ao cliente que melhor se adapte às suas necessidades.

Leia Mais: Black Friday pode ajudar na fidelização do cliente

Em um período do varejo, como a Black Friday, desafiador em margem de desconto, valor de frete e segurança, a diversificação dos meios de pagamentos é fundamental para atender um número maior de consumidores. Segundo a pesquisa, 30,8% dos lojistas consideram que este será o maior desafio deste ano.

Para o especialista, em datas como essa é indispensável ter meios de pagamento que mantenham a constância quando há frequência de pico. “É necessário procurar opções que tenham estabilidade durante grandes movimentações de acesso. Muitas pessoas costumam abandonar a compra quando o site demora mais de três segundos para carregar”, afirma o especialista.

Black Friday 2022 e os meios de pagamento

A preferência por meios de pagamento a prazo, que geralmente não trazem taxas para os lojistas e ainda são um atrativo para o consumidor, chama atenção e vai ao encontro da necessidade de uma parcela relevante de brasileiros.

Uma pesquisa anterior da Provu mostrou que 60% dos entrevistados optaram por boleto parcelado (ou crediário digital) por não possuírem cartão ou limite para compras de maior ticket médio.

Tendo em vista que o limite médio do cartão no país é R$ 1400, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), e a Black Friday é um momento para adquirir produtos de valor mais alto, é fato que alternativas que permitam parcelar sem cartão são um atrativo no checkout para evitar abandono de carrinho.

O boleto parcelado, também conhecido como Buy Now Pay Later ou Compre Agora, Pague Depois (BNPL), tem as características de um crediário, porém adaptado para o digital, e se consolida cada vez mais no mercado brasileiro.

Em um período do varejo, como a Black Friday, desafiador em diferentes esferas (margem para desconto, valor de frete, segurança, entre outros), diversificar as formas de pagamento a fim de atender um número maior de consumidores é fundamental para o bom faturamento na data.

Quando se trata de soluções já familiares aos brasileiros, como o crediário, e que não trazem custos extras ao lojista ou gestão de inadimplência, adotá-las na preparação da Black Friday é estratégico.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Em termos de meios de pagamento, ainda segundo dados da pesquisa da Provu, 30,8% dos varejistas informaram que este é o maior desafio da Black Friday deste ano, atrás apenas de marketing e divulgação, selecionado por 43,1%. Lojistas ainda afirmaram que os principais desafios são estratégia de venda (12,3%), precificação (6,2%), estoque (4,6%), experiência do consumidor (1,5%) e tecnologia/sistema antifraude (1,5%).

Essa percepção também pode estar relacionada à edição do ano passado. Quando questionados sobre os aprendizados e desafios da Black Friday 2021, 23,1% responderam a ‘nenhum/não participei da Black Friday em 2021’, no entanto, 21,5% citaram pagamentos, seguido por divulgação (18,5%) e estoque (15,4%).

É tempo de inovar

Faltando menos de dois meses para a Black Friday, esse é o momento principal para definir as estratégias que vão impulsionar as vendas e evitar problemas na jornada do consumidor.

Pensando nisso, Rafael Correa, responsável pela área de BNPL da Provu, reforça que, para 45,5% dos clientes da empresa, o que mais chamou atenção no meio de pagamento foi a facilidade na hora da compra. Logo, ter um bom design de interface, uma jornada simples, site responsivo e botões destacados são algumas dicas que colaboram para que os consumidores efetuem suas compras com sucesso.

O estudo da Globo confirma essa premissa: o e-commerce foi o destaque de 2021, mas, em 2022, a tendência é um consumo omnichannel, com a possibilidade de comprar on-line e retirar na loja. Dentre os drivers de compra que mais se destacam entre os canais de venda, preço é predominante tanto no físico, quanto no digital.

A variação de vendas do comércio também aponta crescimento para o segundo semestre em comparação ao primeiro semestre de 2022, uma vez que, para o levantamento, 56% afirmaram que vão comprar algum produto por conta da Copa do Mundo, sendo os segmentos de moda, eletrônicos, supermercado, bebidas e artigos esportivos os mais impactados.

Leia Mais: Brasileiro está cautelosamente otimista para Black Friday

Além disso, entre os que pretendem comprar algo em função da Copa, 72% têm a intenção de comprar na Black Friday. Por isso, fica claro que o impacto da Black Friday começa muito antes da sexta-feira.

O levantamento disponibilizado pela Plataforma Gente registrou que, em 2021, as promoções começaram mais cedo, com crescimento nos 11 primeiros dias de novembro (+31%) e nos 7 dias de “esquenta Black Friday”, cujo faturamento alcançou R$ 2,8 bilhões. A quinta-feira representou 25% de tudo o que foi vendido.

Na ocasião, 80% dos consumidores se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com suas compras de Black Friday em 2021. Alguns fatores (frete grátis, descontos acima de 50%, entrega rápida, pagamento flexível e adiantar compras de Natal), inclusive, levaram consumidores a fazer uma compra não planejada.

Conheça o Mundo do CX

Outro aspecto importante a ser considerado são os aplicativos, que estão se consolidando como um meio importante para o varejo na Black Friday. Em 2021, na mesma data, as vendas por aplicativo cresceram 55%.

A participação das vendas por meio de apps representou 21% da receita total das vendas on-line. Somente em um dia, foram entregues mais de 10 milhões de notificações push, ainda segundo a pesquisa da Globo.

Unindo isso ao fato de que o Brasil é o segundo mercado de aplicativos que mais cresce no mundo, para a Adjust, é tempo de os lojistas inovarem para consolidarem as vendas no período mais importante do ano para o varejo.


+ Notícias

Menos é mais: microinfluencers aproximam Riachuelo de seu público

Tecnologia habilita estratégia organizacional e futuro dos negócios

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]