Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a Animale derrubou o mito de que roupa cara não vende na internet

Como a Animale derrubou o mito de que roupa cara não vende na internet

Internet impulsiona crescimento da Animale, mas primeiro contato com o cliente ainda é feito na loja física e requer perícia dos vendedores

As vendas do Grupo Soma cresceram numa média de 10% ao ano durante o período mais grave da crise, segundo Tiago Dowsley, head de e-commerce do grupo, dono das marcas Animale, A.Brand, Farm, FYI, Fábula e Foxton.

O principal responsável pelo crescimento da rede tem sido o e-commerce, em especial as vendas via smartphone. Dowsley revela que 70% dos acessos ao site são mobile e, ao contrário do que o senso comum pode sugerir, os clientes mais ricos são os mais interessados em comprar pela internet. “Existe o mito de que roupa cara não vende no digital, mas quem tem dinheiro tem menos medo de comprar pela internet”, aponta.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Mesmo com o destaque das lojas virtuais, o executivo ressalta a preocupação do Grupo Soma em recuperar a movimentação nas lojas de shoppings. Ele revela que a grande maioria das primeiras vendas são realizadas nas lojas físicas, especialmente quando se trata de marcas premium. Nesse processo, a vendedora é fundamental. “Temos um trabalho de reestruturação digital, interno, mas também estamos agindo na ponta, junto com as vendedoras, para segurar os clientes”, afirma.

Um dos desafios da Animale e de suas marcas-irmãs tem sido dar sequência na internet às experiências que os clientes têm na loja e, mais especificamente, no provador. “Se o cliente vai no provador e usa aquela peça mas não leva, a gente precisa reapresentar aquilo para ele no digital”, explica Dowsley.

Aplicativos para clientes premium

Dowsley coloca ressalvas em relação ao potencial dos aplicativos e afirma que o Grupo Soma tem apostado muito mais na força dos e-commerces e do marketplace do grupo. Segundo o executivo, os aplicativos são importantes para fidelização dos clientes premium, mas não causam muito efeito no público amplo. “Em relação ao aplicativo, a pessoa tem mais um atrito na experiência de compra, que é fazer o download. O app vai servir muito mais para engajar os clientes especiais. Nós só vamos oferecer um aplicativo, que ainda não temos, quando tivermos um conteúdo realmente relevante para oferecer”, explica.

Novidade no provador

Alexis Rockenbach, fundador e presidente da Compasso, empresa de tecnologia que vem atuando com o Grupo Soma na transformação digital da marca, afirma que a novidade que o setor de varejo de moda deve ganhar neste ano é o espelho inteligente, capaz de entender a experiência dos clientes dentro do provador. Além de criar um histórico sobre os gostos do consumidor devido ao reconhecimento das peças levadas ao provador, o espelho inteligente procura trabalhar a próxima venda, oferecendo peças que combinem com aquelas já escolhidas.

Rockenbach ressalta que, para concretizar a transformação digital que está sendo prometida todo dia pelo varejo ao consumidor, o setor precisa enfrentar um problema elementar. Segundo o executivo, falta ao varejista reconhecer que o cliente não gosta da experiência de consumo que ele está encontrando nas lojas hoje. “80% dos varejistas acham que a experiência oferecida hoje pelas lojas agrada, enquanto apenas 9% dos consumidores se dizem, de fato, satisfeitos. Ainda há uma dificuldade do varejo em identificar os seus problemas”, conclui.

Leia também: 

4 Etapas da transformação digital que estão acontecendo ao seu redor

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]