A gelateria Bacio di Latte, criada em 2011, começa uma nova fase de governança para dar suporte à sua expansão no mercado. Recentemente, a empresa recebeu um investimento do fundo TMG Capital, com o objetivo de financiar o crescimento da companhia.
De acordo com André Fior, CFO da Bacio di Latte, a rede contava com uma solução desenvolvida especificamente para a empresa, mas que não está integrada ao sistema usado na frente de caixa. A demanda por automatizar a gestão surgiu em um ano de expansão da rede. Em 2016 a empresa deve abrir 30 novos pontos de vendas, entre lojas e quiosques, totalizando 60 unidades em funcionamento até o final do ano.
Segundo Fior, a tecnologia escolhida para fazer a transformação digital da companhia foi da TOTVS e o contrato com a desenvolvedora brasileira foi assinado em junho deste ano. O processo de implantação está programado para durar seis meses.
A intenção é integrar backoffice, produção e lojas, além de automatizar os processos de ponta a ponta. “Não tínhamos intenção de investir em infraestrutura, então a simplicidade do modo de assinatura, além da segurança de termos tudo na nuvem, foram os maiores benefícios identificados. Além disso, tem a questão de termos um custo mensal, sem surpresas”, explica Fior.
A prospecção por um ERP durou cerca de dois meses, durante os quais foram consideradas as características que garantissem transparência na gestão. “Já tínhamos processos bem consolidados, mas temos que nos reportar a investidores internacionais, o que exige um determinado padrão de governança. Um objetivo secundário, que já funciona bem hoje, mas pode ser potencializado com a integração da frente de caixa com o backoffice, é utilizar, de forma mais estratégica, os dados de CRM”, finaliza Fior.