Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (8) pela Conversion ? empresa que trabalha com Search Engine Optimization (SEO) ? estima que o e-commerce brasileiro fechará 2014 com 130 milhões de pedidos efetuados. A pesquisa também listou as 30 cidades mais relevantes para o setor. Pesquisa foi feita a partir de 100 milhões de visitas em lojas virtuais.
A previsão é de que o número de visitas a sites de comércio eletrônico até o final do ano alcance seja próximo a 13 bilhões. O tíquete médio atual é de R$ 292,47 e taxa de conversão de 1,04%. O tempo médio de visita dos compradores brasileiros é de cerca de três minutos.
O estudo foi intitulado pela Conversion como ?Mapa do E-commerce no Brasil? e tem a capital paulista liderando o top 100, com previsão de compras de R$ 5,6 bilhões em 2014 divididos em 24 milhões de pedidos, equivalente a 32% do total transacionado no Estado.
O Rio de Janeiro é o segundo, com estimativa de R$ 3,8 bilhões em negócios, com 12 milhões de pedidos até o final do ano. A previsão de vendas para o terceiro da lista, Belo Horizonte é de R$ 2,3 bilhões e 7,5 milhões de pedidos. Um dado interessante sobre BH é que a capital mineira apresenta o maior tíquete médio do Brasil, de R$ 305,96.
Dados Comércio Eletrônico no Brasil
Segundo a Conversion, um em cada cinco visitantes no comércio eletrônico já utiliza dispositivo móvel e 10% das vendas são convertidas através de celular ou tablet. Outra pesquisa da mesma empresa indica que a busca orgânica ? aquela feita através de buscadores ? é o maior gerador de receita, com 34,6% das vendas, seguida pelos links patrocinados (23,5%) e tráfego direto (20%). Confira o TOP 30 do comércio eletrônico nacional.
Leia mais:
Quais serão os maiores varejistas em 2018