Pesquisar
Close this search box.
/
/
Após aquisição, Advent vai reestruturar operação do Walmart do zero

Após aquisição, Advent vai reestruturar operação do Walmart do zero

Fonte ouvida por NOVAREJO diz que reestruturação deve começar pela saída de todo o primeiro escalão da operação do Walmart no Brasil

Quando as tratativas para a compra do Walmart no Brasil pelo fundo Advent finalizarem, o que deve acontecer até o final deste ano, o primeiro passo que o fundo deve dar é esvaziar as cadeiras do primeiro escalão da varejista no Brasil, segundo uma fonte envolvida na operação.

A varejista confirmou a venda de 80% da operação brasileira para o fundo de private equity na última segunda feira. Esta é a maior transação de fusão e aquisição do varejo brasileiro depois da transação do GPA pelo francês Casino.

A operação já era esperada pelo mercado, diante dos resultados cada vez piores da varejista no Brasil. A empresa espera registrar um prejuízo líquido de aproximadamente US$ 4,5 bilhões no segundo trimestre. A transação deve ser concluída até o final deste ano.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

No Brasil desde 1995, o Walmart sofreu para ajustar a operação. Em sua primeira fase, colocou americanos para gerir a operação brasileira. Não funcionou. A companhia, então, enviou mexicanos, por acreditar que a proximidade dos mercados ajudaria na gestão. De novo, não deu certo.

Agora, segundo a fonte, é possível que a gestão fique nas mãos de um brasileiro. O mais cotado para assumir a cadeira principal é Luiz Fazzio, que tem experiência em turnarounds de negócios no varejo, como deve ser o do Walmart.

Leia também:
Briga de preços entre Sam’s Club e Walmart causa fúria nos EUA

O que deve acontecer?

A fonte ouvida por NOVAREJO confirmou que a operação deve ser reestruturada do zero. “Tudo está uma bagunça. O backoffice tem sistemas antigos e vai ser preciso reestruturar da logística às lojas”, afirmou a fonte.

O Walmart deve seguir a receita das varejistas brasileiras: apostar em atacarejo e mercados de vizinhança. Para isso, vai rever o portfólio de lojas. Há muitas operações que não se encaixam em nenhum desses dois modelos.

Além disso, haverá reposicionamento de marca. O “preço baixo todo dia” deve morrer e a operação seguirá o modelo das varejistas brasileiras, baseado em promoções e ofertas.

Ainda não se sabe se a companhia enxugará o portfólio de marcas com as quais opera no País.

Mudanças positivas para o mercado

Para Sérgio Nóia, sócio da Enéas Pestana & Associados, a transação vai fazer bem ao mercado brasileiro. “Os futuros ajustes na terceira maior rede irá deixá-la mais forte para aumentar a sua competitividade com os maiores players e regionais, além de ganhar market share e conseguir assim brigar em formatos vencedores do varejo brasileiro com preços”, disse.

“Essa transação é o start para uma grande mudança, que será saudável, na dinâmica do Varejo brasileiro, tanto para indústria como para o consumidor”, complementou Rogério Soares, também sócio da consultoria. “O Varejo é um dos maiores empregadores do País e que contrata muitos serviços e com o fortalecimento da rede poderá haver efeitos positivos nas regiões onde as lojas estão localizadas”, afirma.

Para os sócios, o Advent foi muito corajoso ao realizar uma das maiores aquisições da última década e eles estão preparados para reposicionar a empresa a fim de gerar resultados significativos no país.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]