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Live Commerce é uma das tendências para a Black Friday 2023

Live Commerce é uma das tendências para a Black Friday 2023

Brasil é o país da América Latina com maior número de consumidores que utilizam as live commerces para fazer compras online

“É raro ver um salto tão grande em período tão curto de tempo”, afirma Zia Wigder, chief content officer do eMarketer/Insider Intelligence. Já a Colômbia e o México ocupam hoje a segunda posição como os países com mais consumidores desse formato, com 54% de usuários. No ano anterior, cada um registrou, respectivamente, 52% e 48% dos compradores digitais.

O Social Commerce – como é chamado o comércio feito por meio de mídias sociais – vem ganhando cada vez mais a atenção dos consumidores. Em outra pesquisa pesquisa, “Tendências do Varejo 2023”, da Opinion Box em parceria com a Dito, as redes sociais mais utilizadas para compras são WhatsApp, Instagram, Facebook, Youtube e Tiktok. O estudo ainda aponta que a maioria das experiências nessas plataformas é positiva, com índice de aprovação acima de 70% em todos esses canais.

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Nessas plataformas, está crescendo também o formato do live commerce, ou seja, a venda de produtos e serviços por meio de transmissões ao vivo. Segundo os consumidores entrevistados pela pesquisa, 40% já realizaram compras depois de assistir a uma live commerce de uma marca.

Nova tendência para a Black Friday

Grandes varejistas no Brasil como Magalu e Mercado Livre são algumas das empresas que estão apostando no formato. O Youtube, por exemplo, é uma das plataformas pioneiras que aderiram à modalidade, lançando em 2019 sua transmissão ao vivo “Show da Black [Friday]”. Não à toa, trata-se de uma tendência para a edição de um dos maiores eventos do varejo brasileiro esse ano.

Compras em redes sociais crescem com live commerce

Ainda segundo a pesquisa, as principais plataformas utilizadas pelos consumidores digitais no Brasil para fazer suas aquisições são marketplaces, sites e lojas online, aplicativos de lojas, aplicativos “agregadores”, redes sociais, sites classificados e WhatsApp. A expectativa é que a participação das redes sociais nas aquisições, que já representa o canal de um a cada quatro consumidores, deverá crescer também em razão do crescimento do live commerce.

Plataformas mais utilizadas para compras digitais segundo com consumidores digitais no Brasil% dos respondentes
Marketplaces76%
Websites e lojas online76%
Aplicativos de lojas64%
Aplicativos agregadores51%
Redes sociais25%
Sites classificados24%
WhatsApp18%
Outros2%
Tabela baseada em dados do levantamento do eMarketer/Insider Intelligence

O estudo do eMarketer/Insider Intelligence ainda aponta que há diferentes ferramentas disponíveis aos vendedores e varejistas para criarem suas próprias transmissões de live commerce. Como explica Widger, não são necessários grandes investimentos. “Não custa uma fortuna testar o livestream. Uma boa maneira de começar é descobrir se é melhor para a empresa trabalhar com influenciadores ou criar novas personalidades que falem exclusivamente para as transmissões ao vivo, como fazem na China”.



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