O ano de 2020 prometia ser o momento das saladinhas no Brasil, segundo pesquisas. O brasileiro, que antes queria se alimentar melhor ― tanto para melhorar a saúde quanto por questões ambientais ― se viu subitamente limitado pela pandemia do novo coronavírus.
Recentes pesquisas de institutos como Nielsen e Kantar revelaram os novos hábitos alimentares da população após o início da pandemia, além das perspectivas para o próximo semestre.
Diferentemente do que se previa no início do ano, o brasileiro tem consumido menos alimentos crus, como saladas, peixes e frutas. Em contrapartida, houve crescimento na compra de carboidratos e proteínas, sobretudo nas categorias essenciais: farinha de trigo, massas alimentícias, pães industrializados e carnes vermelhas.
Um estudo da Kantar de junho de 2020 corrobora esse aumento no consumo de industrializados no país, principalmente quando se fala de comidas de consumo rápido, como salgadinhos, chocolates e sorvetes. Em seguida aparecem as refeições de conveniência. Já os produtos saudáveis, como frutas e hortaliças, despontam apenas em terceiro lugar na lista.
Confira abaixo mais dados sobre as tendências alimentares dos brasileiros na pandemia
Pela Nielsen
Massas alimentícias tiveram crescimento de 3,9% em volume de consumo
Houve 31% de crescimento entre novos clientes de e-commerce, o que inclui a venda de alimentos
Os supermercados Pão de Açúcar e Extra tiveram aumento de 76% em clientes em seus e-commerces
O isolamento social ocasionou aumento de 33% na venda de produtos de longa data, como enlatados
Pela Kantar
O hábito de cozinhar em casa subiu 27% no último semestre
As marcas líderes nas escolhas de alimentos entre janeiro e abril de 2020 foram Aurora, Perdigão e Sadia
Em relação às bebidas, no mesmo período, Sukita, Coca-Cola e Heineken foram as que mais cresceram
Piracanjuba, Vigor e Danone foram as marcas de lácteos com maior crescimento nas vendas
As categorias de delivery mais pedidas foram fast food, pizzas e pratos feitos
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Pandemia traz mudanças no consumo e nas finanças pessoais