Pesquisar
Close this search box.
/
/
A aurora da cidade gerenciada pelo Blockchain

A aurora da cidade gerenciada pelo Blockchain

Um tecnólogo e futurista faz um exercício sobre a revolução possível do blockchain no Money 20/20. Uma tendência revolucionária? Confira

Ian Khan é um cineasta e produtor de documentários, palestrante do TEDx e autor do livro “7 axiomas da criação de valor”. Um provocador e transformador cultural que atua também como futurologista da tecnologia. Seu filme mais recente “Cidade Blockchain”, um documentário sobre cidades modernas que imaginam implementar o blockchain para levar mais confiança às áreas urbanas, foi também tema de sua palestra no Money 20/20 2018.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Em sua visão, nações inteiras irão buscar a adoção do blockchain para modificar a engrenagem de funcionamento das cidades, capacitando governos a promoverem melhores serviços aos cidadãos e também criando práticas mais leves de trabalho humanitário. No seu painel, Khan ofereceu um apanhado do impacto transformador do blockchain nas cidades globais e também insights a partir de entrevistas e depoimentos obtidos pelo cineasta de diversas lideranças globais.

As revoluções do passado foram motivadas por líderes capazes de dar sua vida em favor de uma causa e de um propósito. Willian Wallace, Martin Luther King, Gandhi. Mas quem serão os revolucionários do futuro? Khan diz que poderá ser… o vaso sanitário inteligente. Porque no entender dele, a revolução da conectividade une tecnologias diferentes, estão relacionadas – blockchain, bitcoin, IA, machine learning. Khan pesquisou políticas públicas e a atuação das autoridades monetárias e a maior parte deles – do Canadá à Estônia, de Dubai à China, a maior parte dos países estuda o blockchain como um formato para modificar a qualidade das transações financeiras. Exportação, importação, logística, há mais de 50 aplicações reais e em curso no mundo utilizando o blockchain como fundamento.

Durante o painel, o cineasta e futurista provocou a plateia e pediu que fossem ao Slido – plataforma de interação com plateias para eventos – para descobrir que 21% dos presentes já investiam em alguma forma de criptomoeda. “Lembra quando famílias contratavam babás para cuidar das crianças? Pois bem, esta profissão está em risco. Um device denominado Aristotle agora pode cuidar das crianças com 100% de confiabilidade”, provocou o palestrante, justamente para mostrar que ninguém está imune aos efeitos da tecnologia.

Por conta desse ciclo de mudança, Ian Khan começou a produzir o documentário “Cidade Blockchain”. Seu ponto de partida foi a Estônia, pequeno país do leste europeu. Para espanto geral, as entrevistas de Khan com as autoridades do país revelaram que o projeto piloto lá nasceu há 15 anos, quando o blockchain em si nem tinha essa denominação. Em outro exemplo, Khan mencionou as mais de 50 experiências atualmente em curso na Holanda. Dubai, Suíça, e pelo menos uma dezena de países está acelerando pesquisas para mudar o formato de transações governamentais: licitações, contratos, aditivos, folha de pagamento, previdência, tudo pode ser assegurado com maior confiabilidade, por conta do poder do blockchain.

“Devemos ter maior atenção para as ações de governo baseadas nessa tecnologia. A ideia de usar o protocolo blockchain pode ajudar a aprimorar a forma pela qual governos e empresas e cidadãos convivem em sociedade, usam a energia e recursos naturais”. Khan acredita piamente no poder do propósito para empreender uma revolução.

Será o blockchain, o prenúncio de uma etapa da evolução humana? Terá essa tecnologia tanto poder quanto o futurista acredita? O único fato tangível é que trata-se de uma tendência que precisa. ser melhor compreendida e experimentada.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]