Conhecida por atrair uma ampla gama de consumidores, a Black Friday acontece na próxima semana, apesar de as empresas terem começado oferecer descontos desde o início do mês. O público da promoção é formado desde o consumidor que busca descontos em produtos de tecnologia, até aqueles que estão interessados em roupas, acessórios, utensílios e até os mesmos serviços. Na Black Friday brasileira, o público pode incluir jovens, adultos e até mesmo idosos, pois os descontos podem ser encontrados em diversos tipos de produtos e serviços, atraindo diferentes faixas etárias e interesses.
Entre os consumidores, o evento é popular, tanto que 70% dos consumidores afirmam conhecê-lo, segundo um estudo da Spark com a MinMiners. Além disso, 86% deles têm o hábito de fazer compras na semana promocional, sendo que 36% compram sempre ou frequentemente.
Consumidor da classe C compra menos na Black Friday brasileira
Mesmo com os descontos, a classe C é o grupo com menor frequência de compra durante a Black Friday. Apesar disso, as perspectivas para a promoção seguem otimistas. Prova disso é 32% dos consumidores já têm planejado os produtos que querem comprar. Outros 26% não planejaram, mas pretendem comprar, enquanto 25% dos clientes ainda não se decidiram se comprarão algo na Black Friday de 2023. Por outro lado, 17% afirmam que não farão compras na Black Friday de 2023, e essa decisão é predominante entre o público C.
As razões que levam o consumidor a não querer comprar na Black Friday são diversas, sendo a falta de dinheiro o principal deles (37%), predominantemente entre o público feminino e da classe C. Além disso, existem aqueles que não confiam nas promoções da Black Friday (27%), enquanto outros não farão compras por não julgar necessário no momento (21%). Enquanto os descontos são atrativos para uns, para outros eles não parecem tão interessantes, e esse é um dos motivos que levarão alguns ao comércio durante a semana promocional (12%).
O cenário pode mudar, mas depende de…
Algumas mudanças podem fazer com que os consumidores reconsiderem se comprarão ou não na próxima semana. Os apontamentos feitos pelos consumidores brasileiros, 35% do público afirma que compraria na Black Friday se as promoções fossem mais verdadeiras. Já 33% esperam descontos maiores. A situação financeira também é um dos apontamentos, e 32% aproveitariam os descontos da semana promocional se estivessem melhor financeiramente.
Porém, o estudo ainda mostra um cenário em que 49% dos entrevistados afirmam que, mesmo quando dizem que não irão comprar na Black Friday, cedem aos impulsos e compram algum produto. Os indecisos apresentam resistência aos descontos, e isso pode ser justificado por precisarem de um período maior para refletir sobre comprar. Nesse cenário, prolongar a duração do evento seria uma estratégia para potencializar a participação dos consumidores. Inclusive, 74% dos consumidores defendem que a Black Friday deveria durar mais tempo.
Brasileiros gostam de promoções, e de planejamento
Apesar dos descontos da Black Friday, o público brasileiro não vai às compras antes de um planejamento financeiro sobre o quanto gastar, e como. Prova disso são os 60% dos entrevistados que afirmaram ter planejado adquirir produtos que já planejavam comprar e que tiveram bons descontos na Black Friday anterior. Outros focaram em itens que, antes, eram apenas desejo e tiveram descontos imperdíveis (25%). O menor percentual fica para aqueles que não tinham interesse em comprar algo, mas diante dos descontos vieram uma boa oportunidade e acabam consumindo (15%).
É importante lembrar que essa semana promocional acontece um mês antes do Natal. Com isso, os consumidores enxergam na Black Friday uma oportunidade de comprar, em preços promocionais, os itens para presentear no final de ano (56%). Ainda existem aqueles que aproveitam as promoções da última semana de novembro, mas não deixam de comprar também nas datas comemorativas do final de ano (40%).
E, em um cenário financeiro incerto, o brasileiro se antecipa e passa a acompanhar os preços dos produtos que deseja adquirir na Black Friday até seis meses antes (21%). Os que deixaram para poucos dias antes ou para a véspera são, respectivamente, 12% e 3%. Porém, existe o público que não costuma acompanhar os preços com antecedência (16%). Além desses, alguns consumidores passam a acompanhar os preços nos três meses que antecedem a semana promocional (27%) e são maioria no estudo, enquanto outros esperam para fazer isso 30 dias antes (21%).
Ainda dentro do planejamento do público brasileiro com a Black Friday está a pesquisa sobre a reputação da marca. 82% dos consumidores querem conhecer a empresa antes de fechar suas compras. Outra preocupação gira em torno da qualidade do produto. Apesar dos descontos, 78% dos clientes procuram na internet reviews dos itens que pretendem adquirir, como uma forma de entender se o produto realmente vai entregar o que ele tem buscado.