Pesquisar
Close this search box.
/
/
Por que a Amazon ainda se sai bem no Prime Day?

Por que a Amazon ainda se sai bem no Prime Day?

A gigante varejista vendeu principalmente livros, Kindle e Echo Dots (Alexa) no último Prime Day

Ano após ano, as estratégias de venda da Amazon são estudadas ao máximo para entender qual é essa tal fórmula do sucesso que gera tanto faturamento à empresa. Evidentemente, essa fórmula não é produzida por um único composto — mas é de se admirar o quanto o Amazon Prime Day (dia de ofertas exclusivas para assinantes) costuma ir bem.

Neste ano, o evento ocorreu nos dias 12 e 13 de julho e contou também com ofertas antecipadas. A grande jogada, no entanto, foi de comunicação com o cliente: algo que começa no e-mail e nos próprios anúncios da marca, com ofertas personalizadas e exclusivas.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 

Por que o Prime Day vende tanto?

Um ponto de destaque a ser compreendido é que a repercussão do Prime Day ultrapassa o esforço da empresa e a divulgação das promoções acaba caindo na boca do público.

De acordo com um levantamento da Buzzmonitor, entre os dias 07 e 14 de julho, 74.918 posts divididos entre 34.187 usuários mencionaram os termos AmazonPrimeDay, PrimeDay ou Prime Day 2022. Ou seja, boa parte da divulgação foi feita pelos próprios consumidores em suas redes sociais — no Twitter, sobretudo, uma série de “threads” rodaram a timeline com links de ofertas.

Este ano, o volume de menções superou a quantidade de posts de 2021 em 295%. E essa divulgação orgânica traz uma nova dimensão às vendas da varejista, que conta não apenas com toda a equipe de marketing para divulgação, como também com os próprios usuários, que delegam, dessa forma, uma visão muito mais transparente e confiável sobre as ofertas.

Na escolha dos influenciadores para divulgação do evento, que foram vários, a Amazon também investiu forte em diversidade — outro ponto que chamou ainda mais usuários para a plataforma da varejista. Os posts com maior índice de engajamento foram um vídeo do Luba TV e uma foto da Maju Araújo, dois produtores de conteúdo que fazem parte da sigla LGBTQIAP+.

Leia mais: Fone sem fio, com Alexa e cancelamento de ruído: testamos o Echo Buds (2ª Geração), da Amazon

A maior parte das compras foi para livros, Kindle e Alexa

Além das estratégias de conversão para a data, um outro destaque do Amazon Prime Day foi o comportamento do brasileiro em relação aos itens mais buscados para a data. Posto que a varejista apresenta não apenas a facilidade da compra “a um clique”, mas também a possibilidade de fazer várias compras em diferentes lojas e parcelá-las todas de uma vez em uma única forma de pagamento, preferencialmente cartão de crédito,  e sem taxa de frete — afinal, a assinatura da Amazon Prime garante justamente essa vantagem —, é de se entender que o usuário queira aproveitar esse momento de ofertas.

E, uma vez que o Prime Day é exclusivo para assinantes, tudo fica ainda mais interessante para o consumidor. Mas se engana quem acredita que o comportamento do consumidor foi mais voltado para a compra de eletrônicos em geral e produtos de informática. Quem realmente se sobressaiu foram os livros.

Conheça o Mundo do CX

Como mostra o estudo da Buzzmonitor, alguns dias antes da data, as intenções de compra eram majoritariamente compostas por livros (58,53%) e 3,32% queriam comprar um Kindle. E as cidades de Recife, Brasília e Fortaleza foram as que mais apresentaram essa preferência. E vale ressaltar que a intenção foi produtiva: os itens mais comprados foram livros (23,01%), Echo Dots (Alexa) (1,56%) e Kindles (1,12%).


+ Notícias

Aborto nos EUA: Netflix, Amazon, Apple e outras marcas se posicionam sobre o assunto

Amazon e Starbucks se unem em uma loja conjunta em NY 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]