Pesquisar
Close this search box.
/
/
Agora é o momento da sua marca estar no BeReal?

Agora é o momento da sua marca estar no BeReal?

Especialistas afirmam que é importante se atentar às atualizações do app.

O aplicativo francês BeReal funciona de uma forma bem simples: todos os dias, em horários variados, o usuário recebe uma notificação avisando que está na hora de postar a sua publicação. Logo, ele tem até dois minutos para tirar uma foto na câmera frontal e outra na traseira onde quer que esteja, apenas mostrando o que realmente está fazendo. Sem tempo para grandes produções.

Leia mais: Conheça a rede BeReal: plataforma promete não te tornar famoso

E como o Brasil perpassa, recentemente, por uma onda de exposições intensas e publicações engessadas – exibindo uma vida quase sempre irreal – no Instagram e TikTok, por exemplo, a ideia de integrar uma comunidade menos preocupada com padrões de beleza e consumo pode agradar grandes públicos.

Prova disso é que em setembro de 2022, no Brasil, o app registrou mais de 400 mil downloads na Play Store e se consolidou como o aplicativo mais baixado nos Estados Unidos em agosto deste ano.

Pensando nisso, como as marcas podem se aproveitar desse fenômeno?

Para Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação, e TEDx speaker, particularmente, é um pouco complicado para que as marcas se insiram no aplicativo, pois o BeReal tem uma política muito específica, de que você recebe uma ativação para postar e não se tem muito controle daquilo que é publicado.

“Seria preciso ter uma equipe sempre de prontidão e, na minha visão, é uma das redes mais complexas. Agora, precisamos ver como é que vai caminhar o sistema de anúncios, já que é, fundamentalmente, o que sustenta uma rede social”, reforça.

“As empresas precisam acompanhar o tema de perto. O BeReal está ganhando audiência, mas em alguns países também já mostra uma certa perda de fôlego. As marcas podem pensar em algo feito em parceria com influenciadores ou ter pessoas-chave da empresa utilizando, mas, no momento, é uma das redes mais desafiadoras para marcas”, explica Arthur Igreja.

Contudo, para Jennifer de Paula, jornalista e MBA em marketing e negócios interativos, se manter mais próximo de seu cliente é o desafio de todas as marcas e o BeReal está trazendo isso na prática.

“Movimentar-se e aproveitar o fervor do momento em novas redes sociais é uma ótima chance de se tornar o pioneiro em novas estratégias de marketing e consolidar seu conteúdo num novo meio de comunicação e venda”, pontua.

Conheça o Mundo do CX

Segmentos que são a cara do BeReal e o potencial de inovação

Lifestyle, produtos de beleza, viagens e gastronomia. Essas são as apostas de Arthur Igreja de categorias – relacionadas à estilo de vida e saúde – que poderiam ter mais sucesso no BeReal.Jennifer de Paula acredita que todo mundo sempre está vendendo algo, seja a própria imagem, um produto ou serviço.

Portanto, para a especialista, há espaço para que todos os segmentos mostrem seus momentos reais e, com isso, conquistem a credibilidade em meio a um mundo fantasioso, onde só existe perfeição e glamour. Consequentemente, o aplicativo poderia auxiliar no relacionamento com o consumidor.

“Quem nunca comprou pelos olhos e se decepcionou com a mercadoria que atire a primeira pedra. Aquele hambúrguer com a foto manipulada e que, na verdade, é duas vezes menor, é um clássico. Se a marca não puder burlar a qualidade de seus produtos ou serviços, o relacionamento com o consumidor se tornará muito mais confiável”, exemplifica a jornalista e MBA em marketing e negócios interativos.

Além disso, Arthur Igreja coloca que o BeReal poderia trazer uma comunicação mais frugal. “Se a busca é por mostrar mais verdade, trazer uma transparência maior como empresa ou como são as pessoas dessa empresa, quem sabe esse atributo poderia ser beneficiado”, salienta.

“O principal benefício de integrar a rede social nesse momento seria a vanguarda, ou seja, de a marca fazer parte da novidade. E também entendimento do motivo que leva o público a gostar, afinal de contas, ele está valorizando essa rede”, acrescenta o especialista em tecnologia e inovação, e TEDx speaker.

Jennifer de Paula completa dizendo que exclusividade e comunicação direcionada também são pontos relevantes a serem explorados. Afinal, são poucos minutos e notificações exclusivas.

“Podemos utilizar promoções, cupons e tudo que leve uma experiência única para o consumidor”, reflete.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Ainda há muita água para passar pela ponte

As expectativas dos especialistas em relação ao BeReal são bem parecidas: o aplicativo traz um conceito interessante, mas como qualquer rede social digital, ainda irá passar por transformações até ser moldada e chegar a um formato mais cativante e que instigue e fidelize a presença e participação de mais usuários de forma efetiva.

Isso porque há registros de que apenas 9% dos indivíduos com o app instalado em seus dispositivos Android utilizam a rede social todos os dias.

Portanto, Arthur Igreja ressalta que o app, para continuar crescendo e tracionando, vai ter que passar por mudanças e evoluir. “Não acredito que o BeReal do futuro ficará do jeito que ele está atualmente”, frisa.

Jennifer de Paula finaliza lembrando que manter uma rede social sem fins lucrativos é uma missão quase impossível e o BeReal certamente passará por muitas atualizações.

“Nunca se sabe se será fogo de palha, como algumas redes que surgiram, fizeram sucesso em determinado momento e foram esquecidas. De qualquer forma, usufruir de novas tendências é essencial no marketing, pois quem chega primeiro, tem mais chances de acumular pontos extras rumo ao sucesso”, finaliza a jornalista e MBA em marketing e negócios interativos.


+ Notícias

Pinterest lança ferramenta de tendências

Ferramentas digitais e a ascensão do delivery

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]