Entre os dias 1o de novembro e 1o de dezembro deste ano, o faturamento do varejo virtual chegou aos R$11,95 bilhões, tendo um crescimento de 32,8% em relação ao mesmo período de 2018.
O relatório da Social Miner — empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização — divulgou os resultados da Black Friday 2019 focados na performance dos e-commerces e no perfil do público na data. Os dados foram extraídos de uma base superior a 41 milhões de cadastros.
O volume de vendas de novembro foi o maior do semestre, representando 28,29% do total, em seguida apareceu agosto, impulsionado pelo Dia dos Pais, setembro, outubro e por último julho com apenas 16,88% das vendas.
A sexta-feira da Black Friday concentrou 20,69% de todas as vendas do mês de novembro, número muito superior a média dos outros dias do mês que se manteve em 2,73%.
Os picos de venda foram identificados entre as 2h e 4h da madrugada e meio dia, se mantendo, a partir de então, estável até a madrugada para o sábado.
Entre as regiões brasileiras, o sudeste foi, disparadamente, o que mais realizou vendas no e-commerce em novembro:
O ticket médio das compras efetuadas ao longo do mês da Black Friday deste ano foi de R$467,30 — valor 2,6% acima dos R$455,60, apurado no mesmo período de 2018.
Entre as categorias de destaque, o setor de Beleza teve o público dividido entre 86,83% dos consumidores que se declararam como do gênero feminino e 13,17% masculino. Já o segmento de eletrônicos e informática teve preferência dos homens, com representatividade de 95,33%, contra apenas 4,67% por mulheres.
O valor do frete foi apontado por muitos consumidores como um fator decisivo na hora de escolher a loja para aproveitar as ofertas de Black Friday. Inclusive, o item ganhou importância, passando de 43,2% para 47,1% entre o final de outubro e início de novembro.
As lojas também se esforçaram para atender às expectativas do público. De acordo com as análises da Compre&Confie, o valor do frete em novembro de 2019 caiu 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado:
Mesmo com as mulheres representando o maior volume de pedidos realizados em novembro (57,3%), os homens foram responsáveis por 53,7% dos ganhos alcançados pelo varejo virtual durante o mês, especialmente porque contaram com um ticket médio mais alto: de R﹩531,30, contra R﹩410,00 delas.
Finalizando os balanços desta edição, os consumidores optaram por buscar atendimentos junto às empresas através do telefone (43,33%), e-mail (34,87%) e chat (21,79%) das escolhas.
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