Pesquisar
Close this search box.
/
/
Assistentes de voz serão onipresentes nos carros dos próximos três anos

Assistentes de voz serão onipresentes nos carros dos próximos três anos

Pesquisas recentes apontam que em pouco tempo 95% dos motoristas estarão usando comandos de voz nos veículos. No entanto, muito ainda se questiona sobre o compartilhamento de dados

Quando você vê uma pessoa falando sozinha no carro, já imagina que ela está conversando com alguém no viva-voz do celular. Mas é bem possível que esteja interagindo com um assistente de voz para obter informações ou acionar comandos do veículo.
De acordo com um relatório da Capgemini, 95% dos motoristas estarão usando um assistente de voz nos carros dentro de três anos.
O crescimento acompanha a tendência mundial do uso de assistentes de voz no celular, como a Siri e o Google Assistente, e também dos assistentes de voz para a casa, como o Google Home e Alexa.
“Os assistentes de voz estão se tornando uma parte essencial de como as pessoas experimentam carros e gerenciam suas vidas com segurança enquanto estão em movimento”, afirma Markus Winkler, chefe global de automóveis da Capgemini.
Por enquanto, o maior uso dos assistentes de voz nos carros é feito para realizar tarefas simples, como ligar ou desligar o rádio, mudar a música, fazer ligações ou pedir instruções de caminho para o GPS. No futuro, no entanto, os assistentes de voz nos veículos devem ficar mais complexos e integrados com os assistentes domésticos, como Alexa e Google Home.

Assistentes de voz
Foto Unsplash

“Os consumidores veem seus carros como uma extensão de suas vidas digitais. Os assistentes de carro devem ser considerados como parte de uma nova geração de interfaces digitais aprimoradas e simplificadas. Esses consumidores esperam uma experiência ininterrupta, personalizada e interativa nos carros”, diz o relatório da Capgemini.
A pesquisa entrevistou mais de 7 mil motoristas e 300 executivos da indústria automotiva da França, Alemanha, Índia, Itália, Holanda, Noruega, Suécia, Espanha, Estados Unidos e Inglaterra.

Qualidade e privacidade

Ao contrário dos avanços apresentados nos assistentes de voz para a casa e smartphones, a funcionalidade ainda é cheia de problemas nos carros.
Apenas 28% dos participantes da pesquisa descreveram seus serviços de assistente de voz em veículos como “ótimos” e 59% dos entrevistados afirmaram que a funcionalidade “é satisfatória, mas a experiência precisa ser aprimorada”.
Além de melhorar a experiência nos principais casos de uso, as montadoras devem estar atentas às preocupações sobre privacidade e segurança de dados.

Assistentes de voz
Foto Unsplash

De acordo com o relatório, 50% dos consumidores disseram que não confiam no fornecimento de dados pessoais aos assistentes de voz. Para 48% dos entrevistados, eles são intrusivos demais e coletam muitas informações pessoais.

Cada vez mais, os consumidores buscam uma experiência ininterrupta, personalizada e interativa nos veículos e, enquanto os assistentes de voz do carro estão melhorando, a maioria dos consumidores espera mais. De acordo com a pesquisa, as montadoras devem trabalhar para superar as limitações tecnológicas existentes e atenuar as preocupações com a privacidade.


+ NOTÍCIAS

Assistentes de voz: como elas podem melhorar seu cotidiano?
Cresce uso dos assistentes de voz para fazer compras online
Assistentes virtuais? Consumidor ainda prefere contato humano

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]