Pesquisar
Close this search box.
/
/
Assertividade no trabalho: como conquistar essa habilidade

Assertividade no trabalho: como conquistar essa habilidade

Ter clareza e objetividade na comunicação traz harmonia para o ambiente profissional, mas requer uma prática constante

Ao contrário do que pode parecer, assertividade no trabalho não tem a ver com estar correto (a) ou não em relação a alguma questão ou prática. O termo, cada vez mais citado quando se fala de relações interpessoais, se relaciona a um tipo de postura comportamental das pessoas em situações cotidianas no ambiente profissional.

Ser assertivo (a) significa se comunicar – verbalmente ou não – de forma direta, expondo e defendendo seu ponto de vista sem brigar, ofender ou causar qualquer tipo de constrangimento para a outra pessoa.

Se posicionar de forma clara e transparente exige que algumas habilidades comportamentais – as chamadas soft skills – sejam desenvolvidas.  “O autoconhecimento é fundamental, pois ter a percepção de si para poder se relacionar com o outro de maneira eficaz é fundamental neste processo”, afirma a psicóloga Livia Cordeiro Bacchi, consultora de RH e diretora da ABRH – Regional Centro-Oeste Paulista.

Segundo a psicóloga, também é necessário desenvolver a empatia para poder defender suas ideias sem desrespeitar o ponto de vista do outro, além de utilizar de maneira adequada a expressões verbais e não-verbais, uma vez que dizer uma coisa aparentando outra gera um ruído na comunicação.

“O profissional assertivo é aquele que consegue desenvolver a inteligência emocional, pois sabe controlar os seus sentimentos de forma a se comunicar com clareza, transmitindo sua mensagem com respeito e tranquilidade”, explica Livia Bacchi.

Como ter mais assertividade no trabalho

O comportamento assertivo é mais comum entre pessoas com autoestima e autoconfiança elevadas. A segurança proporcionada por estas características costuma trazer equilíbrio.

Contudo, como os níveis de autoestima e autoconfiança variam entre os profissionais, uma maneira de ter mais assertividade é seguir algumas dicas, como aponta a psicóloga:

1. Ouça o outro com atenção

Procure ouvir atentamente o outro para entendê-lo e, ao se posicionar, leve em consideração o ponto de vista dele. “Fazendo isto, ele saberá que você ouve, presta atenção ao que é importante para ele, e isto constrói a compreensão entre os dois lados no diálogo”, ensina Livia Bacchi.

2. Fale com clareza

Ao verbalizar, fale com clareza e prestando atenção no tom de voz e na comunicação não verbal. Esse é um detalhe importante. O que está sendo dito não pode contradizer a linguagem corporal.

Quando isso acontece o ouvinte automaticamente identifica que há algo errado e a mensagem se torna pouco confiável. Por isso é preciso trabalhar com a verdade e com convicção na hora de se comunicar.

3. Não esqueça que educação vem antes de tudo

Procure não interromper a fala dos outros, nem apontar o dedo. Evite também expressões imperativas, tom de voz elevado e o uso de ironia ou gestos que podem violar os direitos do outro.

“Prefira utilizar frases na primeira pessoa: ‘eu me sinto assim quando você age deste modo…’, assim, você está se responsabilizando e não apontando para o outro a culpa”, recomenda a psicóloga.

Livia Bacchi lembra que a assertividade não garante o fim de conflitos entre duas pessoas, mas quando há uma comunicação assertiva é mais fácil que os interlocutores identifiquem que há desacordo e tentem chegar a um consenso, ou, simplesmente, decidam manter a sua posição respeitando a do outro

A importância do exemplo da liderança

Não é raro que ambientes com poucas pessoas assertivas sejam mais agitados e estressantes, enquanto lugares com indivíduos mais equilibrados ao se comunicar sejam mais agradáveis e harmoniosos.

O papel das lideranças na criação destes ambientes é fundamental. “Um líder assertivo é capaz de influenciar de forma positiva a vida das pessoas. Quando um líder passa confiança para a sua equipe, ele consegue atrair seguidores e esses seguidores estarão dispostos a atingir os objetivos estabelecidos”, explica Livia Bacchi.

Por outro lado, líderes com comportamento inadequado, como gritar com os colaboradores, ofender, ou menosprezar os membros da equipe, afetam o clima organizacional, geralmente provocando descontentamento e, com isso, uma alta rotatividade na empresa.

A psicóloga explica que o líder hábil, sabe reconhecer as diferenças de cada membro do time e consegue ouvir o outro. Como consequência, se cerca de pessoas que irão retribuir com as mesmas atitudes. O resultado costuma ser um ambiente motivador no qual há respeito entre os colaboradores. “Em suma, a melhor forma de liderar é dando o bom exemplo”, conclui a psicóloga.

Pessoas com temperamento difícil são desafios

Um desafio mesmo para quem busca e pratica a assertividade no trabalho são as pessoas com temperamento naturalmente difícil, que são resistentes a tudo ou possuem posturas agressivas. Elas acabam se transformando em verdadeiros testes de calma e autocontrole.

Lívia Bacchi recomenda um posicionamento contra esse tipo de atitude. “É preciso saber se colocar com firmeza e demonstrar a insatisfação. Procure ser claro e explicar as razões trazendo exemplos que ilustram o problema e as possíveis soluções, colocando os limites necessários, sem desrespeito ao outro e ao mesmo tempo respeitando a si mesmo”, diz a psicóloga.

Mais uma vez o exemplo é a uma boa estratégia para, de uma forma sutil, educar uma pessoa difícil. O comportamento correto, quando transformado em padrão, é percebido e copiado e, assim, funciona como efeito didático.

As vantagens da assertividade no trabalho

Na opinião de Livia Bacchi, existem muitos benefícios em se adotar um comportamento assertivo no ambiente profissional, por exemplo, a redução de conflitos interpessoais, negociações melhor conduzidas, clientes satisfeitos com o atendimento e pessoas mais seguras, felizes e menos estressadas.

A psicóloga lembra, porém, que a atitude não pode ser esporádica. “A assertividade é uma escolha e precisa ser treinada e colocada em prática diariamente”, sentencia.


+ Notícias 

Por que a cultura de feedback é fundamental para as organizações 

Qual a sua capacidade de exercer o respeito? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]