Pesquisar
Close this search box.
/
/
Arezzo + Grupo Soma: fusão cria nova ‘powerhouse of brands’

Arezzo + Grupo Soma: fusão cria nova ‘powerhouse of brands’

Com a fusão, Grupo Soma é incorporado pela Arezzo, reunindo 34 marcas, mais de duas mil lojas e R$ 12 bilhões de receita.

A Arezzo e o Grupo Soma confirmaram a fusão entre as duas empresas, numa operação na qual a house of brands fundada por Anderson Birman incorporará a organização dona de marcas como Farm, Animale, Maria Filó e Hering. Dessa forma, os acionistas da Arezzo&Co terão 54% de participação na nova empresa, enquanto os do Grupo Soma terão 46%. A nova empresa gerada pela fusão há muito aguardada ainda não possui nova denominação.

“Nosso foco é a geração de valor perene, de longo prazo”, explicou o CEO da nova empresa, Alexandre Birman, durante apresentação a investidores realizada na segunda-feira, dia 5 de fevereiro. “Estamos aqui para construir um legado, gerando capacidade de receita, otimizar o parque industrial da família Hering, gerando troca de experiência entre canais, e capacidade de internacionalizar a moda brasileira”.

Nova estrutura

Roberto Jatahy (à esquerda) e Alexandre Birman (à direita) | Foto: Nicolas Calligaro

Já em relação à liderança da companhia, Alexandre Birman – filho do fundador da Arezzo, Anderson Birman –, atuará como CEO. Além disso, cada uma das quatro verticais de negócios, nas quais estão alocadas as diferentes marcas da nova empresa, terá seu próprio diretor, de forma a manter a autonomia das unidades de negócios. Assim, Luciana Wodzik, atual diretora executiva das marcas Arezzo, Anacapri, Fiever e Alme, será a nova diretora da vertical de Calçados e Acessórios Femininos.

Roberto Jatahy, atual CEO do Grupo Soma e cofundador da marca Animale, junto à irmã Claudia Jatahy, comandará a vertical de lifestyle e vestuário feminino, que reúne marcas como a própria Animale, Maria Filó, Farm, Cris Barros, e Dzarm, entre outras. Rony Meisler, fundador da Reserva, será o líder da vertical de lifestyle e vestuário masculino, enquanto Thiago Hering comandará a unidade responsável pela marca Hering e seus demais braços.

Olhar para o futuro

Já em 2021, o Grupo Soma comprou a Hering pelo valor de R$ 5,14 bilhões. Poucos dias antes, a Arezzo havia feito uma proposta não solicitada de aquisição no valor de R$ 3 bilhões, mas que foi negada pela Hering.

Na nova empresa, que combina essas e mais marcas, entre as sinergias identificadas, estão a inclusão de calçados e acessórios nas marcas do Grupo Soma, gerando assim uma maior integração entre os diferentes nomes dentro das lojas e diferentes canais de venda. Há também o desafio da gestão do canal de franquias, considerando que Arezzo e Hering são as duas maiores marcas franqueadoras do novo grupo. 

Hoje, algumas marcas das empresas combinadas já possuem uma operação internacional, como Schutz, Alexandre Birman e Farm. Os executivos anunciaram que, por mais que essa expansão faça parte da estratégia, o foco de crescimento permanece no Brasil e na América Latina. “O Brasil é um país com dificuldade de crescimento, mas não queremos apenas jogar dinheiro para o exterior”, contou Roberto Jatahy durante a apresentação. “Nossa missão é aumentar o mercado endereçado da companhia. Sonho grande é algo global”.

*Fotos: Nicolas Calligaro

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]