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Alinhamento da cultura empresarial e engajamento de franqueados

Alinhamento da cultura empresarial e engajamento de franqueados

Por um lado as empresas franqueadoras estão acelerando os seus planos de expansão para acessar mais mercados e de maneira mais estruturada, ampliando os seus resultados de vendas e conquista de mercado, bem como ampliando a sua base de clientes

Num mundo em constante mudança e evolução, com acesso cada vez mais amplo e rápido às informações, os desafios na gestão do capital humano nas empresas se tornam maiores e mais complexos. Se pensarmos no sistema de franchising como um conjunto de relações humanas, essa complexidade aumenta de forma quase exponencial.

Por um lado as empresas franqueadoras estão acelerando os seus planos de expansão para acessar mais mercados e de maneira mais estruturada, ampliando os seus resultados de vendas e conquista de mercado, bem como ampliando a sua base de clientes.

Os franqueados, por sua vez, estão procurando cada vez mais investir em negócios estruturados, com know-how organizado, para poderem obter, de maneira bem simplista e objetiva, o retorno de seus investimentos e assim garantir uma tranquilidade financeira para as suas vidas.

Definitivamente os métodos de engajamento e mobilização de uma rede de franqueados usados até aqui têm sido efetivos em uma pequena parte das empresas franqueadoras brasileiras, mas em outra boa parte percebemos um nível de engajamento muito baixo, falta de alinhamento de crenças e valores, desconhecimento total da missão da empresa e o seu propósito de existência.

E isso tem origem na própria empresa franqueadora que muitas vezes não tem clareza dessas informações fundamentais para a construção e perenidade de uma empresa ou não gera na sua equipe esse engajamento necessário para ?incendiar? os seus franqueados e equipes numa causa comum a todos. Segundo Peter Drucker, um dos maiores especialistas em gestão de negócios, ?as empresas bem sucedidas não começam seu planejamento pelos retornos financeiros. Começam pela realização de sua missão. Os retornos financeiros serão resultados de suas ações.? (citação de Philip Kotler no Livro Marketing 3.0 – as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano).

Desde a cultura de gestão e capacidade de planejamento da empresa franqueadora até o envolvimento das equipes de suporte à rede, devemos destacar os Consultores de Campo & Negócios (denominação adotada pela Praxis Business para diferenciar essa função relevante para o sistema de franquias de supervisores para consultores que discutem negócios). Acreditamos que a equipe de Consultores tem um papel fundamental de propagar as diretrizes da Franqueadora e, assim, se tornam verdadeiros missionários. Isso mesmo: missionário, aquele que defende uma missão, um credo, um conjunto de valores e os propaga junto a todos envolvidos na construção desse sonho, que inicialmente é da franqueadora. No decorrer do tempo, esse sonho deverá ser de todos os integrantes do sistema de franquias.

A execução com excelência das diretrizes de uma empresa franqueadora é responsabilidade dos franqueados, ao buscarem capacitar suas equipes, instrumentalizá-las para a consecução de seus objetivos pessoais e profissionais, com muito esforço, determinação, planejamento e métodos. A consequência disso tudo é gerar o encantamento dos clientes e uma experiência de consumo relevante que amplie os resultados de vendas das unidades franqueadas. Simples assim!

Assim, acreditamos na geração de valor compartilhado na construção de um futuro mais promissor para o sistema de franquias e de todos os envolvidos.

* Adir Ribeiro, presidente e fundador da Praxis Business

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