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8 fatores para escolher um ponto comercial

8 fatores para escolher um ponto comercial

Quais são os principais pontos a serem analisados antes de assinar o contrato

A escolha correta de um ponto comercial muitas vezes é determinante no sucesso ou insucesso de um negócio franqueado, portanto toda a atenção e critérios são fundamentais nessa escolha e contar com a ajuda da franqueadora é sempre vital. A intenção principal é minimizar os riscos e ampliar o potencial de resultados e consequentemente acelerar o prazo de retorno de investimento do negócio.

Obviamente o tipo de ponto comercial varia, por exemplo, se é um negócio de compra de impulso (e não destino), há a necessidade de se ter alto fluxo de pessoas no ponto comercial desejado. Há aspectos que precisam ser avaliados criteriosamente, de maneira genérica para vários negócios, considerando como Ponto Certo, aquele que conseguirá atrair a quantidade de pessoas e a visibilidade da marca e produtos suficientes para o negócio ser bem sucedido:

1) Perfil do público ideal

Qual o tipo de público que frequenta o local escolhido, os hábitos de consumo, os horários de movimento e as principais razões que levam as pessoas ao local. Uma observação criteriosa nesse sentido é fundamental para as demais ações de verificação.

2) Aspectos legais

Avaliar com muito cuidado a parte documental do imóvel e as condições da região, se não há impedimento para o estabelecimento comercial do tipo pretendido, bem como certificar-se das aprovações necessárias.

3) Viabilidade Financeira

Uma das partes mais complexas atualmente, avaliar financeiramente se os custos de locação e valor do ponto comercial a ser pago (investido) são adequados ao retorno do investimento projetado para o negócio. Há uma relação direta de altos custos de investimento para os pontos comerciais com melhor localização.

4) Uso de ferramentas de busca e geoprocessamento

As franqueadoras estão cada vez mais estruturadas nesse processo de escolha e aprovação de ponto comercial e tem usado de ferramentas tecnológicas mais acessíveis como ferramentas de contagem de fluxo ou mesmo geoprocessamento (alguns chamam de GeoMarketing, semelhante aos mapas da internet, como Google Maps, etc).

5) Vizinhança

Quem são os principais vizinhos do ponto comercial pretendido, que tipo de negócio predomina na região, esse tipo de vizinhança é coerente com a proposta de marca do negócio que pretende ser instalado, há a presença de muitos concorrentes com muita tradição e tempo estabelecidos no local. Esse aspecto pode ser determinante se o potencial de consumo já estiver saturado, porém em alguns locais a grande presença de concorrentes do mesmo segmento serve para ampliar o potencial de visitas dos compradores e, tornando-se locais de referência para determinados produtos ou serviços, o empresário acaba se beneficiando dessa situação.

6) Apoio da Franqueadora

Vários sistemas de franquias estão muito bem estruturados e o processo de decisão depende do aval da franqueadora, que geralmente detém know-how suficiente e experiência no seu próprio negócio, muito superiores ao do candidato a franqueado. Porém, vai ser necessária a realização de diversas pesquisas pelo candidato, sempre alinhadas aos pedidos e necessidades da franqueadora.

7) Visibilidade e acesso ao local

Também importante, para alguns negócios mais do que outros, a capacidade de exposição do local, bem como distância em que o ponto comercial é visto e percebido, como esquinas, locais próximos a semáforos ou projetos arquitetônicos diferenciados amparados por uma boa comunicação visual podem trazer impactos muito relevantes ao negócio. O acesso ao local, estacionamentos ou terminais rodoviários ou outros meios de transporte coletivos ampliam significativamente o potencial do negócio.

8) Portadores de necessidades especiais

Em um mercado onde a sociedade exige cada vez mais uma postura legal e ética das empresas, não só respeitar a lei, mas poder proporcionar aos clientes portadores desse tipo de necessidade um acolhimento adequado pode ser um excelente diferencial do negócio.

Conseguir atender a todos esses requisitos não é tarefa das mais fáceis, mas também não se deve deixar de fazer uma boa pesquisa de locais, acompanhar o dia a dia dos negócios presentes, conversar com outros empresários ou até moradores, caso o local tenha, pois há muito conhecimento a ser compartilhado por essas pessoas e que pode ser relevante na conquista do sucesso do negócio.

*Adir Ribeiro é presidente e fundador da Praxis Business

Leia mais:

A Essência de uma franquia de sucesso

A Gestão Estratégica do Franchising

Alinhamento da cultura empresarial e engajamento de franqueados

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