Diferentemente de outros comércios online, a Black Friday não é a data mais importante para as vendas da AliExpress. Desde 2009, o 11 de novembro – quando é celebrado o Dia dos Solteiros na China – se tornou o verdadeiro dia de promoções na plataforma da gigante. Nesse ano não poderia ser diferente. Só no Brasil, a AliExpress está preparando mais de R$ 13 milhões em descontos, além de R$ 20 a cada R$ 100 gastos. Mas nessa edição, o 11.11 no Brasil será celebrado na AliHouse.
A casa, localizada em Alphaville, em Santana do Parnaíba, no estado de São Paulo, foi decorada e recheada com produtos comercializados no AliExpress – a maioria estará com descontos agressivos no dia 11 de novembro.
Nesse mesmo dia, quando começa a campanha, a AliHouse também será sede de uma live com influenciadores, mediada pela apresentadora e atriz Fernanda Souza para testar produtos e fazer demonstrações aos consumidores. A live ainda contará com apresentação da cantora Simone Mendes. Trata-se de uma forma de aproximar os clientes da plataforma e dos itens à venda.
“Buscamos trazer produtos diversos de diferentes universos e categorias que nem sempre o consumidor está acostumado a usar”, afirma Briza Rocha Bueno, diretora da AliExpress no Brasil. “Esse será um espaço para que o influenciador fale sobre os itens, criando conteúdo na AliHouse”.
A campanha, que será realizada até o dia 17, terá lives no aplicativo da AliExpress – onde os consumidores poderão navegar enquanto acompanham a transmissão – assim como em redes sociais, como Instagram e Kwai, para apresentar objetos de decoração, eletrônicos, cosméticos e artigos de cozinha da AliHouse. Os itens usados para montar a casa representam uma parcela dos produtos que terão descontos agressivos no aplicativo.
Experiência e influência
Cada cômodo da AliHouse possui uma temática. O banheiro do quarto principal, por exemplo, conta com uma série de produtos de beleza e cuidado, como maquiagens, perfumes, cremes, secadores de cabelo e barbeadores. Já outro quarto possui uma temática gamer, com controles de videogames, um hoverboard, tablets e iluminação smart. A cozinha, por outro lado, conta com diferentes utensílios.
A ideia é que os influenciadores que participarão da live do dia 11, que começará às 19h, possam testar esses diferentes produtos e, assim, esclarecer as dúvidas, comentários e curiosidades dos consumidores que estarão acompanhando a transmissão. Ou seja, por meio dos influenciadores, os clientes poderão experimentar cada item. “Queremos oferecer ao cliente as possibilidades, que ele possa encontrar na nossa plataforma aquilo que precisa”, afirma a executiva.
Jorge Gloss, brand lead da AliExpress, destaca que a campanha se baseia em uma grande massa de produção de conteúdo. “A ideia é mostrar algo que as pessoas vivenciaram na live. O criador de conteúdo, do seu próprio jeito, irá mostrar o produto da forma mais orgânica, da qual já está acostumado a fazer. Acreditamos muito nessa linguagem. Os consumidores nem sempre, vendo uma foto ou vídeo, sabe como utilizar um produto. O influenciador, no qual já confia e com quem tem uma experiência, fala a sua língua. Isso ajuda a traduzir a experiência”, detalha.
Após a campanha do 11.11 a intenção é manter a AliHouse ao longo de um ano como um hub de conteúdo. Assim, os AliExperts – consumidores fiéis da plataforma e que se tornam uma espécie de influenciadores – também podem usufruir da AliHouse para criar conteúdo, testar itens e divulgar o que gostaram para seus seguidores.
Os consumidores que “influenciarem” amigos, familiares e colegas também colherão benefícios. Trata-se do programa Compartilhe e Ganhe, no qual usuários cadastrados na plataforma podem compartilhar o link de determinado item que, se for comprado pela outra pessoa, produz um crédito na conta do ‘influenciador’ na AliExpress. Se a pessoa indicada que comprar o produto for um consumidor de primeira viagem na plataforma, o benefício é ainda maior.
Remessa Conforme
Os produtos disponíveis na AliHouse são uma combinação de itens de vendedores brasileiros e cross-border. Os cosméticos, por exemplo, são preferencialmente comercializados no país, como as marcas Melu e Lola Cosmésticos. A preferência se deve ao risco de facilmente evaporarem ou serem danificados no transporte internacional. Já alguns aparelhos como barbeadores e secadores de cabelo são trazidos de fora.
Para os produtos de sellers locais, o prazo de entrega para a campanha do Dia dos Solteiros será de até três dias, enquanto os produtos internacionais serão entregues em até 10 dias. O prazo mais rápido do que a média usual de 12 dias está relacionado ao programa da Receita Federal Remessa Conforme. Essa é a primeira campanha de 11.11 sob as novas diretrizes.
“O programa oferece mais previsibilidade”, explica Briza Rocha Bueno. “Hoje, quando um consumidor faz uma compra no AliExpress, enviamos as informações da aquisição para a Receita Federal antes mesmo da chegada do produto no Brasil. Assim, a Receita pode fazer o desembaraço aduaneiro com mais velocidade, o que contribui com a entrega do produto dentro dessa expectativa de dez dias”.
O Remessa Conforme permite a isenção de impostos de importação em encomendas no valor de até US$ 50 em marketplaces cadastrados no programa – como o próprio AliExpress, Shein, Mercado Livre e Shopee. Para compras acima desse valor, é aplicada a alíquota de 60%. As empresas cadastradas também devem recolher tributos estaduais e o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços). No caso da AliExpress, o consumidor paga as tributações no momento de fechar e pagar a compra.