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As 7 tendências para o e-commerce em 2018

As 7 tendências para o e-commerce em 2018

O e-commerce apresentou bons resultados no ano passado e alguns quesitos de sucesso devem continuar sendo destaques. Confira as principais estratégias

O e-commerce brasileiro tem projeção positiva para 2018 e deve voltar a crescer em dois dígitos porcentuais depois de dois anos. De acordo com relatório da Ebit, divulgado na última semana, o comércio eletrônico nacional deve acompanhar a tímida recuperação econômica e crescer em torno de 12%, em comparação a 2017, com faturamento estimado em R$ 53,5 bilhões.

Confira abaixo os destaques e as principais tendências apontadas pela empresa para o e-commerce continuar com bom desempenho:

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Copa do Mundo

O maior evento do futebol mundial deve impactar positivamente a venda de produtos online, como televisores, bebidas e artigos esportivos.

Frete grátis

Varejistas aumentaram a oferta de frete grátis no meio digital. Em um ano, de 2016 para 2017, houve um aumento de 6 pontos percentuais (36% para 42%), influenciado pelo incentivo ao uso de aplicativos e retirada em lojas físicas de produtos.

Compras em sites estrangeiros

Cerca de 22 milhões de brasileiros fizeram, em 2017, compras em sites internacionais, gastando, em média, US$36,8 (cerca de R$117,8). A tendência, de acordo com a Ebit, é crescer a procura por produtos exclusivos e com preços mais atraentes no mercado internacional.

Invasão chinesa

Sites chineses continuam sendo os queridinhos entre os brasileiros que compram em plataformas internacionais. Em 2017, a pesquisa “Cross Border” aponta que 54% dos consumidores fizeram compras no site Aliexpress, mostrando um crescimento de 9 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

 

Sem parcelas

Praticamente metade das compras feitas no comércio eletrônico em 2017 foi paga à vista, apesar da importância do uso do cartão de crédito para o financiamento. Segundo o Ebit, o brasileiro ainda está receoso de parcelar por causa do endividamento.

Marketplaces

Impulsionado pela expansão do Mercado Livre, o faturamento proveniente das vendas via marketplaces aumentou e já têm parcela significativa do e-commerce: quase 20%. Como o modelo é vantajoso para as grandes varejistas e para os pequenos negócios, o crescimento dos marketplaces é inevitável.

Procura por smartphones

A demanda por celulares ultrapassou a dos eletrodomésticos, sendo a categoria mais vendida no e-commerce em 2017 em volume de faturamento.

Leia também:
5 tendências para empreender no e-commerce

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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