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O ataque das formigas e a jornada do consumidor

O ataque das formigas e a jornada do consumidor

Descubra quais são as diretrizes que dominam esta nova tendência na jornada do consumidor

A partir do entendimento da jornada do consumidor, líderes de diferentes indústrias vêm redesenhando com sucesso seus produtos, serviços e negócios a partir do e da criação de experiências que atraem, engajam e vendem mais. Mas como é possível criar uma estratégia alinhada à jornada do cliente?

“Todas as empresas estão sofrendo o ‘ataque das formigas’ – pequenas empresas que oferecem serviços específicos em relação ao portfolio de grandes corporações. E a diferenciação dessas empresas é de modelo de negócio, não por conta do produto ou serviço, mas porque hoje o consumidor consegue trocar um por cem, e tendo sempre a opção de ter tudo chegando até ele”, disse Juliano Tubino, diretor executivo da prática de digital da Accenture durante palestra no BR Week 2016.

Confira a seguir três premissas sobre o advento do Business to me (B2Me):

MICROMOMENTOS E PODER COMPUTACIONAL
Hoje em dia todos nós carregamos um poder computacional e uma característica de conectividade muito grande, e isso faz com que a força orbital saia dos prestadores de serviço, vendedores de produto, regulamentadores e vá para as mãos do usuário. Como hoje as experiências dos nossos clientes não se prendem mais a uma indústria particular, ao terem uma experiência fantástica, isso passa a ser uma expectativa junto à companhia – em qualquer outra transação, experiência ou indústria.

FUNIL DE LOOPING CONTÍNUO
O funil de conversão foi completamente torcido, não é mais linear, é um looping continuo, onde as táticas para converter se tornam mais propícias para o recrutamento e vice-versa. Sendo assim, é importante repensar seu funil em busca de táticas mais eficientes, já que os canais que funcionavam anteriormente agora podem funcionar para qualquer coisa.

DADO É REI
Profissionais de todas as áreas hoje têm que ter como capacidade primaria um conhecimento muito profundo sobre dados e análise digital. Em busca de uma experiência de omnipresença fundamentada em funcionalidades dos momentos e da jornada do consumidor, 90% do funil passa por alguma funcionalidade digital, tornando a integração algo fundamental.

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SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
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