Num mercado cada vez mais competitivo e com diversas opções de compra pelo consumidor, tornar-se a melhor opção na sua preferência tem sido um desafio constante de todas as empresas que lutam por melhores índices de participação no mercado e melhoria de vendas.
A profissionalização do sistema também tem sido destaque, seja pelo alto nível dos candidatos a franqueados ou pelas próprias pessoas que fazem parte da empresa Franqueadora, que cada vez mais buscam programas de capacitação para se manterem atualizados e alinhados com as novas demandas do mercado. O nível de exigência e de excelência em serviços está cada vez mais alto e não permite mais falta de disciplina e comprometimento no relacionamento entre as partes, franqueadores e franqueados.
Um dos principais desafios, porém, tem sido a conquista da maturidade dessas redes, proporcionando uma experiência de consumo única em todos os pontos de contato com a marca. Para tanto, buscar o alinhamento e o engajamento dos franqueados e de suas equipes tem sido a missão diária dos executivos de uma empresa Franqueadora.
Existem muitas definições para o conceito de Gestão Estratégica e, no nosso entendimento, pode ser considerada como o processo pelo qual a Empresa consegue executar o seu planejamento de maneira sistemática e alinhada com toda a sua equipe e rede, tornando compreensível e prática a sua cultura corporativa, representada pela definição de sua missão, visão e valores corporativos.
Assim busca-se uma compreensão real dos indicadores chave de desempenho e quais as ações que impactam no desempenho organizacional, por meio de um sistema de medição e análises que gere ações consistentes de correção de rumos ou mesmo de confirmação.
A complexidade se amplia ao tratar os franqueados como integrantes fiéis do sistema e entregadores da promessa da marca perante o mercado consumidor. Ter real conhecimento dos princípios da empresa Franqueadora e estar alinhado à sua cultura de negócios e da marca proporcionam aos franqueados uma adesão maior e uma relação mais produtiva de negócios.
Cabe à empresa Franqueadora definir a sua estratégia, pensar num horizonte de no mínimo 5 anos e comunicar a sua missão, visão e valores (o seu Propósito de Negócios). Já aos Franqueados cabe a execução com excelência dessas diretrizes, realizando um planejamento de suas unidades de no mínimo um ano e buscando o engajamento e preparação de suas equipes, de maneira alinhada.
É possível, portanto, entender que ambas as partes têm desafios enormes na conquista da Gestão Estratégica do Franchising, que é representada por uma rede totalmente alinhada aos princípios e padrões do negócio, com relacionamento participativo e construtivo, e adquirindo uma cultura de gestão consistente, atrelada a planos de negócios e/ou ações e indicadores de performance, gerando resultados consistentes para ambas as partes.
Quanto mais claro se torna o papel das partes na construção do sucesso da marca, da rede e do negócio, maiores as chances de sucesso nessa relação desafiante do franchising, que demonstra pujança de crescimento a cada ano. Entretanto, transmitir a cultura da Franqueadora de maneira sistemática a toda a sua rede tem sido um dos principais desafios do sistema, algo que deve ser perseguido por todos que orbitam essa lógica estruturada de expansão de negócios.
A Gestão Estratégica do Franchising, portanto, tem a missão de buscar esse alinhamento constante para gerar melhores resultados para o Franqueador, Franqueados e, claro, também para os clientes.
*Adir Ribeiro ? presidente e fundador da Praxis Business
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