/
/
O setor atacadista distribuidor em plena transformação

O setor atacadista distribuidor em plena transformação

Segundo dados da pesquisa anual do Ranking Abad, setor atacadista faturou R$ 287,8 bilhões no ano de 2020 com crescimento nominal de 5,2% e real de 0,7% vs 2019

O atacado distribuidor faturou R$ 287,8 bilhões no ano de 2020 com crescimento nominal de 5,2% e real de 0,7% vs 2019. Os dados são da pesquisa anual do Ranking Abad (Associação brasileira de atacadistas e distribuidores) em conjunto com a Nielsen, publicado em maio de 2021. Trata-se de um canal relevante no Brasil que tem a missão de disponibilizar produtos aos mais de 5500 municípios deste país, consolidando a cadeia de distribuição nacional que complementa a malha das empresas de bens de consumo, alcançando mais de 1 milhão de pontos de venda.

Segundo a Nielsen, as vendas do primeiro trimestre de 2021 por formato demonstram o crescimento em valor do atacarejo (C&C) em 23,1%, do autosserviço independente em 21,2%, do supermercado grande em 17,5%, do canal tradicional 17,5% e do supermercado pequeno em 16,3%. Esse comportamento se deve à necessidade dos consumidores de buscar melhores ofertas no atacarejo para abastecer suas casas, otimizando seu orçamento, e à segurança e conveniência das compras de reposição nos formatos de lojas próximos à sua residência.

Nesse contexto pudemos observar a importância do comércio local que tem sido valorizado pelos consumidores. No gráfico da Nielsen a seguir, é possível visualizar as vendas em valor e volume por canal do primeiro trimestre de 2021 versus o mesmo período de 2020.

As vendas em valor e volume por canal do 1º trimestre de 2021 X o mesmo período de 2020.

A retomada dos negócios no segundo semestre, em função do avanço da vacinação somada às mudanças estruturais da digitalização trazidas pela pandemia, impõem desafios para o setor que estão sendo debatidos na ABAD 2021 ATIBAIA – 40ª Convenção Anual do Canal Indireto, que foi realizada em São Paulo, entre os dias 09, 10 e 11 de agosto de 2021 .

Entre diversos temas relevantes, os líderes estão debatendo a digitalização das operações dos distribuidores e atacadistas no que diz respeito a transformação digital, a criação da cultura de dados, o relacionamento comercial com os fornecedores, logística e principalmente as ferramentas tecnológicas utilizadas na integração dos negócios com seus clientes, como: varejistas de diversos segmentos, transformadores, empreendedores etc. Um projeto de um Marketplace B2B, patrocinado pela entidade, foi divulgado durante a convenção e vai conectar os varejistas à rede de distribuidores.

Outros desafios que o setor tem pela frente passam pela gestão da ruptura, a inflação dos alimentos, a competitividade entre os diversos canais, a prestação de serviços aos varejistas para melhoria da execução e a transformação do papel do representante comercial em um consultor de negócios que agrega valor aos clientes.

O canal está passando por grandes transformações desde o início da pandemia, demonstrando resiliência e agilidade. E como Ricardo Amorim ressaltou em palestra no evento: “um ponto fundamental é que na pandemia vimos nossa capacidade de adaptação e principalmente a velocidade com que implementamos diversas mudanças nas empresas.”

*Tania Zahar Mine é diretora da Trade Design e professora de Pós-Graduação na ESPM e na FIA.


+ Notícias

A fragmentação de canais digitais e a complexidade na operação

Experiência híbrida na jornada phygital

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]