A Decolar – empresa de viagens líder da América Latina – analisou as tendências do turismo para 2023. As projeções mostram o movimento do setor na América Latina rumo a níveis registrados antes da pandemia de Covid-19.
No terceiro trimestre de 2022, a Decolar teve reservas brutas de US$ 1,1 bilhão, um aumento de 68% em relação ao mesmo período de 2021 e representando 94% do registrado no terceiro trimestre de 2019, antes da pandemia.
O volume de transações também cresceu, um aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2021, atingindo 81% do volume registrado no terceiro trimestre de 2019.
“A inovação e a tecnologia nos processos de compra de viagens foram pontos-chave para a recuperação do turismo e para satisfazer as necessidades do novo perfil de viajantes”, relata Daniela Araujo, diretora de Produtos Aéreos da Decolar.
“O cliente passou a exigir maior personalização e experiência digital nas plataformas de venda”, afirma. Com o apoio da inteligência de dados, é possível analisar as informações de busca dos clientes nas plataformas e medir os interesses e tendências de viagens e destinos.
Segundo a profissional, 95% dos viajantes da América Latina passam por algum canal da Decolar antes de comprar uma viagem, mais um sinal de que a empresa se consolidou como referência no mercado.
“A inteligência tecnológica ajuda a direcionar a pesquisa para o que o cliente está buscando e a conectar as diversas plataformas de venda, como site e aplicativos”, explica Daniela Araujo.
A demanda pela personalização vem dos próprios consumidores, que fornecem informações de hábitos e preferências em troca de melhores experiências de compra.
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A tecnologia e os reflexos da pandemia vieram para ficar no turismo
É fato que o período pandêmico, com a exigência de distanciamento social, suspensão das atividades em aeroportos e etc, freou as viagens que estavam programadas para 2020 e 2021. Tanto que hoje há uma demanda reprimida e a Decolar entende que isso irá se estender até 2024 e estabilizar somente em 2025.
Anteriormente, para a executiva, as pessoas ficavam postergando a chance de conhecer um lugar e, de repente, quando a pandemia se instalou, o senso de urgência e o comportamento mudaram.
Com as novas tecnologias, a Decolar também pôde observar como a modalidade de Vacation Rentals (imóveis para temporada) vem se tornando um mercado promissor no pós-pandemia. Com a tendência do anywhere office, mais pessoas passaram a exercer sua profissão de qualquer lugar no mundo, combinando trabalho e lazer, e aumentando a preferência pelos aluguéis por temporada.
“Isso nos indica que é possível trabalhar em qualquer lugar, até mesmo em uma viagem de família ao Nordeste por uma semana, desfrutando do lazer. Mesmo que os números da pandemia tenham diminuído, essas tendências permanecem até hoje, e acreditamos que isso irá acontecer por um longo tempo ainda”, revela.
Conforme os filtros das plataformas de buscas, outras tendências são hospedagens que possuem wi-fi, aceitam pets ou ainda destinos que permitem contato com a natureza.
Para a diretora de Produtos Aéreos da Decolar, os viajantes também estão preferindo adquirir pacotes de viagens, que podem resultar em um desconto 35% maior em relação à compra de itens como passagem e hospedagem, separadamente.
A importância da jornada de consumo
Todos os setores do mercado têm sempre que estar pensando nas jornadas de consumo dos clientes, porque à medida que o consumidor muda suas expectativas e necessidades, as companhias devem se adaptar.
No caso da Decolar, a organização aplica tecnologia e inovação em seus processos, pois acredita serem fatores fundamentais para oferecer uma jornada cada vez mais personalizada.
“Foi-se o tempo em que você ligava para uma empresa e aceitava ter um atendimento que não condiz com a experiência que se tinha no site, ou que, quando você entrava no site, tinha uma jornada diferente de outro canal. O consumidor exige uma jornada muito conectada e que suas expectativas sejam entendidas e atendidas com empatia”, exemplifica Daniela Araujo.
Para o segmento de turismo, a executiva diz que esses elementos devem ser encarados com mais seriedade ainda, já que uma viagem envolve não somente o momento da compra e os aspectos financeiros, mas também emocionais: o desejo por conhecer outros lugares e diferentes culturas, expectativas sobre o atendimento e se os serviços adquiridos realmente serão efetivos.
“Toda essa experiência deve ser monitorada, e claro, quando o cliente chega no destino, ele também quer entender o que ele tem à disposição. Essa jornada está cada vez mais conectada e isso reflete no uso do nosso app, que é muito acessado e demandado”, conta.
“Isso vem mudando nos últimos anos e continuará sendo assim. Por isso, a Decolar investe tanto. Porque o consumidor se transforma e eu só posso ter um caminho: continuar mudando com ele, continuar aplicando tecnologia, acompanhando esse cliente e excedendo suas expectativas”, completa a diretora de Produtos Aéreos.
Tendências para 2023
Daqui para frente, o segmento de turismo pode esperar por um aumento na busca por pacotes dinâmicos, com voo, hotel, carro e seguro por preços melhores.
“É uma tendência de economia financeira em que os dois lados ganham. O cliente tem um sistema de parcelas melhor e, a empresa, um pós-venda mais integrado”, salienta a profissional.
Ela também aponta a sustentabilidade como tendência no setor. “Conservar o planeta e ter responsabilidade social é dever de todos, e isso é algo que tem um peso crescente nas escolhas dos clientes, que cada vez mais buscam viagens amigáveis com o ambiente, como os hotéis com selo Unesco”, finaliza.
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