/
/
Alimentos e Bebidas: tendências do setor e como gerar negócios

Alimentos e Bebidas: tendências do setor e como gerar negócios

Tendências ajudam a compreender como engajar mais os consumidores para viabilizar novas estratégias operacionais e de negócios

O setor de alimentos e bebidas está sendo profundamente impactado pela pandemia e há mudanças irreversíveis em andamento. Os consumidores estão mais preocupados com a rastreabilidade dos produtos, há uma consciência alimentar crescente, mais ativismo nas mídias sociais e preocupações socioambientais. Por outro lado, o consumo nas residências também aumentou e o comércio eletrônico ajuda a tornar as vendas mais escaláveis.

Refletindo sobre esse cenário, as tendências a seguir ajudam a compreender como as empresas de Alimentos e Bebidas podem engajar mais os consumidores para viabilizarem novas estratégias operacionais e de negócios.

1. Pessoas no centro

Prática do varejo seguro com foco nos colaboradores e clientes; métodos ágeis e equipes para entrega de projetos; capacitação de profissionais com funções e responsabilidades claras e processos de tomada de decisão ágeis.

2. Confiança

Prática do conceito de varejo seguro com produtos mais saudáveis e sustentáveis; maior preocupação com reputação e marca, sustentabilidade (ESG); foco na preservação de caixa e gerenciamento de risco; foco em cumprir o que foi prometido.

3. Experiência do consumidor

Adoção de ferramentas analíticas para entender novos hábitos de consumo; revisão de categorias e portfólio de produtos, com adequação aos novos hábitos; adoção da estratégia clique e retire, fortalecimento e expansão da entrega direta ao consumidor (Direct-To-Consumer (DTC)) e last mile (última milha); implementação de estratégia de preços dinâmica.

4. Cooperação e colaboração

Prática do conceito de varejo seguro; métodos ágeis e equipes para entrega de projetos; conceito de “juntos somos mais fortes”; colaboração com outras empresas para fortalecer o segmento, o mercado e a economia.

5. Cadeia de suprimentos inteligente e resposta rápida

Adoção da estratégia clique e retire, fortalecimento e expansão da entrega direta ao consumidor (Direct-To-Consumer (DTC)) e last mile (última milha); revisão das políticas de estoque; implementação de soluções de rastreamento; desenvolvimento de novos fornecedores e análises para verticalizar operações, foco em aumento de eficiência e eficácia.

6. Plataformas e novos modelos de negócios

Prática do conceito de varejo seguro; implementação de estratégias Direct-To-Consumer (DTC), clique e retire/ e last mile (última milha); ferramentas analíticas para entender hábitos de consumo; maior presença em marketplaces.

7. Utilizar e não apenas reter dados

Adoção de ferramentas analíticas para entender novos hábitos de consumo; implementação de uma estratégia de preços dinâmica; uso de informações pessoais de forma segura e responsável (LGPD); ferramentas e sistemas para ações em tempo real.

8. Intensidade tecnológica

Adoção de ferramentas analíticas para entender novos hábitos de consumo; implementação de estratégia de preços dinâmica; revisão da capacidade tecnológica para operação digitalizada; migração de operações para nuvem; adoção da cibersegurança.

Para além dos impactos da pandemia, os executivos de alimentos e bebidas precisam dedicar especial atenção sobre as estratégias que devem ser executadas e o modelo operacional que deve ser conduzido para que as empresas do setor sejam mais inovadoras, relevantes e assertivas. Certamente, fazendo uma leitura correta do cenário, e investindo em modelos mais ágeis e disruptivos, boas oportunidades serão aproveitadas para o sucesso nos negócios.

* Mauricio Godinho é sócio-diretor líder de Alimentos e Bebidas da KPMG no Brasil


+ Notícias 

Burger King anuncia lançamento de programa de fidelidade 

Saiba quais são os três pilares da transparência na cadeia de suprimentos 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]