Com a ascensão do comércio online, estabelecimentos apostam em ferramentas digitais para garantir a melhor experiência em delivery. Parte desse avanço de deve aos hábitos adquiridos durante a pandemia.
O conforto e comodidade proporcionado pelo delivery passou a fazer parte do cotidiano dos consumidores. Uma pesquisa nacional encomendada pela VR ao Instituto Locomotiva comprovou este hábito e destacou como o comportamento digital impactou a dinâmica do varejo.
74% dos estabelecimentos utilizam delivery
70% contam com e-commerce próprio
37% dos comércios que trabalham com delivery, este modelo representa mais da metade do faturamento
Delivery já é um comportamento enraizado no consumo
Segundo o levantamento, 74% dos estabelecimentos utilizam delivery e 70% contam com e-commerce próprio. Mesmo com a volta das atividades presenciais de forma mais intensa em 2022, a venda por delivery se estabeleceu como hábito de consumo. Para 37% dos comércios que trabalham com esta modalidade, o delivery representa mais da metade do faturamento.
“Com o e-commerce e o delivery como comportamentos enraizados, os estabelecimentos incorporaram os novos hábitos às suas preocupações para acompanhar a forma de consumo”, explica Priscila Abondanza, diretora executiva de Experiência do Cliente da VR. “Ao ampliar seus serviços de entrega em domicílio ou a aceitação de benefícios, o estabelecimento se torna disponível e aderente às necessidades dos consumidores”, completa.
Ferramentas digitais para alavancar as vendas
Segundo a pesquisa, o uso das ferramentas digitais segue com uma estratégia para estar ao alcance do consumidor. 58% dos entrevistados passaram a empregar ao menos uma ferramenta online devido à pandemia e afirma que as ferramentas contribuem muito para o aumento das vendas, principalmente vendas por WhatsApp.
Principais ferramentas digitais usadas pelos estabelecimentos:
Vendas por Pix (97%)
WhatsApp (87%)
Internet e Redes Sociais (88%)
Dentre os recursos incorporados, vendas por pix (97%), pelo WhatsApp (87%) e a utilização de internet/redes sociais (88%) permanecem como os principais meios utilizados pelos estabelecimentos. Para o comércio isso significa uma oportunidade de expansão.
8 em cada 10 estabelecimentos concordam que ter um meio de pagamento digital tem sido muito importante para as vendas
Outro indicador presente no estudo se refere ao pagamento online. 8 em cada 10 responsáveis por estabelecimentos concordam que ter um meio de pagamento digital, onde o cliente pode pagar antes da entrega, tem sido muito importante para as vendas.
“Ao criar canais de venda e processos estratégicos, os estabelecimentos se tornam cada vez mais próximos de seus clientes” – Priscila Abondanza, diretora executiva de Experiência do Cliente da VR.
“Ao criar canais de venda e processos estratégicos, os estabelecimentos se tornam cada vez mais próximos de seus clientes. Para auxiliar na jornada e aumentar a visibilidade dos comércios, a VR desenvolveu o VR Recomenda. Além de ajudar as pessoas facilitando sua rotina ao indicar estabelecimentos da rede credenciada que aceitam benefícios, da atenção e apoio aos comércios ampliando o fluxo de clientes,” finaliza Priscila.
Vale lembrar também que mesmo antes da pandemia, as ferramentas digitais para delivery já sinalizavam uma mudança no comportamento do consumidor. Um estudo apontava que muitos consumidores escolhiam um restaurante para conhecer pessoalmente com base naqueles que lhes faziam uma boa entrega.
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