O grande dia é hoje e a Black Friday desse ano promete ser diferente de todas as outras já realizadas no país. Isso é fruto de um amadurecimento entre o consumidor brasileiro e dos serviços oferecidos pelos diversos canais de varejo.
Dados de uma pesquisa feita pelo Google com a consultoria Provokers evidenciam ainda mais o quadro, pela primeira vez a perspectiva das vendas online se iguala com as de compras em lojas físicas. Em um cenário marcado pelas sequelas da crise econômica — desemprego e incertezas na economia — os números apontam a consolidação da Black Friday como uma das datas comerciais mais importantes do Brasil.
Mas, para compreender todo esse potencial é preciso saber como se dá essa relação entre o brasileiro e a Black Friday. A Hello Research, agência de pesquisa de mercado e inteligência, divulgou um estudo abrangendo 75 municípios de todas as regiões brasileiras, com amostras representativas da população — homens e mulheres de todas idades e classes — que se dedica a responder exatamente isso.
Num passo a passo vamos explicar como se dá o evolvimento do brasileiro com a data:
1º passo: quem são os brasileiros que conhecem a Black Friday?
Segundo Davi Bertoncello, CEO da Hello Research, os dados demonstram que, em 5 anos, a data entrou definitivamente para o calendário de compras do brasileiro. 85% da população já ouviu falar nela e o crescimento é gradativo ano a ano:
Ainda para Bertoncello, a polarização do conhecimento da Black Friday está em linha com a distribuição do acesso a internet no país, ou seja, é maior entre o público jovem (40 anos ou menos) e concentrada nas capitais do sudeste, que representam mais de 40% dos acessos a internet. “Para mudar este cenário, as empresas precisam dedicar parte do seu budget para outros perfis demográficos que ainda são sejam menos impactados do que os demais.”, explica.
2º passo: o que as pessoas compram?
Como já havíamos noticiado, os itens eletrônicos são os mais procurados, seguido por outras categorias como o varejo de moda.
VOCÊ VIU? Black Friday: você sabe o que seu cliente está procurando nesta data?
3º passo: quais canais de compras os brasileiros utilizam?
4º passo: quais os sentimentos do consumidor em relação a Black Friday deste ano?
Para o CEO da Hello Research a percepção dos brasileiros em aproveitar as oportunidades da Black Friday está crescendo ano a ano, ao mesmo tempo que é nítida a cautela tomada por muitos para que não levem ‘gato por lebre’ ao apostarem na primeira oferta que tomam conhecimento.