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A maior oferta de novas ideias para o varejo

A maior oferta de novas ideias para o varejo

Edição 2019 do Shoptalk mostra os novos caminhos do varejo, uma trajetória de disrupção, transformação digital, BOTs e a veloz ascensão do pós-consumidor

O varejo mundial está atravessando uma fase de transformação. Não é novidade. O real problema é dimensionar o quão profunda é essa mudança, na medida em que ela se dissemina pelo DNA do negócio, recombinando elementos para que vejamos um varejo muito distinto em poucos anos.

As forças da transformação combinam multicanalidade, consumidores e seus smartphones, bases digitais, maior competição, novas tecnologias que surgem constantemente e se somam umas às outras, trazendo muitas dúvidas sobre como uma operação deve se portar diante de tantas opções. Este processo tem um grande radar atualmente: o Shoptalk, evento anual que acontece sempre no mês de março, em Las Vegas. Seu propósito é ser um centro de discussões, demonstrações e provocações sobre o “varejo da nova geração”. Mais que um slogan, o Shoptalk se contrapõe a eventos tradicionais como a centenária NRF, que tanto motiva executivos brasileiros a enfrentarem a gélida Nova York, todos os anos em janeiro.

Las Vegas sedia mais um Shoptalk: o varejo da nova geração. (Crédito: Flickr)

Este ano, o Shoptalk anuncia criação do Retail Club, um ecossistema que produzirá centenas de pequenas reuniões locais a cada ano para fomentar a colaboração durante um período contínuo de transformação da indústria. O congresso reunirá 8.400 participantes, divididos entre 21% C-Level, 34% varejistas e marcas, 28% Executivos de TI, com 45% dos profissionais oriundos de startups, 55% de empresas estabelecidas. O conteúdo é sempre um dos pontos altos do evento, abrangendo mais de 100 slots de palestras e painéis, divididos em 5 salas paralelas e sessões plenárias, reunindo 286 palestrantes.

Os impactos da transformação digital nos diferentes aspectos do varejo, processos, formatos de loja, experiência do cliente, gestão, estratégia e também varejistas disruptivos e centenas de startups com muita inovação embarcada, compartilhando informações são os pilares do conteúdo. O Portal NOVAREJO trará diversos highlights e textos com os principais destaques do Shoptalk, que se inicia no próximo domingo, 03, e vai até a quarta-feira, dia 06. Vale a pena conferir.

Em linhas gerais, o Shoptalk trará as consequências da disputa entre Amazon e Alibaba, as experiências com centros de distribuição no formato de micro-armazéns locais ou centros de atendimento centralizados, com tecnologia de automação da próxima geração, para o atendimento direto ao consumidor. Empresas como Ocado, Instacart e Shipt, ao lado de centenas de startups de automação e robótica vão revelar novos padrões de eficiência para um negócio onde a velocidade se sobrepõe ao tamanho. Mais do que nunca, no novo varejo, o rápido engole o lento. Uma necessidade absoluta em tempos de pós-consumidor, cada vez mais impaciente e intolerante com ineficiências.

É hora de acompanhar atentamente as mudanças no cenário varejista global. O Brasil não ficará imune nas mudanças nos padrões do negócio. Entender como promover e acompanhar mudanças, alinhando os interesses e expectativas dos diferentes stakeholders constitui um desafio adicional para as lideranças do varejo. O Shoptalk colabora para mostrar o grau de maturidade digital do varejo global.

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SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
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