Pesquisar
Close this search box.
/
/
Austrália é o país com a maior longevidade da população, diz novo estudo

Austrália é o país com a maior longevidade da população, diz novo estudo

Pesquisadores passaram a analisar o ano e não a década de nascimento da população. Levantamento tirou o Japão do topo dos lugares onde as pessoas vivem mais

Uma coisa é fato: graças ao avanço da medicina, a população idosa cresceu 26% nos últimos seis anos no Brasil, segundo o IBGE. Agora, um novo estudo divulgado pela revista científica “Population Studies” fez um levantamento inédito dos países em que as pessoas vivem mais. Desta vez, Austrália e Suíça aparecem na frente desbancando o Japão como os lugares do mundo com a maior longevidade da população.
Para o estudo, conduzido pelo pesquisador Collin Payne, foi considerado o ano e não a década de nascimento de indivíduos de 15 países da América do Norte, Ásia e Europa, desde os anos 50.
Até então, segundo análises da Organização Mundial de Saúde e da ONU, o Japão era considerado o lugar do mundo onde a população vivia mais tempo, principalmente pelos seus hábitos alimentares. “Até então o que se sabia é que o Japão e os países nórdicos estão indo muito bem em termos de saúde, bem-estar e longevidade. Mas a Austrália está lá também. Os resultados têm muito a ver com estabilidade a longo prazo e o fato de a Austrália ter um alto padrão de vida por um tempo muito, muito longo”, disse o pesquisar à revista “Science Daily“.
Desta vez, concluiu-se que a expectativa de vida dos homens australianos é de 74,13 anos, enquanto das mulheres 79,03. Já na Suíça, que aparece na segunda posição, a população masculina vive em média 74,02 anos, enquanto o público feminino 78,79.
A grande diferença neste novo estudo foi a forma de análise que promete ser muito mais precisa. Até então para se chegar a média de vida da população era necessário calcular a expectativa de vida levando em consideração um determinado período.
No entanto os pesquisadores encontraram lacunas significativas neste processo, já que não se levava em conta, por exemplo, o fato destas pessoas mudarem de país e as novas condições de vida que teriam nesses lugares. Por isso se fez necessário analisar as taxas de mortalidade considerando o ano de nascimento e não a década.
“A maioria das medidas de expectativa de vida se baseia apenas nas taxas de mortalidade em um determinado momento. É basicamente dizer que se você pegasse um grupo hipotético de pessoas e as submetesse às taxas de mortalidade que um país experimentou em 2018, por exemplo, elas teriam uma idade média de 80 anos. Mas isso não diz nada sobre o curso da vida das pessoas, como elas viveram até a velhice”, explicou Payne.
“Nossa medida leva em consideração o curso da vida, incluindo taxas de mortalidade de 50, 60 ou 70 anos atrás. O que importa é a comparação com um grupo de pessoas que nasceram no mesmo ano e experimentaram condições semelhantes ao longo de suas vidas”.
longevidade

E no Brasil?

De acordo com levantamento recente do IBGE, a expectativa de vida dos que nasceram em 2019 passa a ser de 80 anos para mulheres e 73 para os homens.
Além disso também estamos vivendo um aumento significado da população idosa. Em 2030 a estimativa é que o Brasil tenha a quinta população mais velha do mundo. Tanto é que até 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos deve superar os 2 bilhões.


+ SOBRE O ASSUNTO

Quais os hábitos e desejos da população mais madura?
Pesquisa testa medicamento à base de casca de maracujá contra pressão alta
Pets robôs podem ser próxima tendência do futuro para os mais velhos
Dos códigos ao roteiro: idosos criam games e incentivam memória


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]