Sair do emprego, empreender e abrir seu próprio negócio tem sido a atividade econômica mais exercida pelos brasileiros nos últimos anos. Segundo o Sebrae, o Brasil possui cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas, representando cerca de 27% do PIB do País.
Ao separar estas empresas por segmentos, vemos que acomunicação destaca-se como um dos ramos que mais empreendem. A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) informou que o mercado de comunicação, movimenta mais de 100 bilhões ao ano, sendo que boa parte desse faturamento, vem de pequenas e médias empresas.
A agência de comunicação 242 é um exemplo de negócio empreendedor que está dando certo. Criada há quatro anos, ela é um projeto de dois amigos de infância, que largaram seus respectivos empregos em grandes empresas para apostar tudo em um negócio próprio. Pedro Hermano, um dos sócios ? fundador da 242 dá sete dicas par quem quer apostar na comunicação como área do seu primeiro negócio.
1. Valorize pessoas/ Forme talentos
Contratar e formar profissionais é o sucesso de qualquer negócio. ?Muitas empresas são boas em contratar, porém, não são boas em formar bons profissionais. O investimento em formação e educação focado no desenvolvimento de habilidades é a melhor forma de incutir melhores práticas e crescimento da empresa?, conta Hermano.
2. Definir serviços a serem oferecidos
Pedro conta que determinar o tipo de serviço que será oferecido pela empresa é fundamental. ?Será a partir do diferencial destes serviços que a empresa ficará conhecida no mercado.
3. Inovar
Inovar e trazer as melhores tendências do mercado é imprescindível em um ramo onde a concorrência tem que ser vencida diariamente, por um número grande de empresas.
Quando o assunto é inovar, Pedro tem conhecimento de causa. Recentemente, a Agência 242 sofreu uma reestruturação, passando a oferecer mais serviços digitais, uma necessidade atual do mercado.
4. Atualizar-se
?Atualizar-se com cursos e especializações é sempre um ganho para qualquer profissão, principalmente para áreas que sempre tem novidade, como é o caso da comunicação?, conta Pedro.
A competitividade do mercado exige que o profissional atualize – se para levar novidades à empresa onde este interligado, levando mais novidades para o cliente.
5. Pesquisar sobre o ramo de atuação
Para que o negócio tenha sucesso, precisa-se conhecer muito bem o ramo em que vai atuar. ?A comunicação, principalmente a publicidade, é uma área onde abrir uma pequena empresa, mais precisamente uma agência, é comum. Por isso, deve-se pesquisar o ramo onde vai trabalhar pesquisando os concorrentes e o como o mercado está reagindo a este tipo de trabalho.
6. Atinja seu público
É preciso determinar bem o perfil do seu cliente ideal ? seus valores, como se comporta e o que busca em sua marca. Usando estratégias eficientes para se comunicar, procure os melhores canais de comunicação, desenvolva novos métodos e diferentes abordagens de venda para clientes novos e invista no pós para conquistar antigos clientes.
7. Saber errar
É preciso saber lidar com o erro. Todo mundo que ousa e empreende, erra em algum momento. O que não pode deixar acontecer, é comprometer-se com o erro. Deve saber identificar o erro e planejar estratégias para dar a volta por cima.
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