Pesquisar
Close this search box.
/
/
Mobile, PC ou console: o que os gamers brasileiros usam mais?

Mobile, PC ou console: o que os gamers brasileiros usam mais?

O Brasil é o terceiro país com mais gamers - mas eles preferem PC, console ou celular? Todos, aparentemente

O “mundo nerd” tomou o Brasil de assalto. Na última década, nosso país se firmou como um dos principais consumidores de entretenimento audiovisual – principalmente filmes, streamings de séries e jogos digitais. De fato, games são tão populares que somos o terceiro país com mais gamers, atrás apenas da China e dos EUA.

Quando pensamos em videogames, pensamos em tecnologia. Hoje, é possível jogar de diversas maneiras diferentes, e existem três formatos principais: os consoles, feitos especialmente para rodar jogos; os computadores, que também tem diversos jogos exclusivos e funções extras, e os celulares ou mobile, que apresentam jogos “mobile”, muitas vezes mais simples.

Leia mais:
Ele está cada vez mais próximo: McDonald’s anuncia entrada no metaverso

Onde jogam os gamers brasileiros?

O uso de mobile como principal modo de jogo é universal. No Brasil, não é diferente: 81% dos gamers usam este método. E, nos celulares, o Android é facilmente o favorito; o sistema é usado em 91% dos casos. O iPhone está presente para apenas 19% dos gamers brasileiros.

Depois do mobile, o PC é o modo mais popular de jogos no Brasil. 61% dos gamers afirmam usar computadores. Por último, o console, usado por 57% dos jogadores. Destes, o favorito é o PlayStation (68%); depois, vem Xbox (42%) e Nintendo fecha a fila (32%)

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Motivos para escolhas

A pesquisa não buscou, especificamente, os motivos das pessoas preferirem um ou outro aparelho para jogos. Porém, não faltam indícios dos porquês.

O mais claro é o celular como modo de jogar. O fato do aparelho móvel servir para diversas funções do dia a dia e ser amplamente presente na vida do brasileiro ajuda a popularizar o modo. Porém, existem outros fatores importantes: o primeiro, o tipo de jogo. No celular, a maioria é casual e rápido – exigindo menos comprometimento e tempo.

Conheça o Mundo do CX

Outros fatores têm a ver com o tamanho do jogo, facilidade de acesso e valor. Os jogos no celular, na maioria das vezes, são gratuitos ou têm valores bem abaixo dos jogos para outros aparelhos. São esses motivos, também, que fazem deste o modo favorito universal.

O PC é uma escolha mais cultural: no Brasil, terceiro país com mais gamers, é almejado ter um bom modo de jogos. Porém, o alto custo da aparelhagem e dos jogos para computador acabam dificultando o acesso amplo. Algumas vantagens dele, porém, são a familiaridade do usuário com o aparelho e a multifuncionalidade do PC.

Leia mais:
O Consumidor 5.0 é instantâneo (e a sua empresa precisa saber como atendê-lo)

O console é o menos usado por ser bastante caro no Brasil, e também por ser mais “engessado” – a maioria dos sistemas de console são fixos, e têm menos flexibilidade de uso do que o computador, por exemplo. Porém, um grande forte são as exclusividades e comunidades de cada console.



+ NOTÍCIAS
Turismo do futuro: quais são as cidades mais promissoras às criptomoedas?
Favelas, consumo, inclusão digital e realidade brasileira: um debate inesquecível

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]