/
/
Maioria dos bares e restaurantes opera no prejuízo

Maioria dos bares e restaurantes opera no prejuízo

Pesquisa da Abrasel mostra que 53% dos estabelecimentos fecharam setembro no vermelho; consumidor paga a conta

O mercado de bares e restaurantes foi um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Após meses com as portas fechadas, a maioria dos estabelecimentos está operando no prejuízo na reabertura do comércio. É o que mostra a nova pesquisa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurante): 53% deles fecharam setembro no vermelho, 33% estão em equilíbrio e apenas 14% tiveram lucro – isso mesmo com a extensão do horário de funcionamento e ligeira melhora nas receitas.

A retomada é lenta e pode ser explicada pelo comportamento mais receoso do consumidor, tanto em relação às incertezas econômicas quanto ao medo de contágio, que ainda está presente para muitos. “Agora começa uma flexibilização maior e a expectativa é termos uma retomada gradual do faturamento. Alguns perfis de empresa estão sofrendo mais, como os que atendem as classes A e B. Outros, como os que têm perfil de público C e D, estão tendo uma retomada melhor, parte explicada pela renda relacionada aos benefícios emergenciais. Em volume estimo que já chegamos a 60% do que era na mesma época de 2019, antes da pandemia”, diz Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

A Abrasel acredita que, como 30% dos estabelecimentos do setor deixaram de operar, haverá um equilíbrio da oferta e quem sobreviver até dezembro voltará a ter o faturamento pré-pandemia. Entre os bares e restaurantes participantes da pesquisa, realizada em 27 estados, 23% esperam equilibrar o caixa em até 6 meses com o atual faturamento. Outros 20% estimam levar até um ano.

Endividamento reflete no consumidor

Para manter o estabelecimento aberto, 62% dos empresários precisaram recorrer a novos empréstimos. Outros 18% tentaram, mas receberam negativa dos bancos. O reequilíbrio das contas deve levar até dois anos para 30% dos casos.

Somado a esse cenário, há a percepção de que os custos com mercadorias subiu em relação ao período pré-pandemia. A conta não fecha, e a situação reflete no consumidor: 56% dos bares e restaurantes tiveram que aumentar os preços dos itens do cardápio (a maioria entre 6% e 10%).

Outro fator de impacto importante é a geração de empregos. Antes da pandemia, o setor era responsável por mais de 6 milhões de empregos no Brasil. Hoje opera com menos funcionários e não pretende contratar – realidade de 57% dos estabelecimentos.

“A pesquisa mostra que quem conseguiu sobreviver terá um caminho duro pela frente nos próximos meses e até nos próximos anos”, diz Solmucci.


+ Notícias 

Pandemia muda hábitos alimentares dos brasileiros

Como a implantação do Pix vai impactar pequenas empresas de varejo

Como construir uma operação comercial mais sustentável

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]