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Acessibilidade digital: como a Via transformou seu marketplace

Acessibilidade digital: como a Via transformou seu marketplace

Desenvolvida em parceria com a EqualWeb, funcionalidades tiveram mais de 170 mil acessos desde o lançamento

A tecnologia oferece um universo de possibilidades para superar dificuldades, propor soluções e gerar ferramentas para usuários, organizações e consumidores. No entanto, a acessibilidade digital ainda é um grande desafio em um país com mais de 18,6 milhões de habitantes com deficiência, segundo a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2022.

Um exemplo disso é, dos mais de 21 milhões de websites brasileiros, apenas 0,46% são acessíveis para pessoas com deficiência. Este é o nível mais baixo de inclusão desde 2019, quando foi feito o primeiro levantamento pelo Movimento Web Para Todos com a BigDataCorp. Quando o assunto é CX, as experiências devem ser sempre inclusivas para atender a essa parcela dos consumidores.

Fernanda Ascencio Winck, Diretora de Marketplace da Via, deparou-se com este desafio em uma das organizações na qual trabalhava. Mas foi na Via, grupo que reúne as empresas Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, onde conseguiu implementar um projeto para transformar todo o marketplace com recursos de acessibilidade digital, em parceria com a EqualWeb. “Em tempo recorde, implementaram uma ferramenta de marketplace que engloba essas três marcas”, explica a executiva. “A funcionalidade saiu antes da assinatura do contrato”.

Para entender a real necessidade dos recursos, foi realizada uma pesquisa junto aos lojistas do marketplace. “Descobrimos que o time de lojistas era igual a população brasileira, com as mesmas necessidades”, explica Winck. “Nosso objetivo era permitir que esses indivíduos trabalhem e vendam na plataforma com uma jornada tranquila”.

No painel “O poder da acessibilidade digital: transformação e inclusão”, realizado no CONAREC 2023 e mediado por Fabio Uzunof, Senior Business Development da Equalweb, Winck compartilhou o resultado da implementação desses recursos.

Apenas em 2023, houve um aumento de 22% de ativações dos recursos de acessibilidade digital do marketplace da Via na comparação com o ano anterior inteiro. No total, são mais de 170 mil acessos às funcionalidades. Entre os recursos mais utilizados estão: o ajuste de leitor de tela, a navegação exclusiva por teclado, e a personalização de cores.

CONAREC 2023
Acompanhe a cobertura completa!

Recursos de acessibilidade

Ricardo Hechtman, CEO na América Latina e Head de Inovação no Brasil da EqualWeb, também participou do painel e explicou alguns dos recursos possíveis de serem utilizados no marketplace da Via. São 31 recursos que podem ser utilizados de duas formas. A primeira delas é de acordo com categorias de necessidades dos usuários.

Por exemplo, se uma pessoa com daltonismo visitar o site, pode selecionar a opção para sua condição e todas as cores são removidas da plataforma, facilitando sua navegação. Já para uma pessoa com déficit de atenção, o marketplace dá foco aos hyperlinks chave e reduz o contraste da tela.

A segunda forma é a personalizada, na qual o usuário pode escolher como prefere visualizar e navegar pelo marketplace. “Com acessibilidade digital, a Via se torna um ambiente para cada um de nós, e também da sociedade brasileira e mundial”, define Hechtman.
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