Pesquisar
Close this search box.
/
/
As tendências do turismo em 2023, segundo a Decolar

As tendências do turismo em 2023, segundo a Decolar

Resultados do terceiro trimestre de 2022 mostram o setor de viagens voltando a níveis pré-pandemia

A Decolar – empresa de viagens líder da América Latina – analisou as tendências do turismo para 2023. As projeções mostram o movimento do setor na América Latina rumo a níveis registrados antes da pandemia de Covid-19.

No terceiro trimestre de 2022, a Decolar teve reservas brutas de US$ 1,1 bilhão, um aumento de 68% em relação ao mesmo período de 2021 e representando 94% do registrado no terceiro trimestre de 2019, antes da pandemia.

O volume de transações também cresceu, um aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2021, atingindo 81% do volume registrado no terceiro trimestre de 2019.

“A inovação e a tecnologia nos processos de compra de viagens foram pontos-chave para a recuperação do turismo e para satisfazer as necessidades do novo perfil de viajantes”, relata Daniela Araujo, diretora de Produtos Aéreos da Decolar.

“O cliente passou a exigir maior personalização e experiência digital nas plataformas de venda”, afirma. Com o apoio da inteligência de dados, é possível analisar as informações de busca dos clientes nas plataformas e medir os interesses e tendências de viagens e destinos.

Segundo a profissional, 95% dos viajantes da América Latina passam por algum canal da Decolar antes de comprar uma viagem, mais um sinal de que a empresa se consolidou como referência no mercado.

“A inteligência tecnológica ajuda a direcionar a pesquisa para o que o cliente está buscando e a conectar as diversas plataformas de venda, como site e aplicativos”, explica Daniela Araujo.

A demanda pela personalização vem dos próprios consumidores, que fornecem informações de hábitos e preferências em troca de melhores experiências de compra.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A tecnologia e os reflexos da pandemia vieram para ficar no turismo

É fato que o período pandêmico, com a exigência de distanciamento social, suspensão das atividades em aeroportos e etc, freou as viagens que estavam programadas para 2020 e 2021. Tanto que hoje há uma demanda reprimida e a Decolar entende que isso irá se estender até 2024 e estabilizar somente em 2025.

Anteriormente, para a executiva, as pessoas ficavam postergando a chance de conhecer um lugar e, de repente, quando a pandemia se instalou, o senso de urgência e o comportamento mudaram.

Com as novas tecnologias, a Decolar também pôde observar como a modalidade de Vacation Rentals (imóveis para temporada) vem se tornando um mercado promissor no pós-pandemia. Com a tendência do anywhere office, mais pessoas passaram a exercer sua profissão de qualquer lugar no mundo, combinando trabalho e lazer, e aumentando a preferência pelos aluguéis por temporada.

“Isso nos indica que é possível trabalhar em qualquer lugar, até mesmo em uma viagem de família ao Nordeste por uma semana, desfrutando do lazer. Mesmo que os números da pandemia tenham diminuído, essas tendências permanecem até hoje, e acreditamos que isso irá acontecer por um longo tempo ainda”, revela.

Conforme os filtros das plataformas de buscas, outras tendências são hospedagens que possuem wi-fi, aceitam pets ou ainda destinos que permitem contato com a natureza.

Para a diretora de Produtos Aéreos da Decolar, os viajantes também estão preferindo adquirir pacotes de viagens, que podem resultar em um desconto 35% maior em relação à compra de itens como passagem e hospedagem, separadamente.

A importância da jornada de consumo

Todos os setores do mercado têm sempre que estar pensando nas jornadas de consumo dos clientes, porque à medida que o consumidor muda suas expectativas e necessidades, as companhias devem se adaptar.

No caso da Decolar, a organização aplica tecnologia e inovação em seus processos, pois acredita serem fatores fundamentais para oferecer uma jornada cada vez mais personalizada.

“Foi-se o tempo em que você ligava para uma empresa e aceitava ter um atendimento que não condiz com a experiência que se tinha no site, ou que, quando você entrava no site, tinha uma jornada diferente de outro canal. O consumidor exige uma jornada muito conectada e que suas expectativas sejam entendidas e atendidas com empatia”, exemplifica Daniela Araujo.

Para o segmento de turismo, a executiva diz que esses elementos devem ser encarados com mais seriedade ainda, já que uma viagem envolve não somente o momento da compra e os aspectos financeiros, mas também emocionais: o desejo por conhecer outros lugares e diferentes culturas, expectativas sobre o atendimento e se os serviços adquiridos realmente serão efetivos.

“Toda essa experiência deve ser monitorada, e claro, quando o cliente chega no destino, ele também quer entender o que ele tem à disposição. Essa jornada está cada vez mais conectada e isso reflete no uso do nosso app, que é muito acessado e demandado”, conta.

“Isso vem mudando nos últimos anos e continuará sendo assim. Por isso, a Decolar investe tanto. Porque o consumidor se transforma e eu só posso ter um caminho: continuar mudando com ele, continuar aplicando tecnologia, acompanhando esse cliente e excedendo suas expectativas”, completa a diretora de Produtos Aéreos.

Conheça o Mundo do CX

Tendências para 2023

Daqui para frente, o segmento de turismo pode esperar por um aumento na busca por pacotes dinâmicos, com voo, hotel, carro e seguro por preços melhores.

“É uma tendência de economia financeira em que os dois lados ganham. O cliente tem um sistema de parcelas melhor e, a empresa, um pós-venda mais integrado”, salienta a profissional.

Ela também aponta a sustentabilidade como tendência no setor. “Conservar o planeta e ter responsabilidade social é dever de todos, e isso é algo que tem um peso crescente nas escolhas dos clientes, que cada vez mais buscam viagens amigáveis com o ambiente, como os hotéis com selo Unesco”, finaliza.


+ Notícias

Gerações Alpha e Z: As marcas preferidas do público infanto-juvenil no Brasil

Proibição de testes de cosméticos em animais atende desejo de consumidoras

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]