Pesquisar
Close this search box.
/
/
Bem-estar envolve relações saudáveis, autocontrole e presença

Bem-estar envolve relações saudáveis, autocontrole e presença

Painel no CONAREC 2023 reúne executivos e discute formas de ter vida com mais bem-estar no trabalho e na vida pessoal

Estabelecer uma rotina com atenção plena, presença e disciplina, e escolher estar nos ambientes que trazem felicidade são comportamentos essenciais para que cada indivíduo gere seu próprio bem-estar. Isso significa sair do piloto automático, tomar decisões que trarão gratificação no longo prazo, e sair de lugares e relações tóxicas.

“Nós como seres humanos, para nos sentirmos bem, temos que estar no controle”, afirmou Rui Brandão, médico, fundador e CEO da Zenklub. “Nós não sabemos lidar muito bem com o caos. A rotina é importante, mas cada vez mais entramos no automático. Não dá para controlar emoções, dá para gerenciá-las. Mas uma coisa desafiadora que implica trabalho é entender o que a gente pode controlar nas nossas 24 horas. Isso nos dá uma sensação de realização. Se a gente estabelecer os micro passos que estão sendo dados no dia a dia, isso nos dá uma sensação profunda de bem-estar.”

Leia mais: Liderança humanizada forma colaboradores melhores (tanto no pessoal quanto no profissional)

O painel “Bem-estar: o novo significado”, mediado por Fátima Palácio, CEO e Fundadora do Perola Instituto, e realizado no CONAREC 2023, buscou os diferentes conceitos que definem uma vida saudável – tanto fisicamente quanto mental e socialmente. Enquanto os indivíduos podem tomar ações pessoais para adotar um estilo de vida com mais bem-estar, no trabalho e nas empresas o desafio é mais complexo.

A Chilli Beans possui um programa de felicidade, liderado por Denize Savi, Chief Happiness Officer da empresa. Ela aponta que o programa foi feito com base na pesquisa mais longa da Universidade de Harvard, o “Estudo sobre Desenvolvimento Adulto” que já dura 86 anos com o objetivo de avaliar a felicidade nos seres humanos.

“A pesquisa revelou que o principal fator de felicidade do ser humano são relações de qualidade e confiança. Com base nessa pesquisa, a gente está trabalhando relacionamentos dentro da empresa. Se a gente parar para pensar, todo BO parte daí.”, explicou a executiva durante o painel”. “Percebemos que um dos principais erros dos líderes é querer que seus liderados sejam iguais a ele. Mas não é assim que funciona, porque as pessoas são diversas, e quanto mais diversas, melhor, porque uma complementa a outra.”

Leia mais: As profissões que geram mais infelicidade segundo o estudo mais longo de Harvard

Ambientes de trabalho de bem-estar

A Fazenda Futuro é a primeira empresa plant-based do Brasil a criar um produto que imita a carne a partir de ingredientes vegetais. Assim, sua marca carrega consigo valores de saudabilidade e sustentabilidade aos seus consumidores e que incentivam comportamentos individuais para o bem-estar. Já no trabalho, o esforço precisa ser coletivo.

“É importante termos uma escuta e uma empatia muito fortes”, explica Mariana Tunis, Diretora de Marketing da Fazenda Futuro. “É ter essa percepção num time muito diverso, como devemos ter, como o outro está se sentindo e saber respeitar isso. É saber que se você chegou mal-humorada no trabalho, tudo bem. Se é algo recorrente, é questionar como estão as coisas, ver onde pode ajudar, escutar a pessoa – que pode não ter com quem conversar e se soltar. O bem-estar também parte do autoconhecimento, mas é importante ter essa percepção do todo.”

Bruno Carone, Cofundador da Férias & Co, ajudou a criar a primeira plataforma de benefícios no Brasil e no mundo para viagens. Nos últimos anos, com mudanças legislativas sobre o período de férias garantido para os funcionários, o desafio de gerenciar e se planejar para momentos fora do trabalho se tornou mais complexo. “Como eu encaixo isso no meu dia a dia e como envolvo as pessoas mais importantes do meu dia a dia, como familiares e amigos, nesses momentos de descanso e lazer? Foi até pensando nisso que a gente em momento algum imaginou inventar a roda. Mas foi uma pergunta muito simples: por que ainda não existe um benefício corporativo para que as empresas possam apoiar os colaboradores naquilo que mais gostam de fazer nos seus momentos de descanso e lazer?”, conta.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Segundo a pesquisa “Global Talent Trends”, do PageGroup, com 70 mil profissionais no mundo, oito em cada dez trabalhadores brasileiros consideram a saúde mental e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional como fatores fundamentais na cultura das organizações. 54% dos brasileiros afirmam estarem dispostos a rejeitar uma promoção no trabalho se perceberem que as novas responsabilidades trarão efeitos negativos para o seu bem-estar. Na América Latina, a média de respondentes que concordaram com a afirmação foi de 44% e, no mundo, 59%.

Controle dos pequenos passos

Geralmente, o trabalhador passa cerca de um terço de seu tempo diário no trabalho. O restante é dividido entre diversas atividades como lazer, tarefas domésticas, estudo e sono. Por mais que o ambiente de trabalho não dependa apenas do indivíduo, mas sim do coletivo, cada pessoa pode exercitar a disciplina e o controle sobre os momentos fora dele.

“Tem uma coisa muito interessante que é a gente viver intencionalmente e sair do piloto automático, é isso que vai trazer disciplina para a nossa vida. É tentar colocar práticas contemplativas, como a meditação, por exemplo, que ajuda a aterrar e viver consciente momento a momento. Isso é atenção plena, que ajuda a ter disciplina para conseguir ter uma rotina organizada e incluir na nossa agenda comportamentos que nos fazem bem”, explica Denize Savi.

Conheça o Mundo do CX

Mariana Tunis acrescenta que a chave para criar o bem-estar e a felicidade no dia a dia está em criar pequenas metas para os comportamentos que trarão benefícios para cada indivíduo. “A gente nunca pode deixar de sonhar grande, mas podemos ter essas pequenas metas e doses. Porque são elas que vamos trabalhando e, à medida que vamos conseguindo atingi-las, conseguimos ter essa gratificação, ter esse resultado. Tenha pequenas metas suas de vida, e de momento presente. A gente vive muito na correria e esquece do presente”.

“Efetivamente, é preciso caprichar na nossa rotina”, disse Rui Brandão. “As pessoas precisam estabelecer o que vai fazer bem essa semana. É factível malhar três dias? Estamos vamos fazer esse compromisso com nós mesmos. Se conseguirmos quebrar em micro doses, conseguimos ver um efeito cascata que logo se torna um hábito. É importante parar, refletir, declarar e agir”.



+ NOTÍCIAS
Muito além das gerações, é preciso entender os comportamentos
Quais são os próximos passos que revolucionarão o CX no Brasil?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]