A gigante de tecnologia está lançando um novo projeto chamado Im2Calories, que utiliza um algoritmo para analisar as fotos de alimentos no Instagram e contar as calorias contidas neles.
Em tese, se você carregar uma foto de um cheeseburger, por exemplo, o Im2Calories poderia identificar os pixels na imagem como a de um hambúrguer, e calcular as calorias com base em seu tamanho em relação ao prato e quaisquer condimentos adicionais.
A maioria das pessoas não posta fotos de suas refeições corriqueiras. Para a maior parte, postar fotos de alimentos é feito quando há algo único sobre ele: uma refeição de quatro pratos para comemorar um aniversário, por exemplo, ou um chocolate ganhado de presente por conseguir uma promoção no trabalho.
Se cada foto do Instagram vier com a contagem de calorias escancarada, o que antes era comemoração, tornar-se-á uma nuvem negra sobre nossas consciências.
Aparentemente, o Google quer nos lembrar de que, mesmo em nosso mais feliz dos dias, ainda devemos estar atentos aos números.
O Google defende o produto como não sendo uma ferramenta de envergonhar, mas como uma maneira mais fácil para os usuários manterem um diário alimentar. Mas se o Im2Calories só funciona através do Instagram, então isso significa que mesmo as pessoas que estão interessadas em obter uma estimativa do seu consumo serão agora obrigadas a apresentar os seus hábitos alimentares para o mundo.
E enquanto o contador de calorias pode ser concebido para ajudar as pessoas a avaliar o valor nutricional por meio das fotos daquilo que comem, não há nenhuma maneira de impedir os outros de fazer o trabalho para você.
A menos que você realmente esteja seguindo uma dieta, a contagem de calorias é inútil. As pessoas sabem se o que estão comendo é saudável ou não, será que precisam de um aplicativo de mídia social para confirmar o que já sabem?
* Com informações do New York Post
LEIA MAIS:
Por que amamos postar fotos de comida nas redes sociais?