Neste ponto, a maior parte do seu planejamento para a Black Friday já está provavelmente pronta. Mas você ainda pode fazer alguns check-ups para se certificar de que seus e-mails para a data irão dar bons resultados.
De acordo com a Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos, os gastos com a temporada de festas nos EUA em 2015 serão comparáveis àqueles de 2014, enquanto as vendas no varejo devem crescer 3,7% e os consumidores pretendem gastar em torno de US$ 805 em mercadorias. Nesta temporada, quase a metade das compras será realizada online.
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No Brasil, esta também é a época do ano em que os varejistas vendem um enorme volume de mercadorias, nas lojas físicas ou online. E as compras feitas virtualmente têm ganhado espaço. Então, certifique-se de que seus e-mails são fáceis de ler e de serem usados para compras a partir de qualquer dispositivo.
Use as dicas abaixo para uma checada final na sua estratégia de e-mails da Black Friday.
1. Apele para a impaciência. Nos e-mails de Black Friday, lembre seus clientes de que eles não têm de ficar na fila em uma loja para comprar de você. Especialmente no Brasil, a Black Friday não está relacionada a longas filas, embora algumas empresas invistam nesse tipo de buzz. Aqui, talvez o e-commerce nesta data seja ainda mais importante do que as compras na loja física. E a ascensão do e-mail em dispositivos móveis tornou fundamental engajar os assinantes para esse tipo de compra.
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2. Transmita uma sensação de urgência nos seus emails. Lembre os assinantes de que há um tempo limitado para receber certos descontos e produtos. Os cronômetros de contagem regressiva (mostrando a passagem dos dias ou a pequena quantidade de unidades de um produto que ainda resta) são ferramentas eficazes no final de novembro.
3. Não incomode as pessoas com coisas que elas não poderão ter. Comprar presentes para amigos próximos e membros da família pode ter um elemento emocional – as pessoas podem sentir fortemente que apenas um item é verdadeiramente o presente perfeito. Tenha um plano de contingência se os itens começarem a se esgotar ou se houver problemas com o transporte. Por exemplo, não apresente em um email um item como seu produto de principal faturamento se ele já estiver esgotado, e não fale de ?envio gratuito em dois dias? se isso não for mais viável.
4. Capitalize em cima das tendências. Tente entender quais são os produtos que as pessoas mais desejam comprar neste final de ano. Cada temporada de festas tem seus favoritos. Nos anos passados foi a vez de mercadorias como home theaters, fones de ouvido sem fio e smartphones 4g. Neste ano, a crise talvez faça as pessoas escolherem produtos mais baratos, como calçados e roupas, e brinquedos simples de personagens de filmes que irão estrear em breve. Desse modo, diga em seus e-mails quais produtos são as tendências da temporada e têm melhor avaliação ou são os mais populares entre consumidores similares, ou os que estão prestes e se esgotar.
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5. Confira regularmente os dados do e-mail, e-commerce, e site. Nos EUA, os varejistas fazem de 20% a 40% das suas vendas anuais em novembro e dezembro. Você está no caminho certo para fazer isso acontecer? Reúna-se regularmente ao longo de novembro e dezembro com seus companheiros de equipe para verificar os números constantemente, para garantir que os e-mails serão abertos e os carrinhos de compras serão preenchidos. Por exemplo, imagine que um e-mail recente tinha uma taxa de conversão estranhamente baixa. Houve um problema com um link do site? Investigue qualquer coisa incomum imediatamente.
6. Explique claramente os deadlines de envio dos produtos. Em um nível prático, garanta que todas as mensagens de e-mail estejam alinhadas com o status atual do envio das mercadorias. Seu deadline para enviar um produto ? seja na ?entrega padrão? ou na ?entrega expressa? ? deve ser entendido claramente pelo consumidor. Alinhe internamente essa questão com os departamentos da empresa, para ter certeza de que vocês irão enviar a mensagem correta.
7. Seja rápido. Você já investiu um monte de tempo e trabalho para fazer com que seus e-mails da temporada de festas se destaquem – e agora é hora de permanecer flexível e ajustar quaisquer elementos que não estejam funcionando. Você poderá descobrir que um produto inesperado se tornou sua mercadoria mais popular ou que uma determinada oferta de e-mail simplesmente não está se conectando com os clientes. Deixe espaço em sua estratégia de e-mail para permitir que os dados sejam seu guia para alterações de última hora.
8. Crie seu email de saudações das festas de fim de ano. Qualquer que seja a frase que você decidir usar (?Feliz Ano Novo?, ?Boas Festas?, ?Feliz Natal? ou outra coisa), crie o e-mail de votos que você vai enviar aos assinantes no final de dezembro. Como sempre, a linguagem escolhida nas mensagens deve se adequar à sua marca e público. Não adianta escrever de modo excessivamente polido se você vende skates, ou usar uma linguagem descontraída demais se você comercializa bolsas de luxo.
E aí, você já está sentindo que as festas chegaram?
*Renato Morsch é Head de Enterprise Sales LATAM na Salesforce
A Consumidor Moderno e o Zoom estão com um ranking de comparação de preços dos últimos 30 dias. Você pode acompanhar a ação pelo site, com a tag CM na Black Fridaye nas redes sociais sob a hashtag #CMnaBlackFriday
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