Pesquisar
Close this search box.
/
/
Além do visual: Android 12 promete maior segurança e privacidade aos usuários

Além do visual: Android 12 promete maior segurança e privacidade aos usuários

Sistema possibilita que usuários tenham maior controle sobre os dados pessoais utilizados por aplicativos; algumas funcionalidades já existiam na Apple

De olho na pressão do Governo americano e de reguladores da Europa, o Google lançou, nesta terça-feira (18), ainda na versão beta, a nova atualização de seu sistema operacional: o Android 12. Além de um novo visual minimalista, o sistema operacional traz a promessa de aprimorar os recursos de segurança e privacidade dos usuários.

Uma das grandes novidades da atualização é o Privacy Dashboard, funcionalidade que tem como intuito detectar comportamentos indesejados dos aplicativos, possibilitando que o usuário tenha uma visão histórica de como apps  acessam suas informações, tais como localização, microfone e câmera, com detalhamento dentro do próprio Google. Na nova versão, é possível, também, ajustar ou revogar as permissões dos aplicativos dentro do próprio painel.

“Com este lançamento, queremos continuar aprimorando o escopo de quais dados os aplicativos utilizam (…) o foco principal é fornecer maior nível de transparência aos usuários”, afirma o gerente de produto do grupo Android, Charmaine D’Silva.

Microfone, câmera e localização

O Android 12 passará a indicar quando o microfone e a câmera estão sendo utilizados – uma ferramenta que já é utilizada por seu rival, a Apple. Quando as ferramentas estiverem sendo usadas por algum aplicativo, o usuário será “notificado” por meio de uma pequena luz verde, que aparecerá na parte superior da tela. Ao tocar sobre a tela, o sistema mostrará qual aplicativo está utilizando o microfone ou a câmera.

Além disso, na nova versão, as funções microfone e câmera passarão a figurar no menu Configurações Rápidas. Para acessá-los, basta arrastar o dedo de cima para baixo para a visualizar as opções de ativar ou bloquear as ferramentas.

No que tange o compartilhamento de dados de localização, o Android 12 busca fornecer um maior controle às pessoas: haverá a possibilidade de escolher se um aplicativo poderá usar a localização aproximada ou precisa do usuário. Um exemplo: agora, para acessar a previsão do tempo do local onde mora ou trabalha, não será mais necessário ceder ao aplicativo a localização exata de onde você está.

App Hibernation

O novo sistema manteve a funcionalidade permission auto-reset ou, em tradução livre, redefinição automática de permissão, já disponível no Android 11, que permite que aplicativos não usados por longos períodos tenham as permissões redefinidas para que não continuem tendo acesso livre aos seus dados de maneira desnecessária.

A novidade fica por conta da expansão desse recurso com o App Hibernation. A atualização faz com que o uso de dados de aplicativos em segundo plano sejam interrompidos. Ao tocar no aplicativo que está “hibernando” em segundo plano, ele imediatamente reestabelecem suas funcionalidades.

Private Compute Core

Entre as novidades que foram anunciadas pelo Google, está o recurso de pastas protegidas que o Android 12 oferecerá ao usuário no Google Fotos. Além disso, o Android 12 traz um sistema de privacidade denominado  Private Compute Core, que está integrado ao sistema operacional e que permite o gerenciamento de dados de machine learning com mais segurança.

A nível de privacidade, o Google explica que todo processamento confidencial de áudio e idioma ocorre exclusivamente no dispositivo e isolado da rede, preservando os dados do usuário.

A ideia, então, é estabelecer um ambiente isolado no qual os sistemas de Inteligência Artificial possam ser executados sem acesso direto à rede e completamente separados de outras funções do sistema operacional.

Segundo o Google, separar esses sistemas torna mais difícil para um aplicativo nocivo ou malware obter acesso remoto aos recursos de IA ou aos dados pessoais que os alimentam.

Com informações da Wired


+ Notícias

Estudo aponta que 90% dos clientes reclamam diretamente com a empresa – resolver é outra história

Câmara aprova projeto de lei do superendividamento

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]