A 99jobs foi uma das dezenas de empresas a abrir as portas para participantes do Whow!, festival de inovação que aconteceu entre os dias 25 de 27 de julho em São Paulo. Durante o encontro, Diego Ximenes, um dos sócios, falou sobre as dificuldades que encontrou pelo caminho.
Em 2012, quando a startup surgiu, os sócios não tinham sequer um mailing. Com a ajuda de amigos, conseguiram reunir uma lista de 50 mil nomes e emails e, pouco tempo depois, o site já tinha cinco mil usuários. Foi quando o negócio chamou a atenção de um investidor. Um dos empresários do rei Roberto Carlos, Duflair Pires é, segundo Ximenes, tão supersticioso quanto o cantor.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
“Ele disse: ‘nove é meu número da sorte. Essa empresa não tem como dar errado’. E nos obrigou a lançar a 99jobs no dia 27 de fevereiro, data que somada dá nove”, diverte-se Ximenes. Pouco antes do lançamento, um dos sócios, que cumpria a função de programador, decidiu deixar a sociedade. E, para piorar, dias depois da grande estreia o site simplesmente saiu do ar. “Tivemos que refazê-lo do zero”.
Teste de compatibilidade
Apesar das dificuldades, a 99jobs tinha na manga uma carta valiosa: o 99match, um algoritmo capaz de encontrar os profissionais mais adequados às vagas anunciadas pelas empresas. “Com um filtro para aumentar o fit cultural dos candidatos, chegamos a uma afinidade de 99%”, diz Ximenes.
Sem custo para o usuário, o 99jobs já tem mais de um milhão de usuários e é responsável pelo recrutamento e seleção de mais de 100 empresas, como Globo, Magazine Luiza e Microsoft. Os inscritos podem ainda avaliar reputação das empresas como empregadoras. “Queremos criar agora ferramentas de recrutamento interno e seguir com a nossa proposta de ajudar as pessoas a buscar um trabalho com proposta”, diz Ximenes.