O aplicativo francês BeReal funciona de uma forma bem simples: todos os dias, em horários variados, o usuário recebe uma notificação avisando que está na hora de postar a sua publicação. Logo, ele tem até dois minutos para tirar uma foto na câmera frontal e outra na traseira onde quer que esteja, apenas mostrando o que realmente está fazendo. Sem tempo para grandes produções.
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E como o Brasil perpassa, recentemente, por uma onda de exposições intensas e publicações engessadas – exibindo uma vida quase sempre irreal – no Instagram e TikTok, por exemplo, a ideia de integrar uma comunidade menos preocupada com padrões de beleza e consumo pode agradar grandes públicos.
Prova disso é que em setembro de 2022, no Brasil, o app registrou mais de 400 mil downloads na Play Store e se consolidou como o aplicativo mais baixado nos Estados Unidos em agosto deste ano.
Pensando nisso, como as marcas podem se aproveitar desse fenômeno?
Para Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação, e TEDx speaker, particularmente, é um pouco complicado para que as marcas se insiram no aplicativo, pois o BeReal tem uma política muito específica, de que você recebe uma ativação para postar e não se tem muito controle daquilo que é publicado.
“Seria preciso ter uma equipe sempre de prontidão e, na minha visão, é uma das redes mais complexas. Agora, precisamos ver como é que vai caminhar o sistema de anúncios, já que é, fundamentalmente, o que sustenta uma rede social”, reforça.
“As empresas precisam acompanhar o tema de perto. O BeReal está ganhando audiência, mas em alguns países também já mostra uma certa perda de fôlego. As marcas podem pensar em algo feito em parceria com influenciadores ou ter pessoas-chave da empresa utilizando, mas, no momento, é uma das redes mais desafiadoras para marcas”, explica Arthur Igreja.
Contudo, para Jennifer de Paula, jornalista e MBA em marketing e negócios interativos, se manter mais próximo de seu cliente é o desafio de todas as marcas e o BeReal está trazendo isso na prática.
“Movimentar-se e aproveitar o fervor do momento em novas redes sociais é uma ótima chance de se tornar o pioneiro em novas estratégias de marketing e consolidar seu conteúdo num novo meio de comunicação e venda”, pontua.
Segmentos que são a cara do BeReal e o potencial de inovação
Lifestyle, produtos de beleza, viagens e gastronomia. Essas são as apostas de Arthur Igreja de categorias – relacionadas à estilo de vida e saúde – que poderiam ter mais sucesso no BeReal. Já Jennifer de Paula acredita que todo mundo sempre está vendendo algo, seja a própria imagem, um produto ou serviço.
Portanto, para a especialista, há espaço para que todos os segmentos mostrem seus momentos reais e, com isso, conquistem a credibilidade em meio a um mundo fantasioso, onde só existe perfeição e glamour. Consequentemente, o aplicativo poderia auxiliar no relacionamento com o consumidor.
“Quem nunca comprou pelos olhos e se decepcionou com a mercadoria que atire a primeira pedra. Aquele hambúrguer com a foto manipulada e que, na verdade, é duas vezes menor, é um clássico. Se a marca não puder burlar a qualidade de seus produtos ou serviços, o relacionamento com o consumidor se tornará muito mais confiável”, exemplifica a jornalista e MBA em marketing e negócios interativos.
Além disso, Arthur Igreja coloca que o BeReal poderia trazer uma comunicação mais frugal. “Se a busca é por mostrar mais verdade, trazer uma transparência maior como empresa ou como são as pessoas dessa empresa, quem sabe esse atributo poderia ser beneficiado”, salienta.
“O principal benefício de integrar a rede social nesse momento seria a vanguarda, ou seja, de a marca fazer parte da novidade. E também entendimento do motivo que leva o público a gostar, afinal de contas, ele está valorizando essa rede”, acrescenta o especialista em tecnologia e inovação, e TEDx speaker.
Jennifer de Paula completa dizendo que exclusividade e comunicação direcionada também são pontos relevantes a serem explorados. Afinal, são poucos minutos e notificações exclusivas.
“Podemos utilizar promoções, cupons e tudo que leve uma experiência única para o consumidor”, reflete.
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Ainda há muita água para passar pela ponte
As expectativas dos especialistas em relação ao BeReal são bem parecidas: o aplicativo traz um conceito interessante, mas como qualquer rede social digital, ainda irá passar por transformações até ser moldada e chegar a um formato mais cativante e que instigue e fidelize a presença e participação de mais usuários de forma efetiva.
Isso porque há registros de que apenas 9% dos indivíduos com o app instalado em seus dispositivos Android utilizam a rede social todos os dias.
Portanto, Arthur Igreja ressalta que o app, para continuar crescendo e tracionando, vai ter que passar por mudanças e evoluir. “Não acredito que o BeReal do futuro ficará do jeito que ele está atualmente”, frisa.
Jennifer de Paula finaliza lembrando que manter uma rede social sem fins lucrativos é uma missão quase impossível e o BeReal certamente passará por muitas atualizações.
“Nunca se sabe se será fogo de palha, como algumas redes que surgiram, fizeram sucesso em determinado momento e foram esquecidas. De qualquer forma, usufruir de novas tendências é essencial no marketing, pois quem chega primeiro, tem mais chances de acumular pontos extras rumo ao sucesso”, finaliza a jornalista e MBA em marketing e negócios interativos.
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