Estabelecer uma rotina com atenção plena, presença e disciplina, e escolher estar nos ambientes que trazem felicidade são comportamentos essenciais para que cada indivíduo gere seu próprio bem-estar. Isso significa sair do piloto automático, tomar decisões que trarão gratificação no longo prazo, e sair de lugares e relações tóxicas.
“Nós como seres humanos, para nos sentirmos bem, temos que estar no controle”, afirmou Rui Brandão, médico, fundador e CEO da Zenklub. “Nós não sabemos lidar muito bem com o caos. A rotina é importante, mas cada vez mais entramos no automático. Não dá para controlar emoções, dá para gerenciá-las. Mas uma coisa desafiadora que implica trabalho é entender o que a gente pode controlar nas nossas 24 horas. Isso nos dá uma sensação de realização. Se a gente estabelecer os micro passos que estão sendo dados no dia a dia, isso nos dá uma sensação profunda de bem-estar.”
Leia mais: Liderança humanizada forma colaboradores melhores (tanto no pessoal quanto no profissional)
O painel “Bem-estar: o novo significado”, mediado por Fátima Palácio, CEO e Fundadora do Perola Instituto, e realizado no CONAREC 2023, buscou os diferentes conceitos que definem uma vida saudável – tanto fisicamente quanto mental e socialmente. Enquanto os indivíduos podem tomar ações pessoais para adotar um estilo de vida com mais bem-estar, no trabalho e nas empresas o desafio é mais complexo.
A Chilli Beans possui um programa de felicidade, liderado por Denize Savi, Chief Happiness Officer da empresa. Ela aponta que o programa foi feito com base na pesquisa mais longa da Universidade de Harvard, o “Estudo sobre Desenvolvimento Adulto” que já dura 86 anos com o objetivo de avaliar a felicidade nos seres humanos.
“A pesquisa revelou que o principal fator de felicidade do ser humano são relações de qualidade e confiança. Com base nessa pesquisa, a gente está trabalhando relacionamentos dentro da empresa. Se a gente parar para pensar, todo BO parte daí.”, explicou a executiva durante o painel”. “Percebemos que um dos principais erros dos líderes é querer que seus liderados sejam iguais a ele. Mas não é assim que funciona, porque as pessoas são diversas, e quanto mais diversas, melhor, porque uma complementa a outra.”
Leia mais: As profissões que geram mais infelicidade segundo o estudo mais longo de Harvard
Ambientes de trabalho de bem-estar
A Fazenda Futuro é a primeira empresa plant-based do Brasil a criar um produto que imita a carne a partir de ingredientes vegetais. Assim, sua marca carrega consigo valores de saudabilidade e sustentabilidade aos seus consumidores e que incentivam comportamentos individuais para o bem-estar. Já no trabalho, o esforço precisa ser coletivo.
“É importante termos uma escuta e uma empatia muito fortes”, explica Mariana Tunis, Diretora de Marketing da Fazenda Futuro. “É ter essa percepção num time muito diverso, como devemos ter, como o outro está se sentindo e saber respeitar isso. É saber que se você chegou mal-humorada no trabalho, tudo bem. Se é algo recorrente, é questionar como estão as coisas, ver onde pode ajudar, escutar a pessoa – que pode não ter com quem conversar e se soltar. O bem-estar também parte do autoconhecimento, mas é importante ter essa percepção do todo.”
Já Bruno Carone, Cofundador da Férias & Co, ajudou a criar a primeira plataforma de benefícios no Brasil e no mundo para viagens. Nos últimos anos, com mudanças legislativas sobre o período de férias garantido para os funcionários, o desafio de gerenciar e se planejar para momentos fora do trabalho se tornou mais complexo. “Como eu encaixo isso no meu dia a dia e como envolvo as pessoas mais importantes do meu dia a dia, como familiares e amigos, nesses momentos de descanso e lazer? Foi até pensando nisso que a gente em momento algum imaginou inventar a roda. Mas foi uma pergunta muito simples: por que ainda não existe um benefício corporativo para que as empresas possam apoiar os colaboradores naquilo que mais gostam de fazer nos seus momentos de descanso e lazer?”, conta.
Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
Segundo a pesquisa “Global Talent Trends”, do PageGroup, com 70 mil profissionais no mundo, oito em cada dez trabalhadores brasileiros consideram a saúde mental e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional como fatores fundamentais na cultura das organizações. 54% dos brasileiros afirmam estarem dispostos a rejeitar uma promoção no trabalho se perceberem que as novas responsabilidades trarão efeitos negativos para o seu bem-estar. Na América Latina, a média de respondentes que concordaram com a afirmação foi de 44% e, no mundo, 59%.
Controle dos pequenos passos
Geralmente, o trabalhador passa cerca de um terço de seu tempo diário no trabalho. O restante é dividido entre diversas atividades como lazer, tarefas domésticas, estudo e sono. Por mais que o ambiente de trabalho não dependa apenas do indivíduo, mas sim do coletivo, cada pessoa pode exercitar a disciplina e o controle sobre os momentos fora dele.
“Tem uma coisa muito interessante que é a gente viver intencionalmente e sair do piloto automático, é isso que vai trazer disciplina para a nossa vida. É tentar colocar práticas contemplativas, como a meditação, por exemplo, que ajuda a aterrar e viver consciente momento a momento. Isso é atenção plena, que ajuda a ter disciplina para conseguir ter uma rotina organizada e incluir na nossa agenda comportamentos que nos fazem bem”, explica Denize Savi.
Mariana Tunis acrescenta que a chave para criar o bem-estar e a felicidade no dia a dia está em criar pequenas metas para os comportamentos que trarão benefícios para cada indivíduo. “A gente nunca pode deixar de sonhar grande, mas podemos ter essas pequenas metas e doses. Porque são elas que vamos trabalhando e, à medida que vamos conseguindo atingi-las, conseguimos ter essa gratificação, ter esse resultado. Tenha pequenas metas suas de vida, e de momento presente. A gente vive muito na correria e esquece do presente”.
“Efetivamente, é preciso caprichar na nossa rotina”, disse Rui Brandão. “As pessoas precisam estabelecer o que vai fazer bem essa semana. É factível malhar três dias? Estamos vamos fazer esse compromisso com nós mesmos. Se conseguirmos quebrar em micro doses, conseguimos ver um efeito cascata que logo se torna um hábito. É importante parar, refletir, declarar e agir”.
+ NOTÍCIAS
Muito além das gerações, é preciso entender os comportamentos
Quais são os próximos passos que revolucionarão o CX no Brasil?