Pesquisar
Close this search box.
/
/
“Saldão de Verão” chega mais forte em 2023. Entenda os motivos

“Saldão de Verão” chega mais forte em 2023. Entenda os motivos

Grandes redes varejistas estão mais engajadas em atrair consumidor neste início de ano e algumas igualam descontos oferecidos na Black Friday

A primeira quinzena de janeiro, tradicionalmente, é um período de queima de estoque no varejo com o famoso “Saldão de Verão”. Mas, este ano em especial as lojas e as grandes redes se engajaram ainda mais para atrair os consumidores. Em muitos casos, produtos chegaram a ser ofertados com até 80% de desconto, promoções muito semelhantes (ou até melhores) que as encontradas na última Black Friday.

Leia mais: A estratégia por trás dos dias de desconto do varejo global

Alguns especialistas associam a maior força do “saldão” nas primeiras semanas de 2023 aos resultados bem abaixo do esperado no segundo semestre do ano passado e nas principais datas do varejo final de 2022. De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas do varejo físico brasileiro na semana do Natal tiveram um crescimento de apenas 0,4%, o que ficou muito aquém da expectativa de aumento de 5%. O faturamento bruto do e-commerce brasileiro na sexta-feira de Black Friday caiu 23% quando comparado ao de 2021.

Para Tatiana Thomaz, CEO da Shopper Centric e professora da ESPM, as ações promocionais do varejo, tanto das lojas físicas, quanto do e-commerce,  acabaram não sendo suficientes para registrar o aumento esperado nas vendas devido ao cenário econômico desfavorável. Os consumidores, segundo Tatiana, sofreram com o impacto da inflação, a alta da taxa de juros e a inadimplência. A Copa do Mundo também dividiu os holofotes com as principais datas do varejo.

Tatiana relembra que alguns varejistas apostaram na antecipação da data e que, com a diluição das promoções, houve uma mudança no comportamento do consumidor. Além disso, ela ressalta que, apesar da redução da taxa do desemprego no final do ano, de acordo com dados do IBGE, o país fechou o ano com inflação acumulada de 5,79%. Isso teve impacto na confiança do consumidor, que caiu 3,3 pontos em novembro, queda pelo segundo mês consecutivo, segundo a FGV.

“Depois de tempos difíceis e performance abaixo do esperado, o comércio tem grandes expectativas para este mês de janeiro. Os saldões já começaram em todo o país, com taxas de desconto bastante agressivas e varejistas dispostos a negociar para não perder a venda. Resta-nos acompanhar para ver se os resultados das vendas estarão alinhados às expectativas”, afirma Tatiana Thomaz, especialista em comportamento do consumidor.

Tiago Baeta, fundador do E-commerce Brasil, tem dúvidas quanto a relacionar o maior engajamento das grandes do varejo neste mês de janeiro com a performance abaixo do esperado no final de 2022. Ele lembra que em algumas lojas como a Magazine Luiza tem como tradição fazer uma forte queima de estoque nessa época do ano. Na análise dele, o que pode estar acontecendo é um amadurecimento do online e um equilíbrio do mercado.

“Esse saldão agora é tradicional no varejo. Não acho que seja por causa do resultado de vendas da Black Friday ou do Natal. Pelo contrário, a gente está vivendo um período em que a gente não tem no mundo mercadoria, ou matéria prima sobrando. Eu acho que é uma maturidade de data e do mercado, de saber aproveitar e criar as oportunidades nos momentos certos”, explica Tiago.

Segundo ele, o varejo como um todo, principalmente o e-commerce, está passando por um processo de amadurecimento, assim como os consumidores. Para ele, a última Black Friday ter sido mais “conservadora”, apesar dos bons resultados de muitas marcas, também é um retrato de um consumo mais maduro, “sem muitas loucuras”. Tiago afirma ainda que a tendência é que a gente vá observando um equilíbrio maior do consumo ao longo de todo o ano.

Liquidação Fantástica da Magalu chega na 30ª edição

Na Magazine Luiza, como citado pelo Tiago Baeta, o saldão de janeiro é tradicional e esperado pelos consumidores. A “Liquidação Fantástica Magalu” acontece sempre na primeira sexta-feira do ano. Em 2023, a data foi dia 6 de janeiro. Na 30ª edição da megapromoção foram oferecidos descontos de até 80% em produtos de diversas categorias tanto nas lojas físicas, quanto nos canais digitais.

Em nota enviada à Consumidor Moderno, a Magalu afirmou que a promoção não foi impactada pela desaceleração do consumo do final do ano passado. Isso porque, segundo a empresa, o fim de ano foi positivo para a companhia, após um longo planejamento e uma série de ajustes. “A Black Friday do ano passado foi a maior de nossa história”, cita a nota.

Lojas como Netshoes, Época Cosméticos, KaBuM! e Consórcio Magalu, que fazem parte do ecossistema da Magazine Luiza, também ofereceram descontos aos consumidores nessas duas primeiras semanas de janeiro. Aliás, os consumidores ainda encontram boas promoções nessas lojas.

Fast Shop tem itens pela metade do preço e descontos no PIX

Na Fast Shop, todos os anos, nessa época, é feito o “Grande Barato”, um saldão com produtos selecionados em todas as linhas. No ar desde a primeira semana do ano, a campanha traz itens selecionados pela metade do preço e condições ainda mais especiais para quem optar pelo pagamento no PIX, forma de pagamento que vem crescendo nas últimas campanhas promovidas pela rede varejista.

Em 2023, a maior procura até o momento foi por ofertas de smartphones, televisões e aparelhos eletrodomésticos. Há também oportunidades de descontos em notebooks, aparelhos de ar-condicionado e artigos para curtir as férias de janeiro. As promoções estão disponíveis no e-commerce da rede e nas lojas físicas, com frete grátis em produtos selecionados para clientes Fast Prime.

Também em janeiro, a empresa costuma realizar campanhas temáticas como a “Volta às aulas” e outras com temas relacionados a férias, como a “Churrasco com Amigos”. Em entrevista à Consumidor Moderno, Eduardo Salem, diretor geral de operações da Fast Shop, afirmou que todas as campanhas promocionais são pensadas com antecedência e de acordo com a sazonalidade e demanda do período.

Eduardo afirma que a Fast Shop não teve problemas no final de 2022: “As vendas foram positivas e ficaram dentro do esperado. No comparativo com 2021, a companhia observou crescimento no período contemplando Black Friday e Natal”. Sobre esse início de janeiro, o diretor de operações disse que as vendas da companhia estão dentro das metas estabelecidas, com destaque para venda de celulares, acessórios e utensílios de cozinha. Eduardo Salem também se mostrou otimista para a boa performance das vendas neste começo de ano.

Marcas da Via oferecem descontos de até 70% e parcelamentos sem juros

Quem também apostou forte no “Saldão de Verão” foi a Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br. As lojas dessas redes começaram o ano com promoções inéditas e oferecendo condições especiais de pagamento com parcelamento sem juros em até 30 vezes nos cartões das marcas, 24 parcelas no carnê e a possibilidade de pagar mais barato usando PIX. Em nota enviada à CM, a Via informou que a Casas Bahia está com R$ 70 milhões de reais em descontos e o Ponto com promoções de até 70%.

A Via aposta na variedade de itens com preços especiais, como eletrodomésticos, eletroportáteis, TV’s, smartphones, artigos de esporte e lazer, celulares, móveis, telas, produtos de limpeza, instrumentos musicais, itens para cama, mesa e banho.

Na Casas Bahia, a “Megaliquidação da Virada” foi estrelada pelo ator Luigi Baricelli e sorteou uma série de descontos para os consumidores. Já no Ponto, o protagonista da campanha “Mega Master Super Saldão Liquida Ponto” foi o Pin, brand persona da marca que ficou responsável por chamar os clientes para conhecerem a liquidação.


+ Notícias

Semana de Conciliação para Superendividados começa no Rio de Janeiro

O crescimento implacável das lojas de desconto: causas e consequências

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]