Todo ano é a mesma coisa. A gente usa esse espaço para falar sobre mulheres e pensar em algo especial em termos de conteúdo para o Dia Internacional da Mulher. Quem dera, porém, a gente pudesse falar mais de ideias e negócios inovadores criados por mulheres, de como elas são parte importante da sociedade e etc.
Mas, todo ano é a mesma coisa. E chega até a ser frustrante.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
É que todo ano a gente precisa encarar um fato: pouco está mudando. Infelizmente ainda temos de falar sobre como estamos longe de ocupar o espaço proporcional a nossa competência, habilidades e estudos.
E não dá para ignorar o assunto. Um estudo inédito da Amcham (Câmara Americana de Comércio) mostra que equidade de gênero ainda é um desafio para 76% das empresas brasileiras.
Ou seja, essas empresas ainda não tratam homens e mulheres de forma igualitária na estrutura organizacional e de gestão. Só 24% delas avaliam de forma satisfatória a temática e tratamento de gênero na sua companhia.
Na avaliação de 80%, a diferença de tratamento é percebida em maior escala na promoção de novas lideranças, com maior número de homens em nível gerencial. Outros 12% consideram a seleção o momento de maior diferenciação, com maior preferência por gênero e não por competência. E 8% apontam o estágio do desenvolvimento, com investimentos em treinamento desigual entre sexo na companhia.
Segundo a pesquisa, para promover em maior nível a equidade de gênero, existem três aspectos prioritários a serem trabalhados: (47%) financeiro, igualando salários e benefícios entre gêneros do mesmo cargo; (30%) recursos humanos, aumentando o número de mulheres no quadro de funcionários ; e (23%) jurídico, igualando diretos e benefícios independente de gêneros.
“Quando, para 47% dos empresários, igualar salários entre gêneros ainda é o maior obstáculo, percebemos o quanto falta avançar”, comenta Deborah Vieitas, CEO da Amcham Brasil, e primeira mulher a comandar, em 98 anos, a maior Câmara Americana, entre 114 existentes fora dos Estados Unidos.
A pesquisa ainda mostra que 52% declararam não ter um programa formal ou ação de incentivo à equidade de gênero.
76% das empresas consideram equidade de gênero um desafio
Todo ano temos de falar a mesma coisa, o quanto as empresas ainda não conseguem fazer algo simples: enxergar competências acima de gêneros
- Camila Mendonça
- 2 min leitura
Recomendadas
MAIS MATÉRIAS
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
Copyright 2023 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.