Pesquisar
Close this search box.
/
/
Bem-estar reinventado: o impacto do cuidado empresarial na vida dos colaboradores

Bem-estar reinventado: o impacto do cuidado empresarial na vida dos colaboradores

Ambientes corporativos que prezam pelo cuidado com os colaboradores redefinem o conceito de felicidade e geram transformações profundas no trabalho.

Tradicionalmente, o bem-estar era associado apenas à ausência de doenças físicas. Contudo, hoje ele passou a englobar diversos aspectos que contribuem para a qualidade de vida, incorporando saúde mental, emocional e social, o que reflete uma visão holística do ser humano. O bem-estar agora é compreendido como a capacidade de enfrentar desafios com resiliência, cultivar relacionamentos saudáveis, nutrir o crescimento pessoal e manter um equilíbrio entre as várias dimensões da vida.

No contexto do trabalho, essa evolução no conceito de bem-estar ganha cada vez mais destaque. As empresas passaram a entender que o sucesso não pode ser medido apenas pelos resultados financeiros, mas também pela satisfação de seus colaboradores. Dessa forma, promover o bem-estar no ambiente de trabalho envolve uma abordagem abrangente para criar um ambiente mais saudável e positivo.


Quer saber o que há de melhor em CX?
Participe do CONAREC 2023!

Onde? Expo Transamérica – SP
Quando? 12 e 13 de Setembro

Ainda não tem ingresso?
Clique aqui! 💬


Trabalhar arduamente deixou de ser prioridade
para boa parte das pessoas

“Passamos cerca de um terço da nossa vida trabalhando, então é inevitável conferir ao trabalho uma influência de proporções significativas em nossa vida. Portanto, é preciso analisar se encontramos satisfação nessa ocupação, se estamos felizes, realizados e satisfeitos”, aponta Bruno Carone, idealizador e cofundador do Férias & Co., primeiro benefício de viagens do mundo focado em empresas que investem na saúde mental e na qualidade de vida de seus colaboradores.

Com o passar dos anos, principalmente no período pós-pandemia, as pessoas passaram a enxergar a vida com novos olhares, entendendo melhor o que gera felicidade e bem-estar, valorizando mais as relações humanas e a conquista de sonhos e metas. E com o trabalho não é diferente, diz Bruno Carone. “As pessoas estão deixando de olhar apenas para o salário, prestígio e autonomia e passando a olhar mais para o bem-estar na carreira e para benefícios que aumentem esse sentimento”.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Benefícios e cultura organizacional também
passam por mudanças

A mudança no conceito de bem-estar pode ser vista nas práticas corporativas. Antes, as empresas priorizaram somente oferecer benefícios tangíveis, como plano de saúde e licença remunerada. No entanto, hoje em dia, o foco se expandiu para abranger aspectos emocionais e mentais. Políticas de flexibilidade no horário de trabalho, programas de saúde mental, espaços de relaxamento e apoio ao desenvolvimento pessoal são exemplos de como as empresas estão aplicando o conceito de bem-estar no trabalho.

De acordo com o relatório APA’s 2021 Work and Well-being Survey, publicado em 2021 pela Associação Americana de Psicologia, 34% dos entrevistados disseram que horários de trabalho mais flexíveis contribuem para uma vida mais saudável.

“Aqui no Férias & Co. temos diversos exemplos de clientes que buscavam um benefício inovador, que gerasse um grande impacto e engajamento dos colaboradores, além de proporcionar momentos especiais com suas famílias e amigos. Realizamos uma pesquisa em nossas redes sociais e de alguns parceiros. O resultado foi que mais de 70% das pessoas, que são colaboradoras de diversas empresas, sinalizaram que preferem o benefício de viagens em vez de outros benefícios. Isso é algo positivo, pois demonstra que as pessoas estão repensando o conceito e o significado do bem-estar, aderindo a novas ideias e abraçando novidades, que sem dúvidas, serão positivas para nossa sociedade”, complementa o idealizador e cofundador do Férias & Co.

Além disso, a cultura organizacional desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar. Empresas que valorizam a inclusão, a diversidade e o respeito mútuo criam um ambiente no qual os funcionários se sentem apoiados e reconhecidos. O estigma em torno das discussões sobre saúde mental está sendo derrubado, permitindo que os colaboradores busquem ajuda quando necessário, sem medo de represálias.

Conheça o Mundo do CX

Priorizar o bem-estar dos colaboradores
traz resultados positivos

À medida que a conscientização sobre a importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal cresce, as empresas têm notado que investir no bem-estar de seus funcionários é uma estratégia que traz benefícios a todos: aumenta a produtividade, uma vez que funcionários saudáveis e felizes tendem a ser mais engajados e motivados, e reduz o absenteísmo e o esgotamento, melhorando a retenção de talentos e reduzindo os custos associados à rotatividade.

Além disso, o investimento no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores cria um ciclo de aprendizado contínuo, que se traduz em profissionais mais capacitados e preparados para os desafios do mercado. “Mas é importante que a empresa não adote esses comportamentos pensando apenas em ter uma boa reputação, e sim em contribuir com o próximo e a sociedade como um todo”, defende Bruno Carone.



+ NOTÍCIAS
Mercado de beleza e bem-estar: por que o Brasil é exponencial?
O que as empresas tendem a ganhar com mais mulheres nos cargos de CFOs?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]