Pesquisar
Close this search box.
/
/
Autogestão: como desenvolvê-la na vida pessoal e profissional

Autogestão: como desenvolvê-la na vida pessoal e profissional

Gestão do tempo, capacidade de organização e senso de responsabilidade são atributos da autogestão que podem trazer muitos benefícios no dia a dia

Existem habilidades do mundo corporativo que precisam ser desenvolvidas para serem aplicadas especificamente no dia a dia de trabalho. Porém, há outras tão necessárias que podem ser carregadas também para a vida pessoal. Uma delas é a autogestão.

A autogestão está relacionada ao senso de responsabilidade de uma pessoa, assim como a sua capacidade de organização e orientação para os objetivos estabelecidos.

Quando um indivíduo consegue implementar essa habilidade em sua vida, gerir o tempo para equilibrar a vida pessoal e profissional, a rotina fica bem mais fácil, trazendo qualidade e bem-estar em todas as esferas.

Portanto, essa é uma aptidão extremamente importante para exercitar a inteligência emocional e a autonomia, já que a autogestão faz o indivíduo perceber seus limites e desenvolver métodos para potencializar habilidades e superar dificuldades.

Desenvolvendo a autogestão

Praticar a autogestão faz parte do um projeto pessoal de autodesenvolvimento. Por isso, desenvolver essa habilidade é como seguir uma jornada para a vida toda.

O ponto de partida é a autoconsciência, que é a capacidade de um indivíduo monitorar suas emoções e pensamentos. A autocrítica vem como um complemento para avaliar o entendimento de si, gerenciando pensamentos, emoções e comportamentos.

Para José Carlos Severo Andrade, especialista em Recursos Humanos, Coaching e Gestão Estratégica de Pessoas, para desenvolver a autogestão é preciso ter consciência das emoções e seus efeitos, assim como os sentimentos e também os valores de uma pessoa, pois muito de suas reações estão diretamente ligadas aos valores que construiu no seu convívio social.

Ele ainda elenca outras atitudes importantes para implementar a autogestão como um plano de desenvolvimento pessoal e profissional, sendo elas:

  • Aprenda a gerir o tempo e organizar suas prioridades;
  • Defina metas claras e possíveis e gerencie processos;
  • Elabore planos de ação para tarefas, e acompanhe de maneira visual, ágil e simples;
  • Pratique a capacidade de conviver com os outros, aposte nas relações humanas;
  • Desenvolva a empatia, ou seja, tente se colocar no lugar do outro.

Sendo assim, um profissional pode exercer diferentes papéis em ambientes profissionais e familiares. Contudo, não deixa de ser um só indivíduo. E os benefícios de relacionamento, organização, empatia e tudo que a autogestão proporciona pode e deve ser usado nos diferentes papéis da vida.

Leia também: Perfil de liderança: saiba quais são as novas características exigidas 

Colhendo os benefícios

Ao desenvolver a autogestão, não apenas as pessoas colhem os benefícios com mudanças pessoais positivas – tornando-se mais produtivas e apresentando melhor comportamento, por exemplo –, mas também as empresas sentem as benesses na adoção deste modelo.

“Uma das principais vantagens para empresas que atuam com o modelo de autogestão é que ela desencadeia o espírito de liderança nos colaboradores, além de tornar a organização muito mais democrática, sem falar no avanço gigantesco no relacionamento interpessoal, visto que os objetivos, interesses e necessidades são vistos como uma ação coletiva, exemplifica José Carlos Severo Andrade.

Para a adoção desta cultura em uma empresa, testes e treinamentos são necessários, estimulando os colaboradores a tomarem suas próprias decisões.

Acompanhar e dar as diretrizes para construir a cultura organizacional baseada em autogestão consiste em reconstruir diariamente os processos da empresa, exige bastante dedicação. A partir desse modelo, é possível criar equipes autônomas, com divisão de responsabilidades, além da demarcação de prazos e processos para trazer mais agilidade e produtividade para a empresa.

Uma habilidade que se destaca no mercado

Toda a empresa busca a conciliação perfeita entre o conhecimento técnico e o tácito, ou seja, as habilidades adquiridas ao longo da vida. Profissionais que conseguem combinar essas características se destacam na carreira profissional, e a resposta está na autogestão, fruto deste equilíbrio.

“O profissional se destaca porque não precisa de ninguém lhe cobrando, informando que ainda não bateu uma meta, por exemplo, pois um autogestor tem consciência que não atingiu a meta, e por isso já criou um planejamento para alcançar esse objetivo”, esclarece José Carlos.

“Nesse momento, as pessoas com essas características estão em evidência, pois vivemos um período de pandemia, onde o home office está em alta e a principal característica para o sucesso nessa condição é a autogestão”, conclui o especialista.

O papel das competências transversais no trabalho

Segundo os princípios dos recursos humanos, para ser competente no que se faz, não basta apenas o conhecimento, mas sim a compilação entre conhecer, saber fazer e querer fazer.

Sendo assim, as habilidades técnicas são aquelas adquiridas por meio de treinamentos, cursos, palestras, experiências e outras organizações. Já as habilidades transversais reúnem uma série de conhecimentos e atitudes que, somadas às habilidades técnicas, torna o profissional muito mais empregável e competitivo no mercado.

Isso porque não basta ter o conhecimento técnico se o profissional não souber como utilizá-lo, como fazer para gerar resultado para a empresa ou mesmo como vender o seu projeto.

“Exemplos de habilidades transversais são: autogestão, inteligência emocional, boa comunicação verbal e escrita, tolerância, marketing pessoal, liderança, resiliência, ou seja, uma série de habilidades não adquiridas em uma universidade ou um curso de extensão, mas sim aquilo que torna uma pessoa única”, conclui José Carlos Severo Andrade.


+ Notícias 

Saiba quais profissões estão ameaçadas pelas novas diretrizes de presença física 

Qual é a importância da comunicação interna para a empresa? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]