/
/
A experiência do usuário é vital

A experiência do usuário é vital

Especialista explica que ao definir os investimentos em tecnologia, o varejo precisa levar em conta a experiência do cliente

A profusão das app’s nos dispositivos móveis transformou a relação do consumidor com as empresas. Não fazemos hoje nada da mesma forma como fazíamos há 5 anos. E, se há uma certeza, é que, daqui a 5 anos, faremos tudo de forma diferente de agora. A tecnologia revolucionou profundamente a relação do cliente com o varejo e, para responder a esse desafio, o setor precisa inovar com velocidade.

Leia também 
4 Passos fundamentais para melhorar a experiência do consumidor

A questão da Tecnologia para o Varejo abrange dois aspectos: a modernização da operação das lojas em si, com sistemas integrados e seguros; e a customização do atendimento e da oferta com base em dados sobre o comportamento do consumidor. O elo entre essas duas frentes é a experiência do usuário, que deve ser omni-channel, ou seja, única, esteja ele em uma loja física ou em ambientes virtuais. No final do dia, o que importa é tornar a vida do consumidor mais simples e, assim, atraí-lo e fidelizá-lo. E, para apoiar a inovação da TI, cada vez se vê mais a adoção de Metodologias Ágeis, DevOps (Integração de Desenvolvimento e Operações) e APIs.

Estudo da Delloite (The Omni-Channel Opportunity, 2014) mostra que 31% das pessoas visitam uma loja física antes de comprar on-line. Por outro lado, 34% pesquisam on-line antes de fechar um negócio no mundo físico. Esse ato de transitar por diferentes canais acaba por refletir no valor gasto: o ticket dos consumidores omni-channel é 50% maior do que aqueles que compram com base em informações de um só canal. Dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas) com Nielsen (Tendências do Consumidor, 2015) mostram que 61% dos brasileiros comparam preços entre lojas antes de fazer compras.

Dispositivos móveis estão no comando desse comportamento: 80% das pessoas que têm tablet, o usam para fazer compras; 35% dos entrevistados usam seu smartphone para localizar lojas próximas; e 43% disseram que aplicativos influenciam suas decisões de compra. Pesquisa da CA Technologies com o instituto Zogby (Software: the New Battleground for Brand Loyalty, 2015) revelou que 48% das pessoas no mundo já usa aplicativos para fazer compras. No Brasil, a média é de 44%.

Um exemplo de como o Varejo pode ir longe quando o assunto é Tecnologia é o Walmart. Eles não só lideram os investimentos em TI no segmento, mas também quando comparados com todo o mercado. Ou seja, o Walmart é a empresa hoje que mais investe em tecnologia no mundo, superando companhias como Bank of America, Citigroup, AT&T e ExxonMobil. De acordo com o IDC, o Walmart chega a investir US$ 10 bilhões por ano em hardware, software, serviços de TI, serviços de telecomunicações e estrutura interna. No final de 2015, a estimativa de investimentos da companhia em e-commerce para o ano fiscal de 2017 superava a casa de um bilhão de dólares.

Leia também 
5 Entraves para a entrada dos negócios no mundo digital

A transformação está em curso. O consumidor já mudou o jeito como vê o varejo. Por isso, o desafio das empresas é adotar inovações com rapidez. A velocidade é o fator fundamental de competitividade. O setor percebe essa urgência. Prova é o salto nos investimentos do segmento em Tecnologia da Informação. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (Pesquisa Anual do Uso de TI, 2015), o comércio já investe 3,4% de seu faturamento em Tecnologia da Informação. Ainda é pouco quando comparado com o setor líder em investimentos, o Financeiro (7,6%), mas vem aumentando nos últimos anos, à medida que o setor amadurece na adoção de ferramentas mais complexas. Fato é que parceiros de tecnologia atentos a essas necessidades trazidas pela economia digital se tornarão indispensáveis para o Varejo.

*João Fábio Valentin é vice-presidente de DevOps da CA Technologies para América Latina

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]