Pesquisar
Close this search box.
/
/
As 7 personalidades inovadoras que mudaram o mundo e as que irão mudar

As 7 personalidades inovadoras que mudaram o mundo e as que irão mudar

SXSW apresenta as personalidades que mais inovaram no curso da história humana e revela aquelas que deixarão sua marca no planeta

Figuras míticas ajudaram a construir a inovação ao longo da história. De Thomas Edison a Steve Jobs, de Marie Curie a Nicola Tesla, esses inovadores mudaram o mundo. Mas o que há em comum entre eles que impulsionou essa inovação sem precedentes?

Melissa A Schilling, autora e pesquisadora da NYU, e autoridade global em inovação, estudou a vida de sete grandes inovadores e revelou suas forças e fraquezas. Depois conversou com três grandes inovadores da atualidade sobre como projetam e desenvolvem ideias espetaculares em transporte autônomo, saúde e reaproveitamento alimentar. Tudo isso foi mostrado no SXSW, o maior evento de comportamento, tecnologia e inovação, que ocorre em Austin (EUA).

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

E quem são essas sete personalidades? Melissa relacionou Elon Musk, Marie Curie, Steven Jobs, Albert Einstein, Nicola Tesla, Dean Kamen e Thomas Edison. Em comum, eles têm um senso de separação. Esses inovadores são pessoas normalmente deslocadas de seu meio, o que as tornou independentes e mais focados em seus objetivos.

Todos os grandes inovadores, estudados por Melissa, priorizaram uma espécie de eficácia pessoal extrema. Seu pensamento era direcionado para uma inovação de cada vez, mas sempre procuraram criar mais de uma solução para problemas reais. Também tinham objetivos idealistas – sempre se consideravam a serviço da humanidade.

Os inovadores, na visão de Melissa, sempre foram apaixonados pelo próprio trabalho e não acreditavam nos limites dos homens comuns. Da mesma forma, não mediam tempo ou recursos para atingir a inovação de suas vidas.

Leia também
6 Princípios para inovar nas empresas, segundo a Ideo

Princípios e atitudes fundamentais para estimular a cultura de inovação

Para Melissa, a criação sistemática nas empresas precisa exercitar certas atitudes:

  • As pessoas precisam de tempo para trabalhar e refletir sozinhas;
  • A criatividade floresce quando abraçamos o estranho e o não convencional;
  • A eficácia absoluta advém da redução do preço do fracasso e a valorização das histórias heroicas que levem às pessoas a acreditarem que são mais capazes do que pensam;
  • Definir objetivos ambiciosos que se alinhem com os ideias dos seus talentos;
  • Conectar e habilitar pessoas aos melhores recursos e tecnologias possíveis para viabilizar as ideias

Os inovadores de hoje e de amanhã

Melissa então apresentou três inovadores que estão usando seus talentos para resolver grandes problemas e, em larga medida, inovaram de forma impressionante. São eles: Komal Ahmad, fundador e CEO da COPIA; Scott Drennan, Diretor de Inovação da Bell; e Seema Kumar, Vice-Presidente de Inovação e Saúde Global da Johnson & Johnson’s.

Komal Ahmad criou a empresa COPIA, cujo propósito é resolver o mais idiota problema do mundo: a fome. Ela desenvolveu um processo de direcionar a comida excedente para quem não tem o que comer. Tudo isso depois de ver e ter contato com pessoas que não comiam regularmente – 1 em 4 habitantes do planeta são vítimas de insegurança alimentar. Ao mesmo tempo, mais de 180 milhões de quilos de comida excedente são descartados diariamente. Logo, o problema não é de fome, é de logística.

A plataforma conecta doadores de comida, motoristas e condutores e operadores que recolhem, processam, prepararam a comida e a entregam para quem precisa. Mais de 1.100 pessoas já podem comer e se alimentar como estrelas de Hollywood, no caso refugiados de áreas conflagradas do globo. Durante o Superbowl, a COPIA recolheu 23 toneladas de alimentos. Sua concepção de negócio e abordagem do problema vão permitir alimentar mais de 2 milhões de pessoas em 2018.

Leia também
Lego, Nasa e o novo ambiente de negócios organizado em ecossistemas

Inovação radical

Scott Drennan então falou sobre o espírito inovador da Bell, e que hoje não se dedica mais a criar produtos, mas simplesmente ideias. “Quando você tem o poder de inovar, você deve ultrapassar esse poder e ir além. Isso significa que você deve permissão a si mesmo antes de pedir aos outros para correr riscos”. Os laboratórios da Bell têm pesquisas incríveis em aviação e transporte aéreo.

E o que é inovação na visão da Bell e de Scott? Incremental, estrutural, radical, voltada para romper negócios tradicionais. Não se trata de ideação, mas de realmente oferecer negócios prontos para mudar radicalmente qualquer tipo de negócio. O nível de inovação da Bell na indústria aérea, particularmente em helicópteros, é notável, com sistemas de Realidade Virtual capazes de pilotar um helicóptero à distância. Ou seja, um ser humano pilota o helicóptero de algum lugar, usando apenas um óculos de RV.

Inovação na saúde

Seema Kumar falou sobre saúde: como combater a mais infecciosa doença do planeta, com foco central em Serra Leoa na África. Ao ter conhecimento do problema do Ebola no pequeno país africano, a executiva foi ver o problema no local. Isso porque ela acreditava que era necessária uma abordagem radical de inovação e abordagem radical de inovadores para ajudar a população local.

A abordagem utilizada por Seema e outros cientistas foi utilizar matemáticos para quebrar o genoma. Um time colaborativo, bem orquestrado pode fazer a inovação acontecer. Seema falou também sobre os efeitos do zika vírus no encéfalo das crianças, a microcefalia – uma pesquisa conduzida por uma pesquisadora brasileira na rede global da Johnson & Johnson’s. A cientista falou que há poucos dias a própria FDA aprovou uma nova abordagem de combate ao câncer de mama.

Um painel definitivamente inspirador, mostrando como se constrói e se cultiva um espirito voltado para a inovação de alto impacto. Mais do que gerar vendas, há uma classe de talentos inovadores interessados em resolver grandes problemas.

Leia também
O trabalho vai ficar mais divertido. A Geração Z está chegando

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]