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O ataque das formigas e a jornada do consumidor

O ataque das formigas e a jornada do consumidor

Descubra quais são as diretrizes que dominam esta nova tendência na jornada do consumidor

A partir do entendimento da jornada do consumidor, líderes de diferentes indústrias vêm redesenhando com sucesso seus produtos, serviços e negócios a partir do e da criação de experiências que atraem, engajam e vendem mais. Mas como é possível criar uma estratégia alinhada à jornada do cliente?

“Todas as empresas estão sofrendo o ‘ataque das formigas’ – pequenas empresas que oferecem serviços específicos em relação ao portfolio de grandes corporações. E a diferenciação dessas empresas é de modelo de negócio, não por conta do produto ou serviço, mas porque hoje o consumidor consegue trocar um por cem, e tendo sempre a opção de ter tudo chegando até ele”, disse Juliano Tubino, diretor executivo da prática de digital da Accenture durante palestra no BR Week 2016.

Confira a seguir três premissas sobre o advento do Business to me (B2Me):

MICROMOMENTOS E PODER COMPUTACIONAL
Hoje em dia todos nós carregamos um poder computacional e uma característica de conectividade muito grande, e isso faz com que a força orbital saia dos prestadores de serviço, vendedores de produto, regulamentadores e vá para as mãos do usuário. Como hoje as experiências dos nossos clientes não se prendem mais a uma indústria particular, ao terem uma experiência fantástica, isso passa a ser uma expectativa junto à companhia – em qualquer outra transação, experiência ou indústria.

FUNIL DE LOOPING CONTÍNUO
O funil de conversão foi completamente torcido, não é mais linear, é um looping continuo, onde as táticas para converter se tornam mais propícias para o recrutamento e vice-versa. Sendo assim, é importante repensar seu funil em busca de táticas mais eficientes, já que os canais que funcionavam anteriormente agora podem funcionar para qualquer coisa.

DADO É REI
Profissionais de todas as áreas hoje têm que ter como capacidade primaria um conhecimento muito profundo sobre dados e análise digital. Em busca de uma experiência de omnipresença fundamentada em funcionalidades dos momentos e da jornada do consumidor, 90% do funil passa por alguma funcionalidade digital, tornando a integração algo fundamental.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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