Pesquisar
Close this search box.
/
/
Banda larga fixa é o serviço com mais reclamações na Anatel

Banda larga fixa é o serviço com mais reclamações na Anatel

Além de cobrança indevida, consumidores reclamam na Anatel sobre falta de conexão e instabilidade do serviço.

No primeiro semestre de 2024, o serviço de telecomunicação que mais apresentou queixa dos consumidores foi o de banda larga fixa. Ao todo, foram 14,3% das reclamações direcionadas a esse setor, exclusivamente. Na sequência, aparece a TV por assinatura, com 0,3% das contestações. A informação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Esse percentual levou o serviço de banda larga a superar o de celular pós-pago no número de reclamações na comparação com o 1º semestre de 2024. Agora, pela primeira vez, o serviço de banda larga se torna o mais reclamado em termos absolutos, com ênfase no aumento das queixas relacionadas à qualidade.

O motivo das queixas à banda larga

Assim como em anos anteriores, a maioria das reclamações dos consumidores está ligada a questões de cobrança (29,7%). Na sequência, aparecem as críticas que envolvem a qualidade técnica e o funcionamento do serviço, ambas com 22,2% do total de reclamações registradas.

Nesse quesito, destaque para a qualidade do sinal e também no que tange às interrupções frequentes. Esse cenário gera um impacto significativo na experiência do usuário, levando muitos consumidores a reclamarem sobre sua opção de fornecimento de internet.

Além disso, a falta de transparência nas informações, como velocidades contratadas versus velocidades reais, também contribui para esse aumento nas reclamações. Ou seja, os consumidores estão insatisfeitos com a lentidão da conexão e a dificuldade em obter suporte técnico eficiente. Ambos os fatores influenciam diretamente a decisão de postar uma reclamação na Anatel.

A mesma estabilidade foi verificada no Índice de Reclamações (IR), que avalia a relação entre as reclamações registradas e o número de clientes das prestadoras, levando em conta a quantidade de reclamações para cada mil acessos em serviço. No primeiro semestre de 2024, o IR geral do setor manteve-se em 0,36, igualando a marca do semestre anterior, o que representa o menor valor registrado para o setor desde 2015.

Baixa de reclamações

A boa notícia é que, com exceção da banda larga, os demais setores de telecomunicações tiveram baixa nas reclamações. O de telefonia fixa, por exemplo, registrou queda de 10,5%. Na sequência, aparece o celular pré-pago (com -7%). E depois o celular pós-pago, com -5,2%.

Ao todo, a Anatel registrou 642,5 mil reclamações de consumidores no 1º semestre de 2024. Isso representa um aumento de 0,01% em relação ao semestre anterior, quando foram recebidas 642.470 reclamações. Em outras palavras, a reguladora obteve 49 registros a mais do que de agosto a dezembro de 2023. Esse pequeno aumento de queixas rompe a tendência de redução nas reclamações que se observava desde o primeiro semestre de 2021, período que se seguiu à crise da pandemia de Covid-19.

Prestadoras de serviço

Ao analisar os números por prestadora e levando em conta todos os serviços, a Anatel percebeu uma diminuição geral nos registros para a maioria dos grupos econômicos. Em termos absolutos, ressalta-se a queda nas reclamações direcionadas ao grupo Tim. Em contrapartida, a Claro foi o que mais se destacou pelo aumento nas reclamações.

Ao analisar as variações nas reclamações por assunto, observa-se que a maioria dos temas mais reclamados apresentou uma diminuição no número de registros. Em termos absolutos, os assuntos “Plano de serviços, Oferta, Bônus, Promoções e Mensagens Publicitárias” e “Cobrança” foram os que registraram as maiores reduções. As cobranças tiveram 190.884 reclamações,

Por outro lado, o tema “Qualidade, Funcionamento e Reparo” teve o maior aumento, seguido pelas reclamações sobre “Cancelamento”.

Panorama de Reclamações

Tais informações foram publicadas no Panorama de Reclamações, produzido pela Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) da Anatel. Em suma, o documento oferece uma visão geral sobre os dados das reclamações apresentadas pelos consumidores na Agência, apresentando um detalhamento por serviço, grupo econômico e tipos de reclamações.

A Anatel registra as reclamações recebidas pelos canais oficiais (1331, aplicativo, Web e Sala do Cidadão) no sistema Anatel Consumidor e as classifica de forma objetiva, destacando as seguintes categorias:

  • Tipo de serviço (banda larga fixa, celular pós-pago, celular pré-pago, telefonia fixa e TV por assinatura);
  • Marca, referente à prestadora envolvida na reclamação;
  • Assunto (por exemplo: Cobrança, Atendimento, Qualidade, etc.);
  • Problema, que fornece um detalhamento da categoria de assunto (por exemplo: assunto: “Atendimento” / problema: “Consumidor não consegue falar com atendente”).

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]