Pesquisar
Close this search box.
/
/
7 caminhos tradicionais que estão mudando no mundo mais rápido do que você imagina

7 caminhos tradicionais que estão mudando no mundo mais rápido do que você imagina

Sabe aquele caminho que você sempre fez e pensou que continuaria fazendo? É hora de repensar...

O jovem João Cristofolini começou sua trajetória empreendedora aos 21 anos, abandonando a faculdade para criar seu primeiro negócio sem dinheiro. Firmou parceria com conceituados autores e gurus brasileiros das áreas de empreendedorismo, liderança, vendas, marketing e educação financeira. Hoje, é empreendedor serial, palestrante, consultor e autor do livro ?O que a escola não nos ensina?.

Aqui, ele descreve de maneira simples como o mundo está mudando e passos da vida que, antes, costumávamos ver como únicos, merecem ser olhados sob outro ponto de vista. Confira!

1 ? Educação

Sabe aquele caminho tradicional e único de estudar dentro da sala de aula? Foi transformado em múltiplas possibilidades de aprender. Aprendemos com todas as pessoas e em todos os lugares, aprendemos na internet, nas redes sociais, jogando, trabalhando, conversando, lendo, viajando e a todo momento, não apenas dentro de uma sala de aula tradicional.

2 ? Trabalho/Emprego:

Sabe aquele caminho tradicional e único de buscar a estabilidade de um bom emprego? Foi transformado em múltiplas possibilidades de viver a vida. Estabilidade não existe mais. Você não precisa obrigatoriamente de um emprego tradicional. Aliás, a grande maioria das pessoas não aguenta mais isso, não está feliz com isso, faz o que não gosta, está doente e estressada.

É cada vez mais comum ver histórias de pessoas que buscaram caminhos alternativos de trabalho. Tem gente empreendendo, gente trabalhando a partir de casa, gente se dedicando a uma causa maior ou projeto social, gente dando a volta ao mundo e fazendo coisas aparentemente fora do caminho tradicional. Assim como estudar não está relacionado com estar dentro de uma sala de aula, trabalhar não está relacionado com estar dentro de uma empresa ou escritório tradicional. Trabalhar é ser útil de alguma forma, não importa como ou onde.

3 ? Empreender:

Sabe aquele caminho tradicional e único de empreender, com alto investimento e muitos funcionários? Também não é mais o único. Quando falamos de empreendedorismo ou empreender, não significa que você precisa ter uma grande empresa, funcionários e filiais. Esse é um caminho, mas não o único. Empreender é um comportamento e isso pode ser usado para diferentes caminhos.

Você pode empreender usando a internet, conhecimento, hobby, paixão, sozinho ou em grupo, tendo cnpj ou não, com dinheiro ou sem, querendo ser muito grande ou continuando pequeno, estando no Brasil ou fora, tendo um ponto comercial ou não, continuando com outros trabalhos paralelos ou não, com funcionários ou não, buscando investidor ou não, se endividando ou não.

4 ? Espiritualidade:

Sabe aquele caminho tradicional e único para buscar a espiritualidade, vinculado a uma única religião correta ou superior? É cada vez mais comum vermos pessoas se autoconhecendo ao tirar um período sabático, outras indo até o Butão, praticando Yoga, meditação ou conhecendo diferentes filosofias de vida. Mais uma vez, não existe um único caminho. Existem vários, todos levam ao mesmo lugar.

5 ? Finanças:

Sabe aquele caminho tradicional e único de comprar carro, casa, depois trocar por um carro melhor, comprar uma casa maior, se der uma casa na praia, se sobrar uma poupança pros filhos?? É cada vez mais comum vermos pessoas buscando caminhos alternativos para o transporte, para morar, para viajar, para compartilhar e até para investir. Experiência é a palavra aqui, não posse.
Falando em investir, sabe aqueles dois únicos caminhos para investir o dinheiro que o brasileiro conhece: poupança e imóveis? Há muito tempo não são os únicos caminhos, existem diversos outros e melhores.

6 ? Moedas:

Sabe aquele caminho tradicional e único de trocar tempo por dinheiro apenas?
Cada vez mais pessoas estão buscando outros tipos de moeda, além do dinheiro, como propósito, reputação e tempo. Então não se assuste se esbarrar por ai com alguém para quem o dinheiro unicamente não tenha tanta importância como teve até então. Ou quem se desfez de tudo para buscar uma vida com mais significado e equilíbrio.

7 ? Sociedade:

Sabe aquele caminho tradicional e único pregado como certo? O mundo mudou. Novos caminhos surgiram e outros tantos ainda vão surgir. O mais fantástico disso é a própria diversidade. O que não quer dizer que um é melhor ou pior que o outro. Que um é certo e outro é errado. Apenas são diferentes caminhos. TODOS tem o direito de conhecer e saber que existe possibilidade de escolhas, para então escolher o seu.

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]